quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Energia Nuclear? Não!

Após vários acidentes nucleares como o de Chernobyl em 1986 que a energia nuclear passou para o primeiro lugar na lista de vilões ambientais mas face à crescente preocupação com o aquecimento global poderá voltar a adquirir vantagem porque não produz gases com efeito de estufa e por isso pode ser considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis.
As centrais nucleares são colossais mas a acção a sério decorre a nível subatómico. O prpósito da central nuclear é utilizar a energia da fissão nuclear- uma reacção em que o núcleo de um átomo de urânio é dividido em dois. O urânio é o segundo elemento natural mais pesado e um dos mais pesados de separar. Quando um neutrão colide com um isótopo de urânio 235 o átomo absorve o neutrão e fica isntável devido à energia extra, depois o átomo divide-se em dois átomos mais pequenos, dois ou três neutrões livres e fotões de alta energia: os raios gama. Esta reacção em cadeia gera muito calor e a função principal do equipamento da central é recolher o calor em segurança e gerar electricidade. O coração  de uma central nuclear é o reactor que contem o combustível, normalmente é o urânio mas também usa plutónio. À excepção da reacção de fissão, uma central nuclear funciona de forma similar a uma central a carvão: o combustível geral calor, que aquece água, que produz vapor, que faz girar uma turbina, que acciona um gerador eléctrico.
Meio quilo de urânio enriquecido tem o mesmo valor calorífico que 81 toneladas de carvão ou 55 milhões de litros de gasolina mas o combustível nuclear produz lixo radiativo que pode causar cancro e desencadear defeitos congénitos e mutações. A melhor solução encontrada até agora foi encerrar o lixo nuclear em estruturas de aço e cimento ou enterrá-las, mas o lixo radioactivo permanece um problema (GRAVE)  por resolver.
Apesar de todas as vantagens que a energia nuclear possa ter certo é que quando algo corre mal os resultados são de dimensões enormes e catastróficas, o acidente de Chernobyl por exemplo, é um aviso cruel dos riscos desta energia: o reactor que explodiu após um teste de segurança ardeu durante 10 dias e libertou 400 (!)  vezes mais radiação do que a foi libertada pela bomba lançada em Hiroshima, na Segunda Guerra Mundia. A chuva radioativa resultante deste desastre com epicentro na Ucrânia chegou a atingir a longínqua Irlanda!

Factos sobre a energia nuclear:

* A energia nuclear fornece 15% da electricidade mundial e provem dos 436 reactores em funcionamento em todo o Mundo. A Agência Internacional de Energia Atómica estima que 230 a 480 novos reactores nucleares entrarão em funcionamento em todo o Mundo até 2030, o que inclui a adesão de 10 a 25 novos países ao nuclear.
*O 1º reactor nuclear construído em 1951 nos EUA só conseguia alimentar 4 lâmpadas!
*Só na França 59 reactores fornecem 76% da electricidade consumida. No Reino Unido os 24 reactores existentes fornecem 19% da electricidade consumida. Portugal não tem centrais nucleares apesar de ter disponível algum urânio e minas que possam explorar esse material, no entanto os nossos (bons) vizinhos espanhóis têm 7 centrais e uma delas dista apenas de 100 km da fronteira portuguesa.
*existem cerca de 150 navios desde enormes submarinos a gigantescos porta-aviões propulsionados por reactores nucleares.
*um reactor nuclear de água pressurizada trasforma a actividade das partículas subatómicas em energia utilizável.
*o valor total anula de resíduos radioactivos resultantes da produção da energia nuclear situa-se entre as 8.800 e 13.200 toneladas- é muito lixo! Esse lixo radioactivo permanece activo por milhões de anos!!!onhece-se portanto os efeitos a longo prazo desta acumulação de lixo no planeta (mas certamente não serão positivos!).
* a energia nuclear é a força mais poderosa jamais manipulada pela humanidade.
*a maior vantagem das centrais nucleares é a de gerarem electricidade sem emitir poluição atmosférica: as nuves que saem das torres de refrigeração são apenas de vapor de água inofensivo.
* a mineração de urânio destrói habitats naturais e a actividade envolvida na mineração e processamento de urânio produz gases de efeito de estufa.
* Teme-se (e com razão quanto a mim) a possibilidade do lixo radiativo cair em mãos erradas, dando aos terroristas materiais para criar armas. O facto de nações conflituosas como a Coreia do Norte ou Irão disporem dessas energias pode desencadear guerras e é alvo de garnde preocupação global.

Nota: A fonte desta informação foi marioritariamente da Revista Quero Saber nº2 de Novembro de 2010.

A minha opinião (e porque no meu blogue posso dar a minha opinião não estando só a descartar factos e quer gostem ou não darei sempre a minha visão crítica de tudo), é que de facto a energia nuclear está longe de ser verde!!! Por um futuro viável para a Terra temos de nos concentrar noutras formas de energia realmente verdes. O maior problema dos desaires ambientais continua a ser contudo na minha perspectiva o excesso de população e o nosso modo de vida esbanjador de recursos, porque a energia nuclear é viável num mundo com muitas cidades ou seja com muita população,ainda para mais  citadina.
Preocupa-me o estado da Terra daqui a centenas de anos devido à acumulação de lixo radiativo que leva milhares de anos a desaparecer, preocupa-me estarmos a usar uma energia tão destrutiva e não sabermos o que fazer ao lixo radioativo, preocupa-me haver nações que recorrem a esta energia para criar Guerras. por um Mundo melhor eu digo claramente: NÃO  à energia nuclear.