domingo, 2 de Outubro de 2011

Salvar a Amazónia





Este post incide sobre a importância de preservar não só a floresta Amazônica mas também todas as florestas tropicais que ainda existem no Mundo.


Citações:

"Arte é natureza concentrada" Nonroe de Balzac

"As florestas tropicais são tesouros do Mundo que estabilizam o clima e é casa para muitas espécies do planeta e para milhões de pessoas. Leva milhares de anos a crescer e quando é destruída desaparece para sempre. A não ser que as leis contra estes tipos de crime sejam rigorosamente e urgentemente implementadas para proteger as florestas tropicais e as suas pessoas teremos uma catástrofe biológica nas nossas mãos." Paulo Adario

"As florestas tropicais são um importante elemento da Terra, elas purificam o oxigénio que respiramos, as pessoas extraem medicamentos das suas plantas e são abrigo de inúmeros animais selvagens. Devemos fazer tudo aquilo que pudemos para as salvar." Janine Licare

As florestas tropicais...



1-Alguns peritos acreditam que se a destruição das florestas tropicais continuar a este ritmo poderemos vir a ter uma extinção em massa a uma escala semelhante à da época dos dinossauros.


2-pelo menos 85% das florestas tropicais africanas já foram extintas.


3-alguns produtos provenientes de florestas tropicais incluem café, chocolate, baunilha e pastilha elástica.


4-das 1.2 biliões de pessoas no Mundo que vivem em condições de pobreza extrema 90% depende das florestas para o seu sustento.


5-agora as florestas tropicais cobrem cerca de 2% da superfície do planeta e constituem 6% da superfície de terra firme mas há apenas 60 anos atrás, em 1950 as florestas tropicais cobriam 15% da superfície de terra firme do planeta.


6-a cada minuto cerca de 2000 árvores são cortadas nas florestas tropicais.


7-Em 30 anos, entre 1960 e 1980, o continente asiático perdeu 1/3 da sua floresta tropical.


8-Aproximadamente 60% das florestas tropicais do Mundo encontram-se em países em desenvolvimento.


9-A principal causa de destruição das florestas tropicais é a excessiva indústria madeireira.


10-Devido à devastação das florestas tropicais, todos os dias (!!!), perdemos cerca de 100 espécies, bem como aquelas que nunca tivemos a oportunidade de as descobrir.


11-mais de 56 km^2 (quilómetros quadrados) de floresta natural são destruídas todos os anos.


12-as florestas tropicais do Mundo ajudam a regular as temperaturas e padrões climáticos.


13-de toda a madeira cortada nas florestas tropicais estima-se que 70% seja usada para fins domésticos como combustível.


14-antes havia cerca de 6 milhões de metros quadrados de floresta tropical no Mundo mas devido à desflorestação agora só há cerca de 2,6 m^2.


15-estima-se que 90% da floresta tropical na África Ocidental já foi destruída.


16- a cada segundo que passa uma área de floresta tropical do tamanho de um campo de futebol é destruída.


17-aproximadamente 1/4 dos medicamentos ocidentais provêm de ingredientes apenas encontrados nas florestas tropicais (ex: cortisona).


18-todos os anos cerca de 250 000 papagaios são importados para os E.U.A para serem vendidos como animais de estimação.


19-se esta desflorestação continuar a este ritmo estima-se que as florestas tropicais estarão extintas em 2060.





A Floresta Amazônica:

1*A floresta tropical da Amazónia representa mais de metade das florestas tropicais remanescentes do Mundo (60%).

2*A principal causa para o desmatamento da Amazónia é a criação de gado (solução: torne-se vegetariano) aliada à indústria mineira e extractiva.

3*A bacia hidrográfica da Amazónia ocupa aproximadamente 40% do continente Sul Americano, uma área quase do tamanho dos Estados Unidos da América.

4*Somente no século 20 pelo menos 90% das tribos nativas que viviam na Amazónia desapareceram.

5*Aproximadamente 6 milhões de índígenas viviam pacificamente na Amazónia antes do ano 1500.

6*16% da água do planeta corre no delta da Amazónia.

7*A Amazónia alberga a maior diversidade de vida na Terra mais que em qualquer outro lugar da Terra.

8*Há mais espécies de peixe no rio Amazonas que na totalidade do Oceano Atlântico.

9*Na floresta Amazónia cientistas descobriram 200 espécies de formigas em apenas uma árvore.

10*Estima-se que o dossel da floresta Amazónia, que é menos estudada que o fundo oceânico, posa conter metade das espécies do Mundo.

11*Se a Amazónia fosse um país, seria o 9º maior do Mundo.

