sábado, 3 de dezembro de 2011

Dívida do Estado deve-se à corrupção


No passado dia 1 de Dezembro de 2010 (o último feriado da independência de Portugal de Espanha, digo último porque também vai ser cortado de vez...faz parte do pacote de austeridade) li no jornal JN uma notícia super interessante:
"DÍVIDA DO ESTADO É FILHA DA CORRUPÇÃO-Transparência internacional não tem dúvidas
Transparência internacional diz que os países da zona Euro sofrem da crise da dívida em parte devido às falhas das autoridades públicas em combater o suborno e evasão fiscal"
clicar: jn


Bem, é que nem a transparência internacional tem dúvidas,nem eu, aliás nunca tive...e você também não deveria ter. Mas não culpava só a corrupção englobava mais dois aspectos chaves do défice orçamental português: má gestão (quer de dinheiros nacionais quer de fundos europeus) e letargia popular. E nisto, tendo englobado a letargia popular não posso fazer dos portugueses vítimas passivas do sistema porque foi a sua passividade que permitiu que corruptos enchessem-se de dinheiro, desviassem dinheiros públicos, foi essa passividade, não obstante alguns queixumes nos cafés, que aceitou que eles ganhassem pensões chorudas e vitalícias até à morte enquanto a nós nos sobem a idade da reforma até aos 67 anos e no final dão-nos uma reforma miserável por uma vida de trabalho! E claro, foi essa letargia (ou direi antes insanidade mental e/ou masoquismo) que vos levou ano após ano, após ano a votar sempre nos mesmos partidos ou até não votar e deixar que alguém decida por nós. Hei! mas eu não estou a  dizer que os outros pudessem ser melhores, mas só sei que nenhum pode ser pior que estes que estão lá desde o 25 de Abril...para além disso se um político diz que faz isto e depois faz aquilo não devia ser tolerado...as mentiras não deviam ser toleradas...e a partir do momento em que um partido ou presidente é eleito pelo povo porque tem as ideias X e depois é eleito e não as cumpre ou faz tudo ao contrário das razões pelas quais foi eleito...nem devia ser tolerado estar lá, uma vez que não representa quem votou nele.
Mas aqui vão-se aceitando estas coisinhas.
Eu pelo menos sou daquelas pessoas que não aceita (por isso vou emigrar para um país com pouca ou nenhuma corrupção).

E pagar esta dívida consporcada por má gestão pública e corrupção através de medidas de austeridade? Não contem comigo, eu tenciono não pagar nada, aliás vou tentar emigrar para um país com baixos níveis de corrupção tipo Nova Zelândia ou algum país escandinavo porque aqui não me dou bem de todo.
Por isso virem com aquele arzinho imbecil dizer: "FMI e austeridade ou bancarrota!" e fazerem as pessoas amedrontadas por perderem as suas poupanças irem votar nos partidos troikistas (aliás o partido vencedor até fez questão de ir além das medidas da troika...) para mim não faz sentido.
Já é 3ª vez que somos submetidos a "ajuda" externa...já era altura de aprenderem a não cometer os mesmos erros...mas nãoooooooo...como haviam os políticos de se motivar e fazer as coisas bem se votam sempre neles e aceitam que eles vão contra promessas eleitorais?
Eu, os meus pais, os meus avós, os meus amigos, os meus colegas, os meus professores, você e quase toda agente: nos banco só temos a quantia que é nossa por direito...agora com medo que ele desapareça vamos dar ainda mais para capitalizar a banca e os lucros dos banqueiros...hum? por mim não! Se o dinheiro desapareceu alguém o fez desaparecer, vão à procura dos responsáveis...e por favor não votem neles!
Tenho dito!

Deixo-vos com um vídeo de dois comentadores televisivos que estiveram no poder e que asseguram lidaram com casos de transparência duvidosa.
"A corrupção é sempre a transferência de bens colectivos para a mão de alguns portanto está-se a enriquecer escandalosamente e obscenamente alguns à custa da pobreza generalizada da sociedade  portanto a corrupção é ela própria uma fonte de crise."
Depois vêm-me o Sr Passos Coelho dizer que só saímos da crise empobrecendo...ele é outro lobo em pele de coelho a servir os interesses dos amigos corruptos e toda a máfia política.
Também se observa um silêncio generalizado do Sr. Presidente da República porque não tem ele uma palavra a dizer sobre isto?
O BPN é uma de muitas histórias por contar e esclarecer, e o sr PR deve saber com certeza visto ser amigo de todos os dirigentes do banco que também foram amigos e camaradas dele do PSD.
Só digo realmente uma coisa: a crise vai aumentando mesmo à medida que nos calamos por isso acho que já vai começando a ser altura de mudar isto! que venha uma revolução outra vez, mas desta vez sem pactuarmos com mentirosos e sofistas no poder.
Ler mais no semanário Sol

Post relacionado:Relatório Internacional anti-corrupção arrasa classe política portuguesa