"Enquanto a Ucrânia era invadida pela Rússia, concomitantemente NATO e seus aliados bombardeavam Síria, Somália e Iêmen (os dois últimos figuram entre os países mais miseráveis do planeta). Ao que parece estas nações não fazem jus à solidariedade do mundo, nem aos direitos de soberania e autodeterminação. Seus agressores não sofrem sanções econômicas, linchamento moral ou exclusão dos espaços de convivência internacional. O derramamento de sangue só causa indignação quando é branco e europeu. Quando é periférico, nem tomamos conhecimento. Você não vê atos de xenofobia contra refugiados ucranianos. Aos africanos e árabes fugidos da guerra, é reservada toda sorte de humilhações."
Vi este comentário nas redes sociais , não é da minha autoria mas concordo em absoluto.
A NATO faz quase o mesmo que a Rússia nos países do Médio Oriente que invadiu sob pretexto de luta contra o terrorismo e de destronar ditadores para dar democracia a esses países enquanto vendia armas a rebeldes muitos deles terroristas e lucrava com toda a morte e destruição. Nunca esquecerei que as armas de destruição maciça que Saddam Hussein foi acusado de ter para justificar a invasão nunca foram encontradas e que foi sentenciado à morte sem um julgamento justo, já Kadaffi na Líbia foi assassinado por rebeldes armados até aos dentes com armas dadas e vendidas por países da Nato. Nunca esquecerei todas as mortes e destruição infligida no Médio Oriente, nomeadamente no Afeganistão, tudo em prol da democracia, diziam os iluminados ocidentais para no final, 20 anos depois, as tropas da NATO baterem retirada à pressa deixando um Afeganistão ainda mais pobre entregue aos mesmos talibans que combatiam, deixando estas pessoas entregues à miséria, terrorismo e a uma ditadura que os iluminados ocidentais diziam ter ido combater. O mesmo para todos os soldados da NATO que morreram julgando lutar por uma causa quando não foram mais que carne de canhão num jogo de interesses geopolíticos e económicos...o mesmo que os soldados russos que perecem convencidos de que estão a libertar a Ucrânia.
Seremos nós, europeus melhores que os russos? Quando há países neutros como a Suécia que produzem armas...será que a hipocrisia não nos deveria pesar? Será justo contribuirmos para a miséria, guerra e morte no Médio Oriente e negarmos abrigo a refugiados desses países?
Não, nós somos IGUAIS só com a diferença de que somos livres de pensar e debater ainda...mas quanto à justiça...essa permanece inerte para com os grandes senhores da Guerra.
Somos iguais, igualmente monstros, igualmente hipócritas. Meros peões num jogo de xadrez indocrinados e intoxicados com a nossa própria propaganda.