terça-feira, 3 de julho de 2012

Crise na Grécia: milhares de cães gatos abandonados por dia em Atenas



Há tempos vi no jornal da SIC uma reportagem desconcertante: com a crise que afunda a Grécia e os gregos (que constituem uma população de 10 milhões de pessoas, 2 milhões das quais atiradas para a miséria mais abjecta sem nenhuma fonte de rendimento nem subsídios estatais), milhares de animais domésticos como os cães e gatos são abandonados só nas ruas da capital, Atenas (ver reportagem: SIC e ler mais em: anda).
Não nos deveria surpreender, afinal há gregos a abandonarem filhos porque não têm como os alimentar e alunos a desmaiarem com fome nas aulas! E há novos sem-abrigo todos os dias a vaguear pelas ruas da Grécia...bem como taxas de suicídio alarmantes, isto tudo num país que quase não tinha suicídios em sem-abrigos.
Mas há ainda mais coisas aterrorizadoras, ao desfolhear a Sábado deparei-me com citações uma delas tirada do Público que era de uma mulher chamada Helena, habitante de Atenas: "Havia muitos cães. Há quem diga que há pessoas a comê-los!". ONDE É UE ISTO VAI PARAR? Os gregos perderam soberania, dignidade e agora nem têm dinheiro para comer e talvez se vejam na situação de terem que comer cães????! Que horror!
Mas enquanto isso, por toda a Europa ecoam vozes contra os gregos "preguiçosos", "aldrabões", "paguem o que devem mas é!" (alguns críticos são até portugueses, que coitados, acham-se diferentes dos gregos) e o drama que este povo sofre é passado ao lado pelos media mainstream e a solidariedade europeia parece não existir mais...enquanto isso o desemprego na Grécia (Portugal e Espanha) atinge máximos históricos, salários são cortados e aumentam-se horas de trabalho....já os perfeitos dos alemães que fazem tudo tão direitinho têm os seus salários aumentados, trabalham menos horas e têm o desemprego recorde mínimo de sempre da história alemã! E entretanto os juros das dívidas dos apelidados pelos imaculados nórdicos "preguiçosos do sul" (Itália, Espanha, Portugal, Grécia) atingem recordes máximos...já a dívida alemã tem os juros mais baixos de sempre, chegando a ter taxas de juro negativas, ou seja, recebem extra por pedirem emprestado! 
Bem onde eu quero mesmo chegar é ao que tenho dito em sucessivos posts: a Alemanha está a fazer um grande negócio com as dívidas dos outros países e não se importa com isso mesmo sabendo que está a destruir a Europa e desunir povos que antes em guerra almejavam a estabilidade, prosperidade e paz! No entanto a Alemanha precisa do Euro pois sem euro o seu desemprego duplica e o seu PIB poderá decrescer à volta dos 10% no entanto é a Alemanha a principal responsável pelo possível colapso do Euro, não a Grécia!
Não nos podemos esquecer do que a História nos ensina porque a História tende a repetir-se quando não aprendemos com os nossos erros!
E a História diz-nos e bem que a Alemanha num espaço de menos de um século com a sua sede de conquista e domínio Europeu devastou a Europa e provocou duas Guerras Mundiais! A mesma Alemanha a quem as suas dívidas foram perdoadas exige agora que os gregos: novos, velhos e até os seus animais de estimação lhes paguem tudo...até à última gota de sangue! Entretanto, à semelhança do bode expiatório dos judeus, apelidam os gregos de preguiçosos, incapazes, aldrabões (quando a dívida grega foi escondida com compadrio alemão e altos dirigentes que trabalhavam para a Goldman Sachs e agora dirigem a Europa)!
Pois é, é essa mesma Alemanha que agora dirige a Europa por força da economia e que retirou aos seus parceiros europeus qualquer soberania ou voto nas matérias: quem manda na Europa de novo é a Alemanha  e isso não pode ser bom, até por razões históricas, é que a História ensina-nos que a dívida e o desemprego carregam o fim dos regimes democráticos, depois a fome e finalmente a Guerra!
Se a Alemanha continua assim então não é tirar-se Portugal ou a Grécia do Euro e da União Europeia mas talvez a Alemanha, foco de conflitos  de arrogância histórica que repetidamente tem mostrado não ser digna nem estar à altura de um projecto europeu!
Posts relacionados:
Alemanha e a Europa dos contrastes
Alemanha hipoteca Europa
Crise grega
Tragédia grega e uma odisseia pela crise europeia
Grécia fora do Euro?
Zona Euro ou Zona Marco?
Estados (des)Unidos da Alemanha
Austeridade é o suicídio da Europa
Somos todos gregos
Pacto de Redenção
Cavalo de Troi(k)a
Berlim quer ocupar Atenas e talvez Lisboa
Eleições na Grécia e sua repercussão na Europa
Assimetrias da zona Euro
Europa Nazi está de volta?
Resposta alemã à crise grega: vendam as vossas ilhas