quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

EDP: O negócio da China

Pois é, os 21% de acções do estado Português na EDP (Energias de Portugal) foram vendidas a uma empresa chinesa, que é como quem diz, ao Estado Chinês, por 2,7 mil milhões de euros, o maior valor oferecido na disputa pelos alemães, brasileiros e chineses.
A EDP é uma das maiores empresas em Portugal, que investe em energias renováveis e limpas, é uma empresa que dava lucro (1 bilião de euros por ano sendo os lucros distribuídos por todos os accionistas, sendo o Estado português o maior accionista de todos) aliás os chineses já começaram a lucrar 3,6 milhões de euros diários só com a EDP!
Entendem o que isto quer dizer ou não? abdicámos de mais uma fonte de receitas!
A privatização da EDP foi parte das exigências da troika (que é o real governante do país neste momento), mas a seguir há mais privatizações exigidas entre as quais a REN (Rede de Distribuição de Energia), que os chineses também estão interessados em comprar. Se os chineses conseguirem comprar mais acções da EDP (como já deixaram claro que querem fazer) e se comprarem mais a REN então ficam como o monopólio da energia em Portugal, e aí estamos totalmente energeticamente dependentes do Estado ditatorial chinês... e um país sem energia sem energia pára completamente! Não obstante o nosso país já estar parado há muito tempo, analisando o consumo energético diário verifica-se que o maior consumo dá-se de noite...quando as pessoas estão a ver TV..ou seja isto mostra um país com uma capacidade produtiva liquidada em que não há indústria!
Se a energia já estava tão cara agora com os chineses não esperem que fique melhor: o Estado chinês quer lucros, e sem concorrência de outras empresas de energia (inexistentes em Portugal) podem fazer o preço que bem entenderem!
Não obstante lembro-me de o ano passado o meu coordenador de curso ter dito numa aula (de seu nome energias renováveis, mas que era quanto a mim não era energias renováveis nem aqui nem na China) que: "a energia está estupidamente barata", isto porque achava que a energia estava mesmo barata e por isso devia ser mais cara pelo seu valor e para as pessoas não desperdiçarem tanto (quanto a não se desperdiçar concordo em absoluto). Digamos que estupidamente barata só se for para a carteira dele....
Mas há muitas razões que motivam a compra dos chineses: a EDP é uma empresa com forte representação no Mundo, especialmente no Brasil e até EUA. Comprar a EDP é só mais uma forma de entrar nos mercados europeus, brasileiros e americanos...e assim controlá-los!
 O Estado português investiu tanto na EDP, ter uma empresa de energia é muito importante e ferramenta importante para fomentar a nossa independência energética do exterior. Uma empresa de energia com parte activa do Estado é também uma forma de soberania e independência nacional...mas o que é mais curioso é que alienou-se a empresa de energia do domínio português para entregar assim ao domínio público chinês!
Conclusão: estão-nos a cavar a própria sepultura, e nós despreocupadamente deixamos-nos levar alheios a tudo, ou então submissos.
Esta decisão foi tomada sem que o estado real, isto é os contribuintes: os portugueses tivessem uma palavra sequer a dizer, sem referendos e a agravar sem manifestações anti-privatização. O que se passa? Ninguém quer saber? Não têm noção da gravidade do problema?
Uma democracia real não é isto! Embora cada um possa pensar, escrever e dizer o que pensa os governantes continuam a tomar decisões contra as pessoas e contra o país fazendo ouvidos moucos a protestos (os poucos que há) e ao bom senso. Em troca de quê? (acho que todos sabemos....)
Mas aí está a privatização da EDP fazia parte da agenda da troika, que é quem manda sem ser eleito, mas que é representado pelos partidos que estão no poder (PSD e CDS) e pelo ex-partido no poder (PS). A solução era aceitar a dita "ajuda"a bancarrota e assim os  portugueses amedrontados votaram troika. E os partidos anti-troika seriam melhores (BE, PCP)? não! uma vez que se recusaram a negociar seja o que for com a troika e fizeram porta-estandarte da sua campanha "renegociar da dívida". Resumindo: uma cambada de oportunistas e mentirosos.
E os media que fizeram na campanha? cobriram todas as intervenções dos politiqueiros e fizeram imensos debates, dizendo o que um disse do outro e o outro daquele...mas falar da questão fundamental: o que é o FMI? quanto vamos pagar? a quem vamos pagar? porque vamos pagar? como chegámos a esta situação? quais as exigências da troika?
Disse ouviu-se pouco, ou mesmo nada!
As pessoas estão cansadas e não acreditam em nada...e eu tenho que lhes dar alguma razão. Mas não podemos resignar-mo-nos nem esperar que o Governo solucione alguma coisa, afinal eles não fazem mais nada senão arranjar-nos problemas! A iniciativa vai ter que partir de nós mesmos!

