sábado, 24 de novembro de 2012

Esmagados pelos Juros


"Em 2013 os encargos com a dívida pública vão ascender a 8,6 mil milhões de euros, sem eles, Portugal não teria défice. O montante de juros é superior aos custos de todo o serviço Nacional de saúde e gastos com a educação. Se os juros da dívida fossem reduzidos a metade, estariam encontrados os 4 mil milhões de euros que o governo quer cortar na despesa.
No entanto, com a ajuda do FMI e instituições europeias (Comissão Europeia e BCE), uma coisa é certa: esta solidarieade rende: "em 2012 se retirássemos os juros não haveria défice", diz Bagão Félix
"O velho fantasma de não termos dinheiro para pagar salários não existe, porque o orçamento está equilibrado. O que nos desequilibra neste momento são os juros" diz José Reis, economista.
(lido numa Visão de Novembro)

"Passos e Portas governam , sem qualquer remorso, contra quem trabalha e descontou décadas a fio. Tudo isto porquê e para quê? Para pahgar os juros de uma dívida que o povo português não é responsável. De estádios de futebol do Euro que Cavaco aprovou, dos submarinos do Portas, das PPPs do Sócrates, dos milhões do Alberto João Jardim, do roubo do século do BPN (só aqui mais 5 000 milhões de euros), etc. Só a mobilização de rua pode travar a troika e a direita, exigir a suspensão do pagamento da dívida. Sem esta suspensão não haverá recursos paar dinamizar a agónica economia portuguesa e recuperar centenas de milhares de empregos destruídos". MAS (Movimento Alternativa Socialista)

DESEMPREGO
Antes da troika: 12%
Agora: 16%
DÍVIDA PÚBLICA
Antes da troika: 101% do PIB
Agora: 116% do PIB
DÉFICE
Objectivo para 2012: 4,5%
Défice Alcançado: 6,9%

Posts relacionados:
A dívida portuguesa é uma dívida odiosa
"Estes programas da troika são um disparate!
Andámos a viver acima das nossas possibilidades, agora toca a pagar!
Para os banqueiros são milhões, para o povo só tostões
Austeridade: o suicídio da Europa
O porquê do silêncio sobre a Islândia