quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Muda o teu mundo que o Mundo muda

Muita gente já me ridicularizou ou melhor tentou ridicularizar-me por dizer: "muda o teu mundo que o Mundo muda", eu tenho pena dessas pessoas que não acreditam  na capacidade individual de cada um ter grande importância para mudar o mundo. Se todos cumprirmos com a nossa parte fazendo algo de bom, como reciclar, andar de bicicleta em vez de carro, ajudar instituições, exigir dos governos justiça, lutar por melhor qualidade de vida e igualdade social, participar em manifestações, dar a nossa opinião e agir conforme ela...sem dúvida que o Mundo muda. Apesar de todos os defeitos que a humanidade tem não me limito simplesmente a procurar os defeitos e coisas horrendas que fazem parte dela, no fundo tenho uma réstia de esperança nas pessoas, e se há pessoas ridicularizam a frase que disse acima então tenho pena delas porque ou são acham-se demasiado insignificantes no Mundo, ou egoístas demais ou então não acreditam nelas no nem no Mundo. Por mais pessimista que possam dizer que sou, eu sou acima de tudo uma pessoa visionária e com atitude global, as coisas más que acontecem no mundo afligem-me bastante e tenho pessoas constantemente a dizerem-me: "não é nada contigo porque te chateias?", ou então: "pára de te queixar não há nada que possas fazer!". Não quero ter filhos mas faço figas para a continuidade da civilização humana sustentável e melhor bem como pela continuidade de toda a biodiversidade, mas as pessoas que conheço e querem ter filhos ou já os têm só pensam no dia de hoje, só pensam na geração delas, adiam os problemas para as gerações futuras e hipocritamente dizem amar os seus filhos! Para essas pessoas ter filhos deve tratar-se de um episódio social, mais nada...tenho pena dessas pessoas e de todas as pessoas suficientemente egoístas e ignorantes por opção que não são capazes de entender esta simples frase: muda o teu mundo para que o Mundo possade facto mudar.

Energia Nuclear? Não!

Após vários acidentes nucleares como o de Chernobyl em 1986 que a energia nuclear passou para o primeiro lugar na lista de vilões ambientais mas face à crescente preocupação com o aquecimento global poderá voltar a adquirir vantagem porque não produz gases com efeito de estufa e por isso pode ser considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis.
As centrais nucleares são colossais mas a acção a sério decorre a nível subatómico. O prpósito da central nuclear é utilizar a energia da fissão nuclear- uma reacção em que o núcleo de um átomo de urânio é dividido em dois. O urânio é o segundo elemento natural mais pesado e um dos mais pesados de separar. Quando um neutrão colide com um isótopo de urânio 235 o átomo absorve o neutrão e fica isntável devido à energia extra, depois o átomo divide-se em dois átomos mais pequenos, dois ou três neutrões livres e fotões de alta energia: os raios gama. Esta reacção em cadeia gera muito calor e a função principal do equipamento da central é recolher o calor em segurança e gerar electricidade. O coração  de uma central nuclear é o reactor que contem o combustível, normalmente é o urânio mas também usa plutónio. À excepção da reacção de fissão, uma central nuclear funciona de forma similar a uma central a carvão: o combustível geral calor, que aquece água, que produz vapor, que faz girar uma turbina, que acciona um gerador eléctrico.
Meio quilo de urânio enriquecido tem o mesmo valor calorífico que 81 toneladas de carvão ou 55 milhões de litros de gasolina mas o combustível nuclear produz lixo radiativo que pode causar cancro e desencadear defeitos congénitos e mutações. A melhor solução encontrada até agora foi encerrar o lixo nuclear em estruturas de aço e cimento ou enterrá-las, mas o lixo radioactivo permanece um problema (GRAVE)  por resolver.
Apesar de todas as vantagens que a energia nuclear possa ter certo é que quando algo corre mal os resultados são de dimensões enormes e catastróficas, o acidente de Chernobyl por exemplo, é um aviso cruel dos riscos desta energia: o reactor que explodiu após um teste de segurança ardeu durante 10 dias e libertou 400 (!)  vezes mais radiação do que a foi libertada pela bomba lançada em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundia. A chuva radioativa resultante deste desastre com epicentro na Ucrânia chegou a atingir a longínqua Irlanda!

