sábado, 31 de outubro de 2009


O QUE É UM AMIGO?

*Um amigo é aquela pessoa que está sempre lá para tudo o que precisares, aparece sempre nas alturas certas sem sequer precisares de dizer que precisas dele.
*Um amigo é aquela pessoa indispensável na tua vida, uma âncora na tua estabilidade emocional.
*Um amigo é com quem queres estar todos os dias, nenhum tempo é mais preciosos vale mais do que aquele que estás com um amigo.
*Um amigo não te diz que sim a tudo alertando-te para os perigos das tuas decisões mas deixando-te a liberdade de escolheres o teu próprio caminho.
*Um amigo é aquela pessoa que se preocupa em como tu estás, como te sentes, o que te dói, o que te preocupa.
* Um amigo NUNCA te diz coisas que sabe que à partida te vão magoar.
*Um amigo é capaz de entender a tua dor.
*Um amigo não fala mal de ti nas costas.
*Um amigo não te trai.
*Um amigo jamais sentirá inveja de ti, sentir-se-á sempre feliz pelos teus sucessos.
*Para um amigo não há segredos importantes há confiança mútua.
* Um amigo não é egoísta, partilha tudo.
*Um amigo ajuda-te a levantares-te do chão sempre que cais.
* Um amigo perdoa.
*Um amigo não despreza.
*Um amigo telefona, escreve, lembra-se de ti de vez em quando...e vai dizendo que está vivo.
*Um amigo esforça-se para te entender.
*Um amigo tem sempre tempo para ti.
* Um amigo dedica-se a ti sem pedir nada em troca, apenas a tua confiança, consideração e amizade.
* Um amigo dá-te o ombro para chorar.
* Um amigo está sempre lá: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza.
* Um amigo aconcelha não critica.
*Um amigo é alguem em quem podes confiar.
*Um amigo é alguem que conheces tão bem como a ti mesmo.
*Um amigo é fundamental.
*Ninguem vive bem sem amigos.
*Um amigo faz-te sentir bem em relação a ti mesmo e ao mundo.
*Um amigo aceita-te como és.
*Um amigo é especial.
*Um amigo é raro.
*Um amigo é um tesouro.
*Um amigo tem de ser correspondido.
*Um amigo por mais diferente que seja de ti tem de ter pontos de interesse contigo.
*Um amigo é alguem com quem possas não só desabafar e contar nos maus momentos mas também alguém com quem possas fazer coisas que gostas e coleccionar bons momentos.
*Não ter alguem mesmo que se goste para fazer as coisas de que se goste é o mesmo que não ter nada nem ninguem. A partir do momento em que se tem de fazer as coisas de que se gosta sozinho é aí que se sabe que não se tem ninguém e é tudo fachada.

No entanto...
Não ter amigos tem também as suas vantagens:
*Libertação da prisão das emoções.
*Maior sensação de liberdade devido a menos pressão porque não se sente necessidade de ligar sempre a essa pessoa e a preocupar-se com ela.
*Dinheiro que se poupa em ofertas, prendas e empréstimos.
*Mais tempo para ti e para as tuas actividades.
*Não nos desiludirmos com alguém.
*Não vivermos preocupados com a vida dos outros.
*Não sentir necessidade de corresponder à expectativas dessa pessoa.
*Não gostar mais de alguém que nós mesmos.

No entanto caso alguém venha a ter algum amigo de verdade é bem melhor que não ter mas ser emocionalmente livre também não é mau de todo.

"Só há uma coisa pior do que falarem mal de nós, é não falarem de nós" Oscar Wilde


terça-feira, 20 de outubro de 2009

BIG BANG? BIG CRUNCH? BIG NOTHING?



