sexta-feira, 11 de junho de 2010

ECOCENTRISMO


Econcenttrismo é a minha filosofia me relação à vida na Terra, que assenta um conjunto de valores centrado na Natureza. No nosso mundo CAPITALISTA e industrializado a Terra enquanto conceito de casa não é um conceito tão óbvio quanto deveria ser, talvez porque neste meio poluído e corrompido poucas vezes temos a oportunidade admirar a Natureza que nos envolve, a qual estamos constantemente a explorar em nosso proveito levando à degradação ambiental. Outra noção quanto a mim incorrectíssima é a de que toda a Natureza e por isos todos os demais animais que habitam a ECOSFERA devem ser subordinados ao ser humano, assim o nosos modo de alimentação é encarado simplesmente como cadeia alimentar. Por isso defendo naturalmente o veganismo (não comer animais nem os explorar em nosso proveito, quer para roupas e outros produtos derivados como queijo, leite e ovos). Não que seja vegan para já mas sei que com o passar do tempo conseguirei ser e manter esse nível de vida.
É porque o Universo tem valor por si próprio e não o valor que nós lhe decidimos dar.
Apesar de os outros animais seguirem esse padrão, nós com o nosso livre arbitrio podemos ecolher seguir outro rumo, e mesmo continuando a alimentarmo-nos de animais e de seus derivados devíamos de no mínimo preocuparmo-nos com o bem estar animal, condenando e boicotando as sanguinárias cadeias alimentares que vêm nos animais simples objectos de lucro.
Sem uma perspectiva ecocêntrica que sirva como âncora para os valores e propósitos numa realidade maior do que a de nossa espécie, a resolução dos conflitos politicos, económicos, e religiosos será impossível.


ECOCENTRISMO:

Princípios Chave
1º: A Ecosfera é o centro de Valor da Humanidade

2º: A Creatividade e Produtividade dos Ecossistemas da Terra Depende de Sua Integridade

3º: A Perspectiva Terracentrica é apoiada pela História Natural

4º: Ética Ecocêntrica está firmada na Consciência de nosso Lugar na Natureza

5º: Uma Perspectiva Global Ecocêntrica Valoriza Diversidade de Ecossistemas e Culturas

6º: Ética Ecocêntrica Apoia a Justiça

Princípios de Ação:

7º: Defender e Preservar o Potencial Criativo da Terra

8º: Reduzir o Tamanho da População Humana (MUITO IMPORTANTE!!!)

9º: Reduzir o Consumo das Terra por Seres Humanos (isso implica reduzir ou eliminar o consumo de carne: a maior parte das terras produtoras de cereais servem para alimentar gado e não pessoas!)

10º: Promover um Governo Ecocêntrico

11º: Propagar a Mensagem e CUMPRI-LA COM SERES INDIVIDUAIS, ter consciência que SE MUDARMOS O NOSSO MUNDO O MUNDO MUDA

5 comentários:

  1. "8º: Reduzir o Tamanho da População Humana (MUITO IMPORTANTE!!!)" - como é que propões isso? crias ai umas guerras é? ou entao esteriliza-se o people á nascença?

    ResponderEliminar
  2. ainda bem que alguem (mesmo que anónimo) se deu realmente ao trabalho de ler algo interessante na net...não sou eu que proponho isto mas sim o bom senso e muitos demógrafos, matemáticos, ecologistas...um deles foi Malthus ou o contemporâneo Eric Pianka...
    http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=6146
    E mais:
     ”Somos numerosos demais. Por isso temos o aquecimento climático. [...] Todos os
    habitantes do planeta devem se comprometer a ter um ou dois filhos, no máximo. [...]
    Não controlar a população é um suicídio”. Ted Turner, fundador da rede de notícias CNN, grande
    financiador da Fundação das Nações Unidas

     “Há três explosões que ameaçam nosso mundo mortal: a bomba atómica, a bomba da
    informação e a bomba demográfica.” Albert Einstein em 1948

    Como fazer isso? Tomada de consciência e bom senso se as gerações futuras herdarão um Mundo mau para quê criá-las?
    Isto é ciência, a ciência diz isto a Terra é limitada e a espécie humana segue o desenvolvimento de uma praga.

    ResponderEliminar
  3. Frank Fenner acredita que a população humana será extinta em 100 anos
    http://marifuxico.blogspot.com/2010/06/especie-humana-estara-extinta-em-100.html

    ResponderEliminar
  4. Disse o que disse pois considero que na práctica isso é impossivel. Somos 7 biliões no mundo neste momento, sensibilizar/educar as pessoas nesse sentido é uma utopia.

    Não esperas certamente que com 7 bilioes de pessoas neste mundo e com tanta fome e merda que há por ai que o pessoal ainda se preocupe em procriar menos porque no futuro (e falamos em centenas de anos quando nós nao estaremos cá) o planeta terra terá tantas pessoas que portugal parecerá a china e haverá 20% de chinocas em tudo quanto é pais.

    tou a curtir este blog...vai actualizando :D

    ResponderEliminar
  5. não é utopia nenhuma os países mais desenvolvidos têm défices de população devido ao seu grau de instrução... é necessário controlar a espécie humana a bem ou a mal. E a China sempre tem feito esforços nesse sentido, claro que os imigrantes que fogem aquele regime qd se fixam noutro país querem ter mais filhos...alguns até fogem de lá para os salvar. Por isso é necessário mesmo haver uma sensibilização nesse sentido. Enfim...se você acha utópico daqui as uns anos não achará utópico a Terra não conseguir suportar tanta humanidade? É que a tendência é não abrandar o crescimento populacional e consequentemente pressionar os recursos...portanto hoje a maior das pessoas que têm filhos são egoístas não têm noção do que estão a fazer. Enfim, os avisos estão dados há gente a mais, é preciso que não criem mais ou então que morra o excesso...é uma falta de bio-ética dizer isto mas é a verdade

    ResponderEliminar