Factos sobre a energia nuclear:

* A energia nuclear fornece 15% da electricidade mundial e provem dos 436 reactores em funcionamento em todo o Mundo. A Agência Internacional de Energia Atómica estima que 230 a 480 novos reactores nucleares entrarão em funcionamento em todo o Mundo até 2030, o que inclui a adesão de 10 a 25 novos países ao nuclear.
*O 1º reactor nuclear construído em 1951 nos EUA só conseguia alimentar 4 lâmpadas!
*Só na França 59 reactores fornecem 76% da electricidade consumida. No Reino Unido os 24 reactores existentes fornecem 19% da electricidade consumida. Portugal não tem centrais nucleares apesar de ter disponível algum urânio e minas que possam explorar esse material, no entanto os nossos (bons) vizinhos espanhóis têm 7 centrais e uma delas dista apenas de 100 km da fronteira portuguesa.
*existem cerca de 150 navios desde enormes submarinos a gigantescos porta-aviões propulsionados por reactores nucleares.
*um reactor nuclear de água pressurizada trasforma a actividade das partículas subatómicas em energia utilizável.
*o valor total anula de resíduos radioactivos resultantes da produção da energia nuclear situa-se entre as 8.800 e 13.200 toneladas- é muito lixo! Esse lixo radioactivo permanece activo por milhões de anos!!!onhece-se portanto os efeitos a longo prazo desta acumulação de lixo no planeta (mas certamente não serão positivos!).
* a energia nuclear é a força mais poderosa jamais manipulada pela humanidade.
*a maior vantagem das centrais nucleares é a de gerarem electricidade sem emitir poluição atmosférica: as nuves que saem das torres de refrigeração são apenas de vapor de água inofensivo.
* a mineração de urânio destrói habitats naturais e a actividade envolvida na mineração e processamento de urânio produz gases de efeito de estufa.
* Teme-se (e com razão quanto a mim) a possibilidade do lixo radiativo cair em mãos erradas, dando aos terroristas materiais para criar armas. O facto de nações conflituosas como a Coreia do Norte ou Irão disporem dessas energias pode desencadear guerras e é alvo de garnde preocupação global.

Nota: A fonte desta informação foi marioritariamente da Revista Quero Saber nº2 de Novembro de 2010.

A minha opinião (e porque no meu blogue posso dar a minha opinião não estando só a descartar factos e quer gostem ou não darei sempre a minha visão crítica de tudo), é que de facto a energia nuclear está longe de ser verde!!! Por um futuro viável para a Terra temos de nos concentrar noutras formas de energia realmente verdes. O maior problema dos desaires ambientais continua a ser contudo na minha perspectiva o excesso de população e o nosso modo de vida esbanjador de recursos, porque a energia nuclear é viável num mundo com muitas cidades ou seja com muita população,ainda para mais  citadina.
Preocupa-me o estado da Terra daqui a centenas de anos devido à acumulação de lixo radiativo que leva milhares de anos a desaparecer, preocupa-me estarmos a usar uma energia tão destrutiva e não sabermos o que fazer ao lixo radioativo, preocupa-me haver nações que recorrem a esta energia para criar Guerras. por um Mundo melhor eu digo claramente: NÃO  à energia nuclear.

novidades sobre Energia

* O avião experimental Solar Impulse realizou em 22 de Setembro de 2010 pela primeira vez um voo completo sobre a Suiça, utilizando apenas energia solar. O avião sobrevoou a Suíça a uma altitude que variou entre os 150 e os 300 metros e uma velocidade de  cerca de 50 km/h. O Solar Impulse é tão leve como um carro médio de 1500 kg mas tem uma envergadura de mais de 60 metros. O avião trabalha só a energia solar de dia e de noite  porque acumula energia solar necessária para manter-se no ar durante a noite. A aeronave tem quatro motores elétricos alimentados por baterias que são recarregadas pelas células fotovoltaicas que cobrem toda a sua asa. O próximo passo será um voo internacional em 2011, em 2010 está previsto um voo transatlântico e em 2013 a volta ao mundo (http://www.solarimpulse.com/)



*Uma equipa  de investigadores da Chalmers University of Techonology de Gotenburgo na Suécia, está a aperfeiçoar um novo dispositivo fotovoltaico alimentado pela proteína verde fluorescente das alforrecas (GFP na sigla inglesa). Quando os filamentos são expostos à luz ultravioleta, a GFF absorve fotões e emite electrões, que viajam pelo circuito e produzem electricidade. A equipa até agora comprovou que este método funciona na alimentação de um relógio, sendo assim as células de silício poderão pertencer ao passado.