12*A floresta Amazónica atravessa 8 países: Brasil, Perú, Colômbia, Equador, Venezuela, Bolívia, Suriname e Guiana francesa (ainda(!) uma colónia francesa).

13*Mais de 20% do oxigénio usado no Mundo é produzido na floresta Amazónia.


14* Na Floresta tropical da Amazónia abatemos cerca de 9 de campos de futebol a cada minuto. Em média a Amazónia perde 2000 árvores por minuto (fonte: Impacto Zero de Colin Beaven).

Não é à toa que se diz que a Floresta Amazônica é o pulmão da Terra, sem ela o Mundo não respirava. Esta floresta tem um valor incalculável e pelo seu valor que tem para o clima e vida na Terra é urgente preservá-la como nunca e respeitá-la dada à sua maior importância...mas não é isso que está a acontecer!

Ameaças
1- recentemente, o congresso brasileiro, no seguimento da revisão do código florestal, acordou em passar uma nova lei que permitirá (mais) amnistia para crimes ecológicos florestais e reduzir a área de zonas protegidas: uma área equivalente ao estado norte-americano da Califórnia e da Suécia têm agora concessão para serem exterminadas (47 hectares de destruição)!!! E tudo isto feito contra a vontade da maioria dos brasileiros, que se têm mostrado revoltados com esta situação e fizeram questão de dizer que não elegeram de novo os responsáveis por este crime ecológico! 
O congresso brasileiro ao permitir o enfraquecimento da protecção florestal e legalizando milhas de desflorestação poderá ser um passo atrás na luta do Brasil contra a pobreza: as anteriores décadas de desflorestação provaram que este é um meio ineficiente de libertar as pessoas da pobreza nas áreas rurais. E o Mundo não pode enfrentar as alterações climáticas sem ter conservado o seu pulmão: a Amazónia!
Por isso, assine esta petição da Greenpeace para pedir o fim da desflorestação no Brasil: 
greenpeace

2-O rio Xingú em pleno coração da Amazónia, abriga o maior mosaico de áreas protegidas do Brasil, o rio Xingú garante a subsistência de mais de 25 mil indígenas de mais de 24 etnias, milhares de ribeirinhos, populações extrativistas, agricultores familiares e inúmeras espécies de plantas e animais. No entanto é aqui, em pleno coração da floresta, que o governo brasileiro, contra a própria soberana vontade dos brasileiros, quer construir aquilo que seria a 3ª maior hidroeléctrico do Mundo: Belo Monte.
Em parceria com outras empresas capitalistas (cujo objectivo é monopolizar a água: como é que o Brasil é o 6º país do Mundo onde a água potável é mais cara com tanta água potável lá?e como é que tantos brasileiros não têm acesso a água potável?) o Estado brasileiro está a subsidiar este projecto com dinheiros públicos e pensões de trabalhadores!
Por várias razões esta obra é absurda: economicamente (pois só produzirá 39% da sua capacidade), biologicamente, ambientalmente, socialmente! A energia produzida nessa barragem seria em grande parte para fornecer a indústria extractiva e mineira o que iria intensificar ainda mais a desflorestação e consequente extermínio da Amazónia!
O IBAMA lançou agora o certificado para dar o aval à obra, após 3 dos seus ex-presidentes se demitirem pois renunciaram à pressão de aceitar tal obra criminosa (no entanto agora foi aceite, você tem alguma dúvida que foi por causa de corrupção? infelizmente o Brasil (des)funciona muito assim!)
Belo Monte não é apenas uma barragem, o projecto põe em risco o futuro de TODA a Amazónia!
Aja agora, assine a petição: avaaz


Não é tarde para salvar a Amazónia! A Natureza tem-se mostrado um mecanismo adaptivo formidável como constata um estudo recente, publicado em Julho de 2011 pelo Jornal de Notícias em Portuga,l descobriu que aves da Amazónia consideradas extintas reapareceram!



"Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazónia e da Fundação Nacional de Ciências dos Estados Unidos constatou que, algumas aves consideradas extintas há 20 anos, estão a reaparecer no seu habitat natural. Os cientistas garantem que o combate à desflorestação pode recuperar a biodiversidade em todos os ecossistemas.
O estudo deu conta dos impactos da desflorestação nas aves que viviam na região durante 25 anos e concluiu que, das 101 espécies estudadas, 97 já regressaram a pelo menos uma parte da floresta. Desta forma pretende-se provar que a Amazónia tem a capacidade de recuperar a sua biodiversidade.
Este estudo avança ainda que, desde que sejam feitos esforços para melhorar a acção do Homem, o processo de recuperação da biodiversidade pode acontecer não só na Amazónia como em qualquer ecossistema do mundo."
ler emjn