domingo, 29 de novembro de 2009

suicídio




Um dos muitos tabus da nossa sociedade é o suicídio, hoje em dia fala-se de tudo muito à vontade: doenças, vícios, terrorismo, sexo...mas o suicídio é um tema marginal a todos que embora patente em muito no nosso dia-a-dia é sempre posto de parte. É um tema tão mas tão constrangedor que preferimos pensar que não existe isso! Exemplos disso é quando o metro ou o o comboio pára de repente, fecham-se as linhas e só nos comunicam: "devido a a problemas técnicos a circulação na linha do metro tal encontram-se temporariamente interrompida". Eu acho que se alguém se atirou mesmo deveríamos ter o direito de o saber, mas isso seria demasiadamente chocante no nosso dia e muitas vezes acreditamos que há problemas técnicos quando na verdade alguém se transformou numa poça de sangue mesmo abaixo dos nossos sapatos.
O suicídio sempre foi algo muito censurado em todas as sociedades humanas em todos os séculos e culturas, na idade média quem se suicidava não tinha direito a uma sepultura, o seu corpo era exposto a apodrecer para demover outras pessoas de cometerem o mesmo acto. A bíblia censura o suicídio, as almas suicidas nunca vão para o Céu pelo menos numa visão cristã...já há extremistas islâmicos( felizmente uma minoria) que acreditam que ao fazerem-se rebentar em prol do seu Deus vão mesmo para o Céu. A pior coisa que há num suicida não é a vontade que ele tem de morrer mas a sua falta de coragem e desejo de não partir só, por isso muitos suicidas são também assassinos.
Mas o suicídio não tem de ser uma coisa necessariamente nefasta na mente de um suicida pois pode ser também a solução a um problema insolúvel, a uma vida cheia de dores e mágoas, pode deixar de ser um acto de desespero para ser um acto de esperança pois ao cometer-se suicídio a pessoa tem esperança de melhorar a sua situação achando qu acabando a sua vida fisicamente acaba toda a sua dor, não voltará a sentir mais nada e pelo menos esse nada que espera será sempre melhor que a dor que sente. A questão é que é isso que essa pessoa espera e não o que possa acontecer...nunca saberá realmente o que irá acontecer mas a esperança do nada fá-la tentar essa hipótese.
Muitas culturas comparam também o suicídio a um homicídio e em alguns países ainda hoje as pessoas que tentam cometer suicídio são presas.
Para muitos é um acto de cobardia cometer suicídio para outros coragem, mas não se sabe ao certo pois quem acha que foi uma cobardia nunca teria coragem de o cometer. Mas cobardia de quê? De enfrentar os seus problemas ou de levar com a sua dor insuportável por tempo indeterminado? Deve solucionar os seus problemas? sim sem dúvida. Mas  por outro lado, alguém pediu para estar aqui? Não ninguém pediu e tem de levar com a vida que lhe apareceu ou esforçar-se por mudá-la mas nunca ninguém será poupado à dor.
Se não morremos hoje, amanhã ou depois um dia iremos morrer então para quê temer? para quê viver com medo de um destino inalterável? para quê desejá-lo antes do tempo?e se não formos nós a pôr-mos um termo a isto será outra coisa qualquer que nos vai levar...ao menos com o suicídio estaremos entregue a nós próprios e não nas mãos de um qualquer assassino ou de uma morte estúpida que acaba assim tudo de repente, tão brutal, tão insensível, tudo tão estúpido!
Dizem que temos uma altura certa para ir, então as pessoas que são assassinadas tinham de ir assim? se sim porquê? E um bebé que foi morto à paulada também tinha de ir assim? Não para mim não há uma altura H as coisas acontecem aleatoriamente, ponto!
Raramente, mas às  vezes até penso que mais sorte do que já estar morto seria nunca ter existido pois isso pouparia imensa dor, imensa confusão, imensa responsabilidade que temos apenas por sermos vivos e conscientes.
Toda a gente tenta esconder o suicídio e a eutanásia, mas são coisas que têm de ser aceites e não censuradas.
 Se temos uma vida miserável, não queremos mais viver, estamos cansados, queremos ir...então quem nos pode impedir?
Aquelas pessoas que estão completamente paralisadas, um que vi na TV só mexia os olhos ele não queria mais viver assim, viver fazia-lhe sofrer...era até desumano deixá-lo viver, até que por compaixão um amigo o desligou da máquina e ele partiu com esperança de a seguir vir aquele nada que faria tudo passar. Essa pessoa que desligou a máquina foi presa e julgada.
Outro exemplo que perguntei a umas pessoas cristãs: "se eu fosse uma cristã do tempo dos romanos numa jaula para servir de alimento a leões na arena do coliseu seria errado eu me suicidar?". Bem, elas disseram-me que sim! Eu pessoalmente preferia matar-me do que me matarem e acho que sofreria muito menos.
 Mas quem é que pode dizer a alguém que tem de viver, como se não pudesse decidir nada sobre ela mesma...se ela sente na pele e não gosta de o sentir vê na morte um nada melhor que a dor... quem lhe pode obrigar a viver?
Mas que fique esclarecido eu sou contra o suicídio, acho que devemos tentar focar-mo -nos sempre mais nas soluções do que nos problemas, tentar ver o lado positivo da vida mas acima de tudo sermos a mudança que queremos ver no mundo, se não gostamos deste mundo devemos unir esforços para o melhorar e não desistir dele...não obstante não condeno as pessoas que cometeram suicídio, no fundo tenho uma profunda pena delas e encho-me de tristeza sempre que alguém decide ir por esse caminho.
 Nenhum de nós quis estar aqui, planeou, sonhou sequer...não há razão para estar não há razão para ir resume-se tudo a uma incompreensão e esperança até no nada...a esperança será mesmo a última coisa a morrer, ela morre connosco.

Sem comentários:

Enviar um comentário