sábado, 20 de abril de 2013

A solução para a crise do Euro

Afinal a solução para esta confusão toda do Euro pode ser bem mais simples do que se pensa, em vez de se especular em eliminar países do clube do Euro, como a Grécia ou Portugal, porque não ser a Alemanha, a poderosa, perfeita, a sair pelo seu próprio pé e assim escusar-se com as maçadas de ter de ajudar com o seu dinheiro, dos seus contribuintes, os países do sul, como diz a sua propaganda pública bem recebida na Alemanha?
Se os alemães são tão bons tão bons de certo estão até melhor fora do Euro, força nisso, saiam eles.
Esta ideia foi defendida por George Soros, 30º homem mais rico do Mundo!
Soros disse mesmo que a saída da Alemanha do Euro teria um efeito medicinal nas economias periféricas.
Ler mais:
jornal de negocios.
Com a recente emigração forçada de milhares de cidadãos europeus da chamada periferia da Europa (Portugal, Espanha, Itália e Grécia) para a Alemanha se isto continua assim qualquer dia têm de fechar as fronteiras e violar o espaço Shengen, possa ser também que um dia destes, Bruxelas acorde invadida por milhões de europeus com as vidas desfeitas pela austeridade a reividicar o fim da moeda única.
Se isto continua assim que será deste continente onde milhões de licenciados à custa de dinheiros públicos não conseguem arranjar tão pouco o primeiro emprego?
De referir que o desemprego na União Europeia atinge mais de 26 milhões de pessoas, 19 milhões na zona Euro.

"A austeridade já deu provas mais do que suficientes de que não funciona, de que se derrota a si própria e vai contra os mais elementares princípios de justiça consagrados nas constituições democráticas. Não pode ser Portugal, bem como os restantes países da periferia europeia, a pagar pelos resultados de uma união monetária que, na sua actual forma, é disfuncional. Todos são responsáveis por uma construção deficiente do euro, mas há países que beneficiam com ela e outros que têm sido objectivamente prejudicados."  Pedro Nuno Santos jornal i10 de Abril



Posts relacionados:

zona-euro-ou-zona-marco
euro-vantagens-e-desvantagens
Portugal-deve-deixar-zona-euro?
Grecia-fora-do-euro?
BCE explicado como se fosse às crianças
BCE com depósitos recorde
Desunião Europeia
Alemanha e a Europa dos contrastes
Europa-republica-federal-alema
IV Reich