Hoje em dia quase todos os cientistas dão como certo o Universo ter-se formado a partir de um fenómeno a que deram o nome de Big Bang: uma maciça explosão cósmica que como que por milagre tinha a energia necessária para formar protões, electrões, neutrões, átomos, moléculas, bio-moléculas, estrelas, planetas...e na Terra pelo menos vida. O Big Bang é deveras um fenómeno difícil de perceber como foi possível já que supondo que houve essa explosão cósmica porque não dizer que terá havido também muitas outras explosões que podem ter desencadeados novos universos...nós não podemos saber o que está para além de nós e nunca saberemos se há mais universos ou não serão entidades separadas.......os cientistas na sua maioria dizem que o Universo está em expansão e que findará quando todas as estrelas se acabarem por falta de energia já que o Universo tende para a entropia da perda de energia assim como nós caminhamos para a morte, a maior parte dos cientistas defende que o Universo é infinito...interpretemos estas palavras de cientistas à luz da bíblia no Génesis que diz que Deus é Aquele que sempre existiu e sempre existirá, omnipresente e omniconsciente. Sei la´dizer que Do Universo é infinito pode ser dizer até que o Universo será Deus como Einstein defendia.
Não obstante há aqueles cientisats que defendem o Big Bang mas que pensam que o Universo culminará com um Big Crunch...o Uiniverso vai-se expandindo até atingir um ponto crítico máximo de expansão o que provocará um retrocesso que fará o Universo aglomerar-se de novo num núcleo de energia...
Fazemos parte do Universo mas ele da Terra parece estar tão longe...as estrelas mais próximas estão tão longe que podemos estar a olhar pelo telescópio para estrelas que já não existem porque a luz demora às vezes milhares de anos até chegar até nós...é tudo tão misterioso e cá estamos nós humanos a nos matarmos sem direcção nenhuma na vida achando que nada faz sentido, dando cabo de tudo destruindo tudo e achando muitas vezes que toda esta grandiosidade é um BIG NOTHING!

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

EVOLUCIONISMO? CRIACIONISMO?

























