terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Portugal: campeão da desigualdade social


-Portugal é, entre as economias europeias, o país que tem diferenças mais acentuadas.
-Estudo da OCDE diz que 20% dos portugueses mais ricos têm rendimentos seis vezes maiores que 20% dos mais pobres.
-Fosso entre pobres e ricos cada vez maior.
-Portugal é o 6º país mais desigual do mundo desenvolvido a seguir de Israel, EUA, Turquia, Chile e México (por ordem crescente do menos desigual dos seis para o mais desigual).

No jornal metro de 6 de Dezembro:

"Portugal continua a ser um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido, com um fosso acentuado na distribuição de rendimentos, e o mais desigual entre as economias europeias, segundo a OCDE.
De acordo com o estudo "Divided We Stand: Why Inequality Keeps Rising" da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento (OCDE), o fosso entre ricos e pobres atingiu o nível mais elevado dos últimos 30 anos.
Portugal continua a ser um dos países mais desiguais do mundo desenvolvido, em que os 20% mais ricos têm rendimentos seis vezes superiores (6.1) aos 20% dos mais pobres.
Nos últimos anos, o rendimento dos que menos ganham subiu em Portugal, em média, 3.6% ao ano, acima da subida de 1,1% registada nos rendimentos dos que mais têm. Em média, na OCDE, o fosso entre ricos e pobres é menos acentuado (5,5 vezes).
Nos últimos anos, este fosso também cresceu nos países tradicionalmente mais igualitários como por exemplo a Suécia, a Alemanha e a Dinamarca.
Excepções: ao contrário da tendência na OCDE, os rendimentos dos portugueses mais pobres têm crescido mais acima dos que mais têm. Estudo demonstra que Portugal é um dos países onde as transferências em dinheiro e em prestações de serviços públicos, como a educação e saúde, revelam capacidade de atenuar o hiato entre os mais pobres e os mais ricos, com reduções superiores a 35%, 10 pontos percentuais acima do resultado médio das políticas sociais na OCDE".

ler mais: Portugal 6º país mais desigual do Mundo (Jornal de Negócios)
http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013/09/12/portugal-arrisca-ser-um-dos-paises-mais-desiguais-do-mundo