Bem este tem mesmo de ser um post bastante curto em relação às teorias que tenho vindo a desenvolver sobre este tema, até porque não disponho de muito tempo mas a verdade é que estamos a caminhar a passos largos para a aniquilação global de todas as espécies incluindo a nossa, o nosso desenvolvimento social e económico tem deixado profundas cicatrizes no planeta Terra e temos vindo a degradá-lo, profaná-lo e destruí-lo ao longo dos tempos...e porquê? é essa a questão que muitos querem ignorar!
Acho que acima de tudo é por sermos muitos, bastantes aliás...o Mundo não suporta a existência de tantas pessoas a ter de dispor dos recursos naturais, tanto para a sua sobrevivência como para uma vida confortável e quanto a mim legítima! Uns têm tanto e outros tão pouco, é verdade...mas todos se calhar queríamos o máximo de conforto o que se traduziria em mais gastos energéticos e exploração de recursos...se te dissessem para ires viver numa casa de palha e deixares uma vivenda grande e aconchegada com piscina em prol do planeta o que preferirias tu?
A nossa sociedade tem evoluído para uma igualdade em termos de distribuição da riqueza, exemplo disso é o desenvolvimento da China e de mais novas superpotências que dantes eram países muito muito pobres tais como o Brasil. Uma riqueza mais distriubuída traduz-se em maior humanidade mas olhem os recursos a gastar-se mais depressa!Mesmo na China em que há um controlo duro, cruel e desumano de controlo de natalidade em que um casal só pode ter um filho e por isso as pessoas não têm irmãos, nem tios, nem primos...olhem só para aquele estrago! Agora todos querem um carro, as cidades estão cobertas de cinza pelas fábricas que produzem coisas para os EUA e a Europa importarem. Todos queremos coisas, todos queremos ter, todos queremos mais e mais e há outros tantos mais a quererem o mesmo...a Terra não aguenta!
Ficou patente no que eu disse que tenho uma visão Malthusiana do assunto, que embora seja injusta é racional: a população tem de ser controlada de modo a que não se transforme numa praga...
Mas é injusto! Sim é, porque é que não há lugar para todos? Provavelmente Deus, se é que existe haveria de ter feito um Mundo maior! E então porque o não fez?
E qual o propósito da nossa existência? sinceramente às vezes (muitas vezes) parece não ser nenhuma! Parece que "acontecemos", do género fomos gerados e se calhar os nossos pais não nos quiseram "desmanchar" e puseram-nos cá fora a fazer não se sabe o quê. E antes disso quantas possíveis vidas terão sido negadas? do género: não tenho tempo, não tenho dinheiro, sou novo, sou velho, não quero! Realmente acho que só se devia de ter filhos quando as pessoas quisessem mas mais importante ainda se nós tivéssemos conhecimento prévio do que nos iria acontecer...mas para o menor dos males há o suicídio. Anda tudo vivo mas não sabem porquê! Preocupam-se coisas inúteis para esconder a verdade dormente: não conseguem encontar explicação nem propósito da sua existência e vão-se entretendo com coisinhas de nada!
A maior conclusão que posso tirar de todos os meus pensamentos é que a humanidade é uma praga que tem de ser travada quer seja pelo seu controlo populacional, e não excesso de consumo, quer seja pela sua exterminação. Um genocídio global voluntário (suicídio de massas) poderia ser uma hipótese a considerar, parar de ter filhos acabando com as gerações de destruidores também...mas vendo bem as coisas, vendo bem muito muito bem não é isso que se quer porque o objectivo dos homens não é salvar a Terra é apenas desfrutar da sua existência no seu maior conforto, que se lixem os filhos que vão ter e os netos eu estou a pensar em mim! E esta mentalidade parece não querer mudar!
Todos os países que assinaram o protocolo de Kyoto e o ratificaram têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012...mas pensemos então no que sucede: NÃO PÁRA DE AUMENTAR! E mesmo que hoje paremos as emissões de CO2 como o tempo de residência desta molécula na atmosfera é da ordem de uma centena de anos, iríamos continuar a sofrer os efeitos do CO2 e do aquecimento global durante mais cem anos...a questão é como assegurar o desenvolviemento da humanidade não comprometendo a sua qualidade de vida, nem tanto assegurar a permanência de espécies...só aquelas que nos dão jeito, as outras podem desaparecer a cada segundo que passa!!!!! A questão aqui é: HUMANOS, HUMANOS E MAIS HUMANOS! Ninguém estaria interessado a abdicar da sua vida ou do seu conforto para assegurar a existência da Terra com a sua biodiversidade de paisagens lindas onde o betão das nossas cidades não chegou ainda!
Lembro-me de um filme que vi chamado : "The day the Earth stood still", com o Keanu Reeves não gostei muito do fime em si mas a mensagem é exactamente a que eu disse à pouco: um E.T vinha de outro planeta para tirar amostras de DNA de todas as espécies da Terra menos do Homem para depois de aniquillar a humanidade (isto é, depois de limpar a Terra) fazerem um repovoamento, pois após de imenso tempo a expiar-nos concluíram que a humanidade não ia conseguir mudar de rumo e que só havia duas alternativas: a Terra ou os Humanos! Por isso iriam destruir a humanidade e depois repovoar a Terra, basicamente o que eu acho que Deus havia de fazer.
Nós não temos legitimiadade nenhuma para acabar com outras formas de vida na Terra apenas porque nos queremos desenvolver (insustentávelmente)! Ainda para mais fazendo-o conscientemente!
Mais não seja nada mais é necessário, a humanidade tem um histórico de genocídios, guerras, artilharia e munições muito sangrento...evoluímos para a era em que carregar num botão pode levar tudo pelos ares, conhecimentos de experiências científicas são usadas para armamentos nucleares e do nada se algum político decidir que vai haver uma Guerra lá vão os soldados, sargentos e companhia matar e nós assistimos a tuda na TV!E pronto...um dia será a última Guerra! Ou então as experiências subatómicas do CERN podem ser assim tão boas que podem levar à explosão da Terra num micro-segundo...a inteligência é ardilosamente perigosa! Ou então sei lá pode ser uma coisa mais dolorosa e quem sabe mais estúpida do tipo poluir a Terra toda, mudar todo o clima global, ficar sem terrenos agrícolas férteis, sem chuvas (só ácidas)...desencadear-mos uma série de fenómenos meteorológicos sem aparente influência nossa (como o Furacão Katrina e outros tantos fenómenos destruidores), morrermos todos à fome e à sede...uma morte mais lenta!
Ou então podemos conseguir arranjar um sentido para isto não sei como não sei aonde certo é que apesar de não sabermos reside em nós todos a esperança de encontrar esse sentido, arranjar alternativas viáveis à nossa existência (energias limpas e o não consumismo) e viver em harmonia com a Terra. Vamos a tempo?
Sem comentários:
Enviar um comentário