terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Que Futuro?


A faculdade parece concentrar-se na preparação agressivo mercado de trabalho onde seremos escravos do sistema de hierarquias em que só sobrevive o mais apto, o melhor, o mais rico...ou o que tem uma melhor cunha.O ambiente de faculdade, para mim, senão é de letargia é agressivo, por isso mesmo, eu decidi afastar-me por completo de tudo o que envolva faculdade e todas as pessoas que fazem parte dela, a palavra certa é só uma: saturação. Estou farta de ouvir falarem do futuro como ter um emprego, pagar impostos e empréstimos ao banco e o quanto vou sofrer quando entrar no mercado de trabalho (e se entrar no mercado de trabalho!)...sabem o que é futuro para mim? a preservação do planeta Terra, do seu clima e da sua natureza e um futuro justo e ecológico para todos...estou-me pouco importando em seguir o rumo deprimente e normal de toda a gente. Mas será que só pensam na sua vidinha? e é que para ainda mais a sua vidinha é deprimente!
Pois é, uma colega minha disse-me que hoje que uma professora de mestrado tinha dito aos alunos que eles nem imaginavam a quantidade de cursos em energias e ambiente que havia agora por todo o lado e que agora tínhamos de lutar contra toda essa competitividade agressiva de mercado...isto é, colegas que também estudam energias. Isso é mau, pergunto? Eu acho que quanto mais cursos de ambiente e tecnologias novas aparecerem melhor, quanto mais gente interessada em fazer algo de bom pelo ambiente melhor!!! Será mais importante pensarmos em termos cada um bons ordenados, bons carros, que nos chamem professor doutor antes do nome, que tenhamos uma situação económica/ financeira/ social de respeito...isto é o tal sucesso que tanto insistem que se deva atingir? será mais importante encher a cabeça dos jovens com preocupações de como pagarão os seus empréstimos ao banco, os seus impostos, etc, etc...
Mas será que para esta gente o ambiente é só uma mera oportunidade de mercado? Não haverá no espírito destes professores a real questão: "Salvar o Ambiente!"?
Parece que não!
E da parte dos alunos?
Bem, desses, talvez ainda menos, parece que vivem no mundo da Lua e seguem tudo à risca das opiniões dos professores...eu não lhes dou muito crédito, só sei que não aprendi nada lá de útil nem irei aprender, quase tudo o que eu sei (e até é alguma coisa) é através de pesquisa pessoal.
Lembro-me de dizer a um aluno muito bom do meu curso que Portugal era pioneiro em energias das marés e mostrei-lhe a informação nos media, pensei que era uma boa notícia e ele responde "f***-se! quanto acabar o curso já não vai haver trabalho para mim já descobriram tudo!".
Curiosamente a tal colega que referi antes uma vez referiu-se a falar só comigo aos colegas que estavam no mesmo anfiteatro lotado que nós da seguinte maneira: "se esta merda toda entra para o mercado de trabalho não sei...". Para já referiu-se aos colegas como merda sim, e depois mostrou preocupação por serem tantos e que seria difícil entrar no mercado de trabalho...está aí colegas são competição...isso já eu tinha percebido há algum tempo. Mas como não quero competir, faço os possíveis para que me deixem em paz, sozinha na minha onda, o truque que uso é o mesmo que Einstein usava para o deixarem em paz: um pouco de rudeza, é o ideal.
Aqui se vê a espécie humana: cada um por si...e isso não é a cooperação que o planeta precisa para se salvar da aniquilação por parte destes humanóides ridículos e egoístas. A Terra precisa que os países todos percebam que o que importa é salvar o Planeta e deixem-se de se preocupar somente em como ter uma economia mais rica e competitiva...esta postura pode ditar a aniquilação global, e pelo menos eu, gostava imenso que tal não acontecesse...

Deixo-vos com estes seguintes factos:

George Manbiot no jornal do Reino Unido The Guardian relatou a partir de um comício de Clima em Copenhaga:
"Em voz baixa em público, mas de forma sonora em privado, os climatólogos por toda a parte andam a dizer a mesma coisa: "Está tudo acabado! Os anos em que mais de 2ºC de aquecimento global podiam ter sido evitados já passaram, tendo as oportunidades sido desperdiçadas pela negação e atraso. Dadas as trajectórias actuais seremos sortudos se ficarmos pelas 4ºC. A mitigação (limitar a poluição dos gases de efeito de estufa) falhou; agora temos de nos adoptar àquilo que a natureza nos trouxer se pudermos".

Os níveis de oceanos podem aumentar a uma média de 1,8 a 4,8 m até 2100.
Na Antárctida, 1/2 da gigantesca plataforma de gelo Wilkins já começou a quebrar, terá desaparecido dentro de poucos anos.

Nas montanhas mais altas dos Himalaias, glaciares com milhares de anos desapareceram na última década causando falhas de água a centenas de milhões de pessoas na Ásia.

Para evitarmos os 6º que mudariam por completo o Mundo exterminando toda a vida na Terra e a civilização humana teremos de fazer cair as emissões de dióxido de carbono das actuais 385 partes por milhão (ppm) para 350 ppm...e todos os dias as emissões aumentam mais e mais...