quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

China: megapotência mundial


Napoleão Bonaparte sabia do que falava quando disse: "quando a China despertar o Mundo vai tremer"
Com a entrada para a OMC (Organização Mundial de Comércio) a China passou a ser a fábrica do Mundo e viu as suas reservas  cambiais aumentarem de 200 mil milhões de dólares pra 3 biliões,  sendo 1/3 desse valor dívida pública americana.
O gigante asiático converteu-se no maior banqueiro mundial  e num actor indispensável à resolução de praticamente todas as crises internacionais. esta emergência pacífica  representa uma mudança de paradigma para a qual muitos não estavam preparados e que tem despertado múltiplas inquietações. os capitais da China infiltram-se em tudo o que é sítio e essa é uma tendência que veio para ficar.
Muito recentemente a China destronou a Alemanha em 2009 e hoje é o maior exportador mundial o que levou a superavtis comerciais e permitiu grandes reservas de divisas. nenhum país tem mais dólares armazenados, sobretudo sob a forma de títulos da dívida dos EUA e ultrapassa já todas as reservas somadas da UE, Japão e Rússia. No entanto, segundo um estudo da consultoria Mckinsey, a Europa ainda controla 30% dos mercados financeiros globais enquanto a China se fica pelos 8%.
A seguir aos EUA, a China é o maior consumidor de ouro negro: o petróleo que usa provem 50% do médio oriente e África (30%) sobretudo de Angola...assim se percebe a preocupação geostratégica da China com o mundo islâmico e no espaço lusófono (antes de comprar a EDP a China já tinha comprado 30% da Galp no Brasil).
A verdade é que os chineses têm dinheiro enquanto os demais países acumulam défices, dívidas e crescimentos anémicos. No entanto na China 700 milhões de pessoas vivem com menos de 1 euro por dia. Já para não falar que a China é uma ditadura comunista em que tudo está sob domínio do estado, os media são todos alvos de censura e manipulação inclusive a internet é censurada na China.
O nobel da economia Robert Fogel acredita que a China vai crescer a um ritmo médio anual de 8% até 2040, data em que passará a deter 40% do PIB mundial e os seus habitantes vão ter endimentos per capita dez vezes superiores aos europeus.
O estudo de um relatório da European Council of foreign relations diz que a China se está a aproveitar de situações precárias em Portugal, Espanha, Itália e Grécia . Estes 4 países representam 30% do total das aplicações chinesas na Europa. Outro alerta dado por um documento the scramble for Europe (a corrida pela Europa) prende-se com a consequência desta entrada de dinheiro que os 27 estados membros da UE podem vir a pagar em matéria de direitos humanos, ambiente e até de regras de boa governação.

fonte: Visão (Janeiro 2012): "Como a China nos quer comprar"

Uma revista Visão (do mês de Fevereiro de 2012) dá diz que 224 mil milhões é o défice da balança comercial dos EUA com a China

Ora bem a China cresceu exponencialmente através da escravatura, os chineses recebiam e recebem ainda tão pouco e trabalham tantas horas sem se queixarem nadinha que aquilo fica quase de graça...para os grandes empresário...por isso é que fica mais barato fazer qualquer porcaria na China e fazer as mercadorias viajarem milhares de km para os vender: é muito mais rentável fabricar tudo na China por causa disso, bem como pelo facto de os empregados serem tão obedientