quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Terra do Nunca/ Neverland


Se voltassemos atrás e o Peter Pan existisse mesmo e me pudesse levar para a Terra do Nunca onde as crianças nunca crescem como eu tanto gostava acho que mesmo assim nunca conseguiria voar porque para voar é preciso ter pensamentos felizes. Há uma música dos My Chemical Romance, Headfirst for Halos sobre isso (de referir que a 1ª vez que o Gerard Way o vocalista cantou em público foi numa peça de teatro na escola em que fazia de Peter Pan, e também não queria crescer): "Well let's go back to the middle of the day that starts it all I can't begin to let you know just what I'm feelin' and now the red ones make me fly and the blue ones help me fall and I think I'll blow my brains against the ceiling and as the fragments of my skull begin to fall, fall on your tongue like pixie dust, JUST THINK HAPPY THOUGHTS! THINK HAPPY THOUGHTS, THINK HAPPY THOUGHTS, THINK HAPPY THOUGHTS!" Precisamente o que o Peter Pan dizia à Wendy e aos seus irmãos.


Traduzindo à letra o refrão vemos um pouco do lado negro: "Voltemos ao início do dia que começa tudo, não consigo começar por te dizer como me estou a sentir e agora os vermelhos fazem-me voar e os azuis ajudam-me a cair e eu penso que vou rebentar com os meus neurónios no tecto e á medida que os fragmentos da minha caveira começam a cair caem da tua boca como pó de fada (pixie dust)...pensa só coisas felizes!"

Mas eu interpreto toda a música como uma intrepretação da história do Peter Pan, o imperativo: "pensa só coisas felizes" (just think happy thoughts), o pó de fada (pixie dust) alusivo à Sininho, o começar a ter tantos pensamentos felizes que podem fazer-nos rebentar no tecto do quarto (and I think I'll blow my brains against the ceiling)...

Quando não temos pensamentos felizes ou não temos pensamentos ou são infelizes e o que no Peter Pan se traduz numa queda a nós também, uma queda abrupta emocional de motivação e alegria, mas os pensamentos felizes fazem-nos voar.....

Sem comentários:

Enviar um comentário