domingo, 8 de julho de 2012

Enfermeiros a dias





Que vergonha de país! Agora querem pagar aos enfermeiros o mesmo ou até mais baixo que as empregadas de limpeza (há empregadas de limpeza a ganhar 5 ou 6 euros à hora e estes enfermeiros vão ganhar 3,96 euros à hora!) 
Então as pessoas fazem um sacrifício enorme para estudare  pagar os estudos de enfermagem (e não são como uns quantos tipos a cargo da nação que tiraram cursos ao domingo e num ano só) e depois querem cortar no ordenado dos enfermeiros abruptamente! Enfermeiros que ganhavam 700 euros com descontos agora podem ganhar 300 euros por mês com descontos! E muitos trabalham em modo precário a recibos verdes!
Mas a vergonha e revolta ainda é maior, agora não vai ser o Estado a contratar enfemriros para os hospitais, em vez disso, serão empresas que subcontratam enfermeiros e que lhes fornecem aos hospitais! E enquanto os enfermeiros ganharão uma miséria de 554 euros por mês, sem descontos, estas tais empresas de proxenetas de enfermeiros ganharão cerca de 1150 euros por cada enfermeiro que subcontarem!


"Segundo o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), empresas como a E-Sycare e Medical Search, receberão por cada enfermeiro contratado 1151 euros.Guadalupe Simões, da direção do SEP, garante que "as margens de lucro destas sociedades anónimas de que nunca se sabe quem são os verdadeiros donos rondam os 50 a 75 por cento". Fonte Expresso


Então estas tais empresas de subcontratação de enfermeiros de nomes anglo-saxónicos E-Sycare e Medical Search são soceidades anónimas  cujos lucros rondam 50 a 75% (pudera a subcontratar enfermeiros!!!) e ninguém sabe quem são os donos destas empresas? Oh! MAS QUEM SERÃO? Muito provavelmente boys do governo, ex-políticos, amigos, compadres...numa só palavra: chulos e parasitas da nação que estão a enterrar-nos vivos e a destruir o país! Onde isto vai parar? até onde os vamos deixar ir!?
Neste país sinto-me gozada, revoltada enojada e enquanto todos não se sentirem assim e exigirem mudança, enquanto acharem que a corrupção faz parte do sistema, então assim meus caros, não vão deixar de ser um país subdesenvolvido e desigual, o nosso triste fado tem um nome: CORRUPÇÃO! 
Portugal é hoje um país podre, decidam-se se querem tolerar esta escumalha ou livrar-se deles, eu quero livrar-me deles mesmo que tenha de emigrar e contar a todos os estrangeiros a podridão em que isto ficou transformado, sempre que me pedem para falar  de Portugal esqueço as praias e o sol, digo que é um país podre minado de corrupção! deveria ter vergonha? EU? não! os corruptos deveriam, não a têm não é? então possa ser que com publicidade negativa o Mundo fique a saber o nojo que é este país!
Enquanto isso vão fechando mais clínicas, maternidades e hospitais pelo país e dizem-nos que o Estado Social é insustentável! A pouca vergonha, a corrupção, a mentira, os pulhas e os chulos que por aqui abundam, esses sim são insustentáveis! 
O facto de não haver mais dinheiro para a saúde deve-se, não a uma inevitabilidade de uma ameaça de falência do sistema, mas a opções políticas, como por exemplo a canalização de verbas para o BPN.
Entre ter direito à saúde e à educação e sustentar estes pulhas o que você prefere?


Deixo-vos com uma crónica de opinião mordaz e irónica de Ricardo Araújo Pereira, na visão nr 1009:


"Florence Nightingale-a-dias"
"Quando soube que os enfermeiros contratados pela Admnistração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo iriam auferir 3,65 euros à hora, gerou-se alguma indignação "é ofensivamente baixo", disse o sindicato dos enfermeiros; "é um balúrdio!", pensou aquela gente que acha que os salários em Portugal são muito elevados (excepto os dos gestores de topo). Depois dos descontos , cada um destes enfermeiros leva para casa entre 250 euros e 300 euros. Mais do que suficiente para os profissionais que vão a pé para o trabalho, moram num parque de campismo, não têm nenhum apetite, apreciam viver às escuras e desprezam o banho. Aquela ínfima percentagem que desperdiça dinheiro em transportes, renda, alimentação, luz, gás e água é natural que tenham dificuldades. Talvez assim aprendam a abdicar de alguns luxos. 
Esta descida equipara os salários dos enfermeiros ao das empregadas de limpeza. A partir de agora a limpeza e a desinfecção de uma instalação sanitária são remuneradas da mesma forma pois para o Estado o doente não é muito diferente de uma sanita.
[..] De acordo com um responsável do sindicato, um dos problemas é o facto de o Estado contratar serviços de enfermagem a empresas que, por sua vez, subcontratam os enfermeiros. por cada enfermeiro contratado, as empresas recebem 1151 euros. Ser enfermeiro não é especialmente proveitoso, mas contratar enfermeiros, provavelmente pelo que essa actividade tem de empreendedor , inovador e competitivo, paga melhor, por ignorância ou burrice, os enfermeiros preferiram entrar no negócio da enfermagemdedicando-se mesmo à enfermagem, em lugar de se abalançarem ao muito mais rentável proxenetismo de enfermagem. Infelizmente, a Escola Superior não oferece qualquer curso de contratação de enfermeiros. É sempre a mesma coisa: as áreas de estudo com melhores saídas profissionais são sempre ignoradas pela Academia."