Sou céptica em relação a tudo na vida e isso inclui a ciência e a fé. Para mim o evolucionismo passou de facto a teoria aliás como realmente o é, o evolucionismo é uma teoria científica e embora hoje seja quase dada como certa poderá amanhã já estar errada . Porque dantes era um facto e agora é para mim uma dúvida? Descobri que na verdade só aceitava o evolucionismo porque na verdade isso era uma ideia que tinha sido imposta por mim na escola e se opunha à ideia católica da criaçãodo Mundo por Deus com a história de Adão e Eva, nessa altura eu era anti-católica tendo depois passado para ateia e agora agnóstica porque tenho dúvidas porque acho que na verdade o catolocismo e o ateísmo eram o que eu queria acreditar, não era nenhuma coisa em que realmenet pudesse ter a certeza...não posso provar que Deus existe ou não existe, apenas me poderei limitar a querer acreditar ou não. Por isso não tenho motivos religiosos para duvidar desta teoria. Os meus únicos motivos são simplesmente o não ter bases suficientes para aceitar cegamente esta teoria. Olhando para várias escalas geológicas da vida como esta da imagem, uma simples observação revela: começou tudo com seres biológicamente pouco desenvolvidos e explodiu depois num sem número de espécies complexas e diferentes embora algumas com parenças fisionómicas e genéticas, o que leva a crer que terão se originado umas a partir das outras. Mas reparando bem se começamos com trilobites e amonites, temos a seguir logo peixes e de peixes passamos para anfíbios que se transformam em mamíferos e dinossauros que se pensa terem-se originado a partir de répteis que se originaram a partir de anfíbios...
Os dinossauros aqueles majestosos bichos de grande porte podiam ser herbívoros ou carnívoros o pterodáctilo era até um réptil voador...tantos dinossauros tanto diferentes uns dos outros e que parecem ter evoluído assim rapidamente: temos uns anfíbios e logo depois enormes dinossauros que povoam a terra e o céu...alguns cientistas ateus dirão que foi tudo por acaso e continuam e continuarão sem entender a razão para esta evolução feita por mero acaso, outros cientistas cépticos não saberão ao certo se foi tudo um acaso ou algum propósito como acreditam os cientistas e as pessaos em geral espirituais. Certo é que nem uns nem outro jamais conseguirão perceber os designios da vida, o seu propósito se é que há propósito limitam-se a arranjar explicações e teorias e a responder a perguntas que só criam mais perguntas. Já foram encontrados alguns fósseis de espécies intermédias: metade réptil metade aves e que alguns cientistas (a maioria) argumentam ser uma espécie de transição entre duas o que é um argumento a favor da evolução de umas espécies a partir de outras, mas há outros cientistas que argumentam ser uma espécie diferente, nova mas com semelhanças em relação às outras mas esses cientistas não são tão ouvidos. Em suma: parece que a selecção natural actuou tão depressa favorecendo o mais apto que a espécie parece quanto a mim ter-se transformado tão rápido que quase não haja espécies intermédias a testemunhar o processo...ou pelo menos fósseis! Para além disso há várias extinções de espécies em massa como foi a do Jurassico com os dinossauros...há váras teorias mas ninguém consegue perceber porque é que os dinossauros se extinguiram, os vestígios geológicos apenas nos contam que foi assim de repente. Eu penso que esta extinção massificada de repente é um argumento a favor do criacionismo que defende extinções em massa provocadas repentinamente pelo criador, a evolução repentina também é um argumento a favor do criacionismo, que diz que Deus criou várias espécies diferentes...só uma identidade divina tem (segundo o raciocínio humano) o poder de criar tudo assim tão de repente embora para Deus segundo a Bíblia para ele dias poderem ser nós milhões de anos. No fim aparecem os mamíferos que se vão diversificando até ao Homem....mas não esquecer que a Bíblia diz que 1º Deus criou as outras espécies e só no fim o Homem e criou todas as espécies aos pares; machos e fêmeas. Bem da mesma maneira qe isto é difícil de acreditar também acho muito difícil...bastante difícil até que por razão absolutamente nenhuma a natureza tenha diversificado uma espécie em duas metades: macho e fêmea, assim de repente...como a simples natureza, o meio, o universo seria tão inteligente de modo a que soubesse que deveria haver machos e fêmeas? Atenção estamos a atribuir a inteligência ao Universo...e para alguns cientistas como Albert Einstein o seu Deus era uma entidade de inteligência suprema que para ele era o Universo...estamos a atribuir inteligência ao quê realmenet? já me perdi!
Vi também já num canal de televisão um documentário sobre cientistas anti-criacionistas, um deles disse: "acredito que o Universo seja regido por inteligência mas não acredito em Deus". Outro explicou como que apesar da teoria das probabilidades contradizer a teoria de que: tudo começou por acaso e por sorte fez-se o Universo com vida devido às condições perfeitas da sua formação explicou que apesar de uma infinitamente minúscula probabilidade disso acontecer há essa probabilidade e nós fazemos parte dela... é como jogar no milhões...há uma ínfima probabilidade de eu ganhar se jogar...mas mesmo assim há essa probabilidade. Porque não conseguimos perceber porque há vida? porque houve esta ou aquela forma de vida? a bíblia diz que Deus não deu ao Homem a capcidade de entender a Natureza mas sim apenas o dom de lhe apreciar. Para a ciência é impossível explicar o porquê disto tudo...algo demasiado profundo...resta-nos apenas fazer teorias a partir do que observamos. Ou seja nem o criacionismo nem o evolucionismo nos dão a resposta 100% satisfatória, simplesmente há pessoas que preferem não acreditar em Deus e acreditam que a evolução é um facto científico contra a existência de Deus, há aqueles que acreditame em Deus e vêm na teoria da evolução uma teoria que questiona a existência de Deus, há aqueles que não põem a causa a existência de Deus continuando a acreditar na evolução: Deus poderá existir à mesma tendo feito tudo de modo a que a evolução fosse possível com a sua inteligência suprema, há aqueles que não acreditam em nada, há os que não querem saber e há aqueles que como eu têm dúvidas e serão eternos cépticos.
Há ainda o argumento de que como todos os organismos têm uma base genética semelhante:ADN este terá sofrido diversas e "miraculosas" mutações de modo a favorecer o organismo mais aptono seu meio...mas diversos animais contemporâneos povoaram o mesmo habitat! Também acho que é de estranhar o facto de os genes começarem a mudar e a agrupar-senuma nova outra estrutura complexa por motivação do meio externo. Como pode ser tudo tão correcto e tudo tão feito ao acaso sem aparente propósito? Tenha-se como exemplo os cientistas que tentam continuamente fazer modificações genéticas mas pouco ou nada conseguem mudar...se com inteligência (humana) é difícil como poderá ser sem inteligência, assim só por acaso?
Há teambém o argumento de que todos os seres vivos têm ADN variando pouco de ser para ser (foi um choque no século XX descobrir que as bactérias tinham um ADN pouco mais diferente do Homeme)que todos provimos dessa original massa orgânica fervilhando de aminoácidos . Eu acho que dizer que provimos todos da mesma sopa da vida que se foi diversificando não elimina a hipótese de Deus ter calculado isso de modo a que se dê a evolução ou até do criacionismo: que apesar de termos todos ADN somos seres vivos e é natural que a origem da vida resida na informãção do ADN e todos para viver precisamos dessa informação que com fim à vida não será muito diferente de espécie para espécie.
Para concluir:acho que a nossa capacidade de conhecimento, embora que especialmente extraordinária é muito limitada, haverá sempre coisas que nunca iremos entender nomeadamente os desígnios da vida.







A letra dos My Chemical Romance diz tudo sobre as pessoas que se apaixonam por uma só pessoa em concreto, um tipo de paixão mais romântica. O mundo é horrível mas tu és tão bela para mim (The World is Ugly but you're beautiful to me), há uma espécia de magia que aparece de repente perdura mas como tudo na vida extingue-se de repente ou vai morrendo. Não tem explicação biológica ou psiquíca mas acontece pelo menos uma vez a toda a gente até à mais rude e antipática pessoa do Mundo resiste a ser enfeitiçada...podendo ou não ser correspondida.e no tempo certo já que como na música Jesus of Suburbia, City of the Damned dos Green Day: "What a shame that everyone's heart doesn't beat the same...it's beating out of time!". Realmente ambas essas duas pessoas podem ser enfeitiçadas uma mais cedo e outra mais tarde podendo no final a pessoa que ficou enfeitiçada mais tarde acabar por não poder ter mais a oportunidade de ficar com o enfeitiçado mais precoce.

Mas o que é de importante realçar é que todos nós quando nos apaixonamos nem que seja por só algum tempo, para além da adrenalina do processo biológico: coração que bate mais depressa, nervosismo, suar das mãos às vezes custa muito esconder isso tal como o não conseguir despregar os olhos dessa pessoa e ainda mais...não a esquecer às vezes nem por um segundo e um desejo ardente de estar sempre com essa pessoa. Há também uma mudança da nossa visão da vida, como uma magia que nos acontece, como se o Mundo de repente ficasse bem melhor sempre que estamos com essa pessoa, como se do inferno ascendêssemos ao céu e embora o Mundo seja realmente uma selva cruel, um antro de podridão e poluição há essa paixão que mesmo que efémera nos faz mudar e apesar de todo o horror do Mundo há essa tal pessoa que para nós é linda, perfeita, encantadora.

domingo, 18 de outubro de 2009



Este sábado (dia 17) fui para variar sozinha ao cinema porque a maior parte dos meus amigos não gosta de filmes de terror e não aguentei mais tinha de ir ver aquele filme, está espectacular! A menina russa de ar misterioso e fantasmagórico tem comportamentos muito estranhos e um passado um tanto ou pouco desconhecido, tendo sido sempre adoptada por casais norte americanos todas as suas famílias de acolhimento morreram misteriosamente em desastres...

Esther acaba-se por revelar uma assssina em série e nem é mesmo uma menina mas sim uma mulher de 33 anos fugida de um hospital psiquiatrico na Estónia que sofre de nanismo o que lhe dá aquele ar infantil...ela fazia-se passar por criança orfã para pôr em pratica os seus planos maldosos!