Fonte: Revista Quero Saber nº2 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Florestas Tropicais: o tesouro do Mundo



As florestas mundiais são responsáveis por mais de 28% da produção de oxigénio. Apesar da enorme diversidade de formas de vida que albergam e da sua importância na produção de oxigénio, as florestas húmidas ocupam menos de 6% da superfície da Terra- e devido à constante desflorestação, esta percentagem diminui todos os dias, contribuindo para a extinção de muitas espécies e provocando alterações radicais no clima de muitas regiões.
Os efeitos da desflorestação na Terra são graves: climas regionais e global em elteração descontrolada, cheias mais frequentes e extinção de milhares de espécies de plantas e animais. As causas desta destruição são muitas, mas as mais graves são a exploração florestal e a criação de gado.
Os ambientalistas estimam que mais de 75% das florestas mundiais já foram destruídas ou degradadas devido à exploração florestal.
Quando se perde parte da floresta, o oxigénio aí produzido, devido á fotossínetese, diminui o sequestro (captura e armazenamento) de dióxido de carbono (CO2) também é reduzido, tal como a biomassa florestal e o respectivo potencial energético, importantes para o bem-estar da Terra.
A quantidade de substâncias que se podem encontrar nas plantas das florestas húmidas é impressioinante, muitos medicamentos naturais vêm da floresta Amazónia que é conhecida como a maior farmácia do mundo.  Contém substâncias como os polifenóis que reduzem o risco de doenças cardiovasculares e de cancro e seivas de frutos para tratar diabetes, entre muitas outras substâncias e aplicações.
As três maiores florestas húmidas do mundo são: em primeiro lugar a Amazónia com 7 milhões de km^(2), as florestas húmidas africanas com 3,6 milhões de Km^(2) que poderiam ser muito maiores não fosse a sua exploração, e a floresta de Gondwana na Austrália.
5 factos sobre florestas húmidas:
1)os cientistas estimam que até 75% das espécies da Terra possam viver nas florestas húmidas-um dado espantoso- e que milhões estarão ainda por descobrir.
As florestas tropicais cobrem apenas 7% da superfície do nosso planeta, mas abrigam mais de 50 das espécies do mundo 2)as florestas húmidas são o habitat de um elevado número de plantas das quais derivam os medicamentos modernos.
3)situam-se sobretudo entre os trópicos de Câncer (norte) e de Capricórnio (Sul).
4)apesar do avanço do Homem, pensa-se que vivam mais de 40 tribos indígenas incontactadas nas florestas húmidas, sobretudo no Brasil e na Papua Nova-Guiné.
5) Devido à destruição massiva muitas florestas estão a desaparecer. Destruiu-se mais de 90% da floresta húmida da África Ocidental.



fonte: revista Quero Saber (Novembro 2010)
O que você pode fazer para contrariar a desflorestação?
1)torne-se vegetariano, uma das causas primárias para a desflorestação da Amazónia é a criação de gado, muita dessa carne é exportada.
2)não ter em casa animais exóticos e denunciar quem os tenha, esses animais têm o direito de viver no seu habitat e em liberdade em vez de ser peça decorativa numa sala por puro luxo do que é o nojo da humanidade. Refiro-me a todos os animais mas os que mais são vendidos em contrabando são mesmo os pássaros como as catatuas e papagaios.
3) certificarmo-nos que a madeira dos nossos móveis não provem de florestas húmidas e se possível nem ter móveis em madeira.
4)poupar papel e reciclar SEMPRE!
5) contraiar impulsos capitalistas ajuda o ambiente.
6)Exigir enquanto nação humana que as florestas devem ser património global e por isso inexploráveis, por isso sim sem dúvida por exemplo a Amazónia não deveria pertencer ao Brasil!
7)Lembre-se que se mudar o seu mundo o mundo muda, todos juntos cumprindo a nossa parte faremos a diferença