sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Pingo Amargo


Pois é a empresa Jerónimo Martins, dos hipermercados Pingo Doce ,um dos maiores importadores de Portugal,  deslocalizou a empresa de Portugal para a Holanda, onde vai pagar menos impostos. Parece que não são só os portugueses como indivíduos que estão em massa a seguir o conselho do Primeiro Ministro de emigrarem, agora os capitais também estão a emigrar.
 Mas a par do Pingo Doce há outras empresas  portuguesas também têm sede na Holanda onde pagam lá os seus impostos como a EDP, a ZON, a Brisa, a Mota-Engil, a Sonae, entre outras.
 É uma evasão fiscal legal mas eu e os portugueses também temos muita pena de também não pagarmos os nossos impostos nas Seyschelles ou pôr o nosso dinheiro seguro em offshores e paraísos fiscais em vez de ficarmos na miséria se algum dos bancos geridos por esses grandes gestores falir!
Pois é nós também não gostamos que o IVA tenha aumentado em quase tudo, até bens alimentares,  até à taxa máxima de 23%, também não achamos grande piada a pagar SCUTS, as estradas que já estavam pagas e agora vão voltar a ser pagas, as portagens da Ponte 25 de Abril, uma obra do tempo do Salazar que já está mais que paga, não gostamos de pagar mais impostos municipais (IMI), nem mais impostos de circulação para poder andar de carro, pagar mais de passe e tarifas de transportes, taxas moderadoras na saúde (até mandar um e-mail ao médico vai custar 3 euros) etc, etc, etc mais todos os novos impostos que o Estado se vai lembrar de nos cobrar.
Esta é grande empresa importadora de tantos produtos o que por sua vez intensificou o nosso défice comercial e que como todas as outras grandes empresas são as mais protegidas pelo Estado pagando comparativamente poucos impostos no que se refere a pequenas e médias empresas. Ou seja estas grandes empresas já contribuíam para pouca % do PIB nacional, que se passa? achavam que ainda pagavam muito? não querem pagar nada?
É indecente que a Jerónimo Martins facture mais de 8 mil milhões de euros anuais mas recuse-se a contribuir para o país que lhes dá os lucros!
E depois vêm-nos falar de sacrifícios, que todos temos de fazer um esforço pelo país, quando são precisamente os mais ricos que são os que menos contribuem ...
Quem ficará cá para aguentar isto? é triste ver pessoas a dizerem que querem emigrar porque já não conseguem viver aqui, trabalham para pagar as contas e as dívidas enquanto vemos os políticos, os ex-políticos, os banqueiros e os grandes capitalistas a viver na maior sem contribuir um tusto para a nação!
Sou uma pessoa interventiva, tento fazer a minha parte na resolução dos problemas, digo aos meus pais o que penso mas a maior parte das vezes eles não querem saber, tento falar com as pessoas de fora de casa é a mesma letargia e falta de argumentação ou até de raciocínio crítico...estas atitudes irritam-me. Por exemplo, digo aos meus pais para irmos à praça e eles vão ao continente  (da Sonae), ao pingo doce (Jerónimo Martins) e ao Lidl ( empresa alemã)! Sinceramente já lhes avisei que devemos consumir o que é português e ajudar as pequenas e médias empresas mas eles não me ligam nenhuma, como ainda não tenho rendimentos (e por este andar nem devo vir a ter) não posso ser eu a comprar nada! Ter de lidar com pessoas assim ,especialmente da família, é frustrante demais...assim como posso sentir-me parte da mudança e incitar as pessoas a fazer o mesmo?
Mas continuando com a desmobilização das empresas, eu acho que como forma de protesto era mesmo boa ideia boicotarmos produtos do pingo doce especialmente os importados! Mas que raiva! temos um clima tão bom para quê ir comprar maçãs, laranjas e outras frutas que há no nosso clima à Espanha, França, etc? Uma vez no Pingo Doce tentei comprar fruta mas não consegui, era tudo estrangeiro, até romãs de Israel!
Escavacaram o país de todo os ladrões de fora e os dentro, apostem comigo que se o vinho pudesse ser produzido em estufas alemãs a Alemanha através da UE até pagaria aos portugueses para não produzirem (e eles por ingenuidade ou por o custo de produção ser superior ao de lucro com a carga fiscal altíssima e preços super baratos que só os Hipermercados fazem iam aceitar claro...e depois nós iríamos comprar esses produtos importados)...mas pelo menos o vinho não dá porque o nosso clima é único e dos poucos propício à sua produção...mas quem diz vinho diz verduras e frutas...todas as que podemos produzir neste clima e não produzimos nem compramos a quem as produz!
O que era mesmo bem feito era todos os portugueses começarem a boicotar produtos estrangeiros quando há produtos nacionais como alternativa, falo até por mim, os meus pais têm um bom rendimento então para quê comprar fruta estrangeira quando há portuguesa só para poupar uns cêntimos? É que o barato sai caro e já estamos a pagar essa dívida que também se deve a uma importação excessiva o que causa o tal défice na balança comercial!
O Pingo Doce tem como slogan: "sabe bem pagar tão pouco"...sem dúvida que eles pagam muito pouco: de salários aos funcionários e até de impostos!


 Post relacionado: Dia 1 de Maio ainda é feriado?