quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Barragem de Belo Monte foi para a frente! Urgente salvar Xingu!




Foi hoje que ao acompanhar a página do facebook de "Xingu Vivo" tive a confirmação que as obras de Belo Monte, que consiste na construção de uma barragem gigante com elevados prejuízos ambientais numa zona protegida da Amazónia: rio Xingú e Volta Grande. Reservas naturais que estavam protegidas não fosse a endémica corrupção no Brasil dar um jeito do IBAMA, um instituto que teoricamente protege a natureza, decidir retirar o estatuto de área protegida a essa região: vários dirigentes do IBAMA se demitiram pois não queriam destituir Xingu de área protegida, mas vem que há sempre alguém que se vende...para além de que este assunto foi abafado pelos media e os dirigentes do IBAMA que se demitiram, talvez pressionados por forças obscuras do poder, ficaram em silêncio. A própria Dilma Roussef, presidente do Brasil, ignorou os milhares de brasileiros que se indignaram com este procedimento corrupto e criminoso, houve uma petição da Avaaz com apoio maciço de todo o mundo, mas pelos vistos foi ignorado. Numa entrega de prémios de ciência uma jovem que recebeu o prémio das mãos de Dilma ia com os braços escritos: "Salve Xingu" e com riscas tribais na cara fazendo alusão aos índios, quando a jovem se vira para Dilma e pede para ela parar Belo Monte e salvar Xingu, Dilma terá respondido: "ah tá!".
A energia produzida pela tal barragem vai destruir o ecossistema do rio Xingu, que era reserva natural,  escorraçar índios e populações de suas terras e vai acabar com a natureza: quer flora quer fauna naquele lugar tão belo.
Que vergonha Brasil! Que falta de respeito para com a Natureza e com os seus antepassados! Sim porque o único verdadeiro brasileiro é o índio e tem direito a viver em paz nas suas terras e a ser respeitado pelos brasileiros que invadiram e pilharam as suas terras ao longo dos anos. Como é possível ainda haver brasileiros a culpar os portugueses pela chacina de índios se agora permitem que sejam eliminados de vez os poucos que restam? por favor parem de culpar os portugueses por tudo de mau que aconteceu aí, porque pelos vistos não estão a ver o que se está a passar agora...ou não querem saber...devemos aprender com a História...e os portugueses por piores que tenham sido não mataram os índios nem exterminaram de vez as suas culturas como fizeram os espanhóis aos incas e maias e os americanos, esses sim que mataram todos os índios e ainda fizeram filmes a vangloriarem-se desse feito, os chamados westerns...
Se na altura dos descobrimentos, a escravatura e colonização era uma realidade aceite esta nova chacina ao índio do século XXI é um anacronismo intolerável...os índios não podem viver sem as suas terras que sempre cuidaram, amaram e respeitaram.
O que se está aí a passar é um escândalo de corrupção e uma tremenda falta de respeito pela natureza e origens do Brasil...
Espero dos brasileiros uma resposta massiva à altura, pois eles têm mais influência do que qualquer outro povo, no entanto espero da comunidade internacional fortes atitudes contra este crime ecológico...
A maioria dos brasileiros pode até estar contra Belo Monte mas tem de se mostrar mesmo contra...até pode haver muita gente poderosa por detrás disso, e até interesses internacionais mas eles são algumas centenas, ou até milhares...brasileiros são 180 milhões: façam-se ouvir!

Estou absolutamente chocada disto ter ido para a frente!
Não deixa de ser irónico a quantidade de recursos gastos na procura de vida alienígena enquanto aqui se vai destruindo a vida na Terra...torço que Xingu continue respladescendo de vida.

BRASIL! REVOLTA SOCIAL CONTRA CORRUPÇÃO JÁ!