terça-feira, 31 de janeiro de 2012

sem-abrigos julgados por furtar chocolates e champôs em supermercado



Vergonha!
Um sem abrigo foi condenado a pagar uma multa de 250 euros por tentar furtar um champô e um polvo de um hipermercado e outro sem abrigo que foi apanhado a roubar seis chocolates num supermercado pode ter que pagar uma multa ou até apanhar pena de prisão até 3 anos de prisão!!!

"As custas do processo-crime, suportadas pelo Estado Português, podem chegar às centenas de euros. No caso específico do sem-abrigo, os custos são ainda mais elevados pelo facto de o homem não possuir residência para onde possam ser enviadas notificações. De cada vez que é necessário notificar o homem, a Polícia de Segurança Pública (PSP) tem de percorrer as ruas da cidade do Porto, tentando localizá-lo, para fazer a notificação pessoalmente. Para que fosse constituído arguido, por exemplo, foi necessário proceder à sua detenção. Além disso, é necessário pagar os honorários do advogado oficioso, além das custas habituais que decorrem do avanço do processo. No total, este caso pode custar ao estado várias centenas de euros, quando o valor dos artigos furtados (que foram devolvidos na altura) não chegou a atingir os 15 euros. "

O Estado vai mesmo perder tempo e dinheiro com estes casos? Bem como submeter estas pessoas a tamanha injustiça?

 Mas que justiça é esta em Portugal? em vez de darem condições de vida aos sem abrigo que também são pessoas com direito a uma vida digna persseguem quem nada tem...em vez dos verdadeiros criminosos que levam bancos à falência e fazem desaparecer milhões de poupanças de famílias, já para não falar de desvios de dinheiros públicos...onde estão esses criminosos? estão desaparecidos, em casa, em postos políticos ou em tachos públicos a mamar vários milhares de euros!!! É essa a recompensa pelo gamanço colossal de contas públicas e poupanças privadas?

Não há-de tardar o dia em que essa escumalha política e seus companheiros espalhados por cargos públicos influentes sejam escorraçados de vez do panorama governamental português...não pensem que vão poder continuar a fazer tudo o que querem porque não vão!

http://www.publico.pt/Sociedade/qualquer-furto-nas-lojas-lidl-desencadeia-uma-queixacrime-1520177

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/ultima-hora/sem-abrigo-multado-em-250-euros-por-roubar-polvo-e-champo