sexta-feira, 27 de maio de 2011

Capitalismo

"A produção capitalista desenvolve a técnica e a combinação do processo de produção social na condição de esgotar simultaneamente as duas fontes de que deriva a riqueza: o planeta Terra e o trabalhador" Karl Marx (O Capital)


"O economista, seguindo como sempre as teses de Marx, empenhou-se não só na transformação da terra, mas igualmente em desfigurá-la, de tal modo que apenas ele tinha a capacidade de interpretar o seu funcionamento."

"Esta é a primeira grande recessão mundial que enfrentamos depois da queda do marxismo, ou seja, sem discurso alternativo. Pela primeira vez, o capitalismo vê-se obrigado a explicar o fracasso do seu êxito retumbante"


" O capitalismo transportou as pessoas do tangível para o intangível. O seu símbolo, segundo as plavras de Werner Sombart, é o livro de contabilidade : "O seu valor essencial reside no relatório de perdas e lucros". A "economia de aquisição", que até então só tinha sido praticado por criaturas estranhas e místicas como Midas e Creso, passou a ser prática corrente."

"Giammaria escreveu sabiamente em 1774 que a miséria de uma nação corresponde à sua população, e que a sua miséria é equivalente à sua riqueza. Ou seja, se não existirem muitos pobres, não se pode gerar riqueza suficiente. Adam Smith também irá mencionar que os salários mais altos são mais comuns nos países que não são extremamente ricos"

"Com o passar do tempo, a turba de pobres deixou de ser uma praga indesejável para começar a ser encarada como uma benção para qualquer cidade. Os pobres eram o alimento das indústrias, a seiva que colocava à disposição de mundo essa nova extraordinária prosperidade que as colónias e a tecnologia proporcionavem. A sua escravidão era o motor da nova riqueza."

 António Baños Boncompain in " A Economia não existe"

Ler mais:
irracionalidade-do-capitalismo-1
irracionalidade-do-capitalismo-2
irracionalidade-do-capitalismo-3