sábado, 28 de maio de 2011

Crise e Especulação



A realidade económica é uma realidade social, a economia de um país reflecte-se nas condições de vida (ou ausência delas) de um país.
Quanto a mim as principais causas desta crise mundial são essencialemente quatro:
1º)corrupção (inclui lavagens de dinheiro, desvios de dinheiro, pouca credibilidade bancária).
2º)especulação.
3º)capitalismo e consumismo desenfreado (o que também leva as pessoas a pedir créditos para comprar coisas que não podem efectivamente pagar).
4º)Limites de crescimento isto é a sobreexploração de recursos naturais da Terra para suportar este estilo de vida moderno, anti-natura, capitalista e destrutivo para além do excesso populacional.


"As empresas globais estão a transformar-se em empresas virtuais. Apesar da melhoria das condições de gestão para o exercício de gestão o mundo empresarial não é imune às consequências das crises inerentes à volatilidade do movimento de capitais.
O que é uma crise? É um aumento de desordem e incerteza do meio de um sistema. A desordem é provocada pelo bloqueio de dispositivos organizacionais nomeadamente reguladores. Crises são sinais de mudança, momentos que requerem decisões. A crise pode ser fonte de progresso ou recessão."
 Fonte: livro "Gestão de Empresas-Princípios Fundamentais" de José Eduardo Carvalho

Quanto á especulação encontrei no livro: "Introdução à Macroeconomia" de Francisco Louçã, João ferreira do Amaral entre outros autores os seguintes esclarecimentos:


O que é a especulação?
Existe um comportamento especulativo sempre que um agente económico compra um determinado activo (seja uma mercadoria seja um título financeiro) com a intenção de o vender posteriormente a um preço superior. O especulador compra activos com a intenção de obter ganhos que mais tarde pode auferir com a venda. Os activos que são objecto de compras e vendas especulativas são principalmente mercadorias não perecíveis, recurosos naturais e títulos.

O que é a Bolsa?
É uma instituição pública, semi-pública ou privada onde se realizam as transaçções de títulos e se estabelecem, consequentemente, pelo jogo da oferta e da procura os valores das cotações dos títulos, cotações essas que são tornadas públicas em cada momento. A enorme maioria das transacções de acções em Bolsa refere-se a transacções especulativas.

Quais as consequências da especulação?
Uma actividade intensa de especulação financeira ou monetária tem normalmente efeitos negativos sobre a actividade económica. Ao aumentar a incerteza a especulação diminui a eficiência, perturbando significativamente a vida das empresas.
Os ganhos da especulação financeira (que são mais publicitados que as perdas) leva muitos investidores a investir em instrumentos especulativos em vez de utilizar os seus recursos no investimento produtivo, o que tem consequências negativas sobre o crescimento económico.
A especulação nada cria apenas transfere riqueza.Portanto, se alguém ganha com a especulação financeira, é porque alguem também perde. Muitas vezes quem ganha nada de útil fez em benefício da sociedade e quem perde é frequentemente quem contribui para o progresso económico da sociedade.
Na actualidade as actividades especulativas em todo o mundo têm excedido o limite do razoável e formam uma das principais causas da grande instabilidade da economia mundial da última década.


Certo é que a pobreza esconde-se por vergonha (por isso pode parecer que não existe) mas a riqueza ostenta-se e basta um cidadão normal sair à rua e contar um sem número de audis, Mercedes e BMW's que vê a desfilar por aí...
Agora sim eu percebo porque em momentos de crise os hotéis de 5 estrelas e restaurantes gourmet ficam cheios, porque os carros topo de gama vendem mais,etc, etc. A riqueza está a ser transferida pois o dinheiro não desapereceu, não foi varrido para debaixo do tapete...e estes cortes que nos querem exigir agora é só mais um barrete que nos querem enfiar de novo, agora que há eleições de novo o povo português devia de se atrever a votar de modo diferente e exigir saber porque temos de pagar esta dívida, quanto ela é exactamente (com os juros extra que os nossos amiguinhos da União Europeia querem que fiquemos não sei quantos anos a pagar) e a quem vamos pagar!!!Eu exijo saber a verdade, mas temo já ter chegado à resposta com um pouco de pesquisa e espírito crítico a ler notícias e a ver os telejornais. A desculpa do: "é a economia estúpido!" comigo não cola, eu sou da geração dos não parvos!

Só em Agosto de 2011 a Bolsa de Lisboa perdeu 45 mil euros por minuto!!! Deitem a mão à consciência e perguntem-se como esta loucura é possível!

Ler mais:
A crise das dívidas soberanas
Lições de Economês
A Economia não existe
A economia é anti-económica
Moeda e função financeira
Capitalismo
Citações de Economia
Corrupção