Mas voltando ao assunto do post: vender a EDP logo à China, que é uma ditadura sem respeito pelos direitos humanos e pelos direitos dos animais! A China onde a liberdade de expressão é proibida e o Estado controla tudo: TV's, jornais...até a internet! E em termos ambientais? a China não assinou o protocolo de Quioto (e recusa-se a fazê-lo enquanto os EUA não assinarem também). Que sentido faz vender uma empresa que por norma investe em energias renováveis a um dos países mais poluidores do Mundo que continua a consumir toneladas de carvão e construiu a maior barragem do Mundo deslocando um milhão de pessoas sem qualquer indemnização? Para terem noção daquela ditadura, um activista que contestava a construção da tal barragem e deu o seu parecer a uma estação de TV alemã foi alvo de violência brutal tendo ficado paraplégico!
É a esta empresa chinesa (que como todas as outras não é privada é pública, pertence à República Popular da China) que vamos vender a nossa energia positiva???

Ao ver as notícias hoje de manhã ainda achei piada ao chinês da empresa dizer que gostava de ter os portugueses na Direcção, mas que isso tinha de ser discutido com o governo, e eu pensei durante alguns segundos (poucos): "hã! o que é que o Governo chinês tem a ver com isso?". Tipo, o governo controla as empresas todas, aquilo é uma ditadura, e como é comunista, é tudo do Estado, e o que diz respeito ao Estado, diz respeito ao Governo.
Ridículo! Vamos ficar sujeitos aos caprichos dos chineses que não haja dúvida souberam fazer um grande negócio da China!
A EDP é uma empresa estratégica sem concorrência em Portugal, o que faz com que todas as nossas indústrias e vida quotidiana fiquem em parte dependentes da decisão dos chineses...e do que já deu para ver dos chineses, eles não se vão ficar pelos 21% de certeza que vão tentar comprar mais acções da empresa até a monopolizarem! Aliás vejam só eles até os bancos portugueses querem comprar (banca-chineses-querem-bcp).

Estou profundamente desconfiada e preocupada com esta venda, até porque a EDP começou (mesmo antes de ser vendida aos chineses) a construir uma barragem no rio Douro, património Mundial da UNESCO que poderá deixar de o ser. Vejam bem, com o estado português lá a obra foi para a frente, agora imaginem estes chineses que mandam espancar activistas ambientais e desalojam 1 milhão de pessoas, inundam cidades e património arqueológico sem o menor problema!

São este tipo de coisas que me revoltam nos portugueses, deixarem-se ser (des)governados por imbecis!

Mas agora há mais: as nomeações para a nova EDP, tudo ex-políticos do PSD, até o antigo patrão do PM Passos Coelho foi contratado! Ou seja jobs for the boys (coisa que o PSD criticava no PS):empregos para os amigos políticos, uns dos quais o Sr. Catroga ex-ministro das finanças que aufere de uma reforma milionária de ex-político paga pela CGDA (Caixa Geral de Aposentações) e que não contente lá se conseguiu infiltrar no esquema da EDP e vai ganhar 50 mil euros por ano, isto tudo mais a tal reforma de 9000 euros pagos pelo Estado português!!!
De referir que o tal sr Catroga foi também um dos negociadores da troika...e que grande negócio foi para ele a venda da EDP! Não é de admirar vê-lo todo risonho inchado de presunção a brindar com os chineses.
Portanto estes indivíduos, muitos deles ex-políticos, não fizeram mais senão roubar o país e meter o nosso dinheiro ao bolso deles inventando os mais diversos esquemas, neste caso decidiram vender uma empresa importantíssima para os portugueses e o futuro da energia só para encherem ainda mais os bolsos.
Vocês vão brincando mas podem crer que isto vai acabar...e não fala muito.

Ler mais:
catroga-em-cargo-milionario
macaquinhos do chinês

A opinião do PAN:PAN-comunicado-sobre-a-venda-de-parte-da-edp-a-uma-empresa-chinesa
Opinião do BE: venda-da-edp