terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Máfia Chinesa vem a Portugal roubar cobre



Bem, então já não bastava a China ter comprado a participação do Estado português na EDP, e agora também querer comprar a 40% da REN (Redes Energéticas Nacionais) para além de manifestar interesse em continuar a comprar mais acções na EDP...podendo chegar a ter o monopólio energético em Portugal...agora também vêm para cá máfia chinesa roubar cobre para levar para a China...aonde é que isto vai parar??? sinceramente vender a EDP ao estado chinês foi um mau presságio, mas isto agora da máfia chinesa é um ultraje!!!

O jornal, Correio da Manhã, noticiou ontem:

"Em 2011 houve 10 mil ataques a postes de alta e média tensão o que representa milhões de prejuízos para a economia nacional tendo deixado algumas localidades sem telefone, internet e até água. Na zona industrial de Penicheempresas chegaram mesmo a parar no verão passado devido a falhas de energia provocadas pelo furto de um poste de transformação.
A GNR apreendeu 300das 500 toneladas furtadas em 2001, o país asiático foi destino de 200 toneladas.
A maioria do cobre foi recuperado de sucateiras-sendo que das 700 existentes em Portugal, apenas 90 estavam legalizadas...as outras negoceiam diretamente com redes chineses que têm vários elementos organizados em Portugal para assegurar as transacções para o seu país, principal destino do cobre. As 200 toneladas de cobre roubadas para a China renderam 1,6 milhões de euros-o cobre roubado é vendido a 8 euros o kg. Como já foi dito, os empresários chineses são os principais importadores de cobre roubado e o transporte até à China faz-se por via terrestre de Portugal para Espanha ou Itália e seguidamente por via marítima em contentores com a carga a ser registada com o nome de outros produtos.
Se os intermediários ganham milhões com este crime, no caso do ladrão o furto de 100 metros de cobre pode render apenas 500 euros.
As principais empresas portuguesas vão somando largos prejuízos com o desaparecimento de postos de transformação de cabos elétricos, só a EDP(ironicamente (ou então não) agora também, em parte, pertencente à China) perdeu 24,4 milhões de euros desde 2008 em resultado de 7670 furtos; a REFER somou um prejuízo de de 2,6 milhões de euros só nos últimos anos e a PT  também vai somando perdas significativas."

Se continuarmos a vender Portugal aos chineses o mais certo é ficarmos às escuras...