sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Na Grécia e em Portugal alunos passam fome

aluno grego do secundário exibe cartaz em frente à escola a dizer que tem fome


Com a crise e medidas de austeridade extremas que estão a ser levadas a cabo na Grécia, há alunos a desmaiarem na escola com fome e alguns casos de desnutrição. Há famílias inteiras até que levam dias sem comer!
Isto é realmente preocupante, o próximo passo, a ser dado (esperemos que não) é haver mortes por fome! E transpondo-se este limite não há mais austeridade que possa ser aplicada...mas os alemães acham que ainda é pouco e lá vão sugando os pobres gregos que têm de pagar a dívida mais os impostos astronómicos do BCE (Banco Central Europeu)...resta saber até quando! Metade da dívida foi perdoada, mas com juros altíssimos daquela maneira creio que continua ainda a ser bom negócio esta dívida soberana da Grécia.
Verdade seja dita, é sabido que os gregos não conseguem pagar tal dívida, com tais juros e nesse curto espaço de tempo.
Isto preocupa-me, não só porque me choca haver crianças a desmaiar com fome mas porque fiz o paralelismo com Portugal...nós que liquidamos a nossa capacidade produtiva, nós que aceitámos regimes de quotas de pesca e agricultura injustos da UE que nos prejudicam, nós que compramos tudo o que vem de fora...o que significa, que caso haja uma saída repentina do Euro da nossa parte, nem teríamos como alimentar a nossa população, só comprando aos países lá de fora...mas como a nossa moeda (escudo) valeria muito menos que o Euro, comprar tais produtos seria muito muito mais caro. Ou seja uma tragédia!
Assim continuamos reféns de uma dívida de má gestão e governação.
Pagar dívida? Não vejo como seremos capazes visto ainda não ter ouvido por parte dos governantes medidas de crescimento económico como aposta em produção nacional, renegociação do nosso regime de pescas (se a Costa é nossa nós devíamos de poder pescar nela ou não??)...só se ouve cortes, cortes e mais cortes...nitidamente um assalto onde nos estão a encostar a um beco sem saída.
Só há duas formas de escravizar um povo: ou pela Guerra ou pela dívida...os alemães e companhia desta vez optaram pela dívida, e nós enquanto estivermos calados também.
Espero só não chegarmos à mesma situação que os gregos.

Ler: grecia-alunos-desmaiam-na-escola-com-fome


Mas infelizmente aqui em Portugal já chegámos a este ponto de os alunos passarem os dias com fome nas escolas, onde a única refeição quente é a do refeitório...
Agora a citação do "CUSTE O QUE CUSTAR" de Passos Coelho ecoa na minha mente...
Ver e ler: sociedade/escola-alunos-fome-leite


E também: CUSTE O QUE CUSTAR
«Executar esse memorando de entendimento não resulta de uma espécie de obrigação pesada que se cumpre apenas para ter a noção de dever cumprido. Há algum grau de identificação importante entre aquilo que é a opinião da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional e que é a nossa convicção do que é preciso fazer. Eu nunca desistirei de cumprir o programa que outros negociaram para Portugal e que os portugueses merecem que seja bem executado» Passos Coelho


Ou até citando de novo Passos Coelho: "só vamos sair da crise empobrecendo" (ler: passos-coelho-so-vamos-sair-da-crise-empobrecendo).
Não consigo dizer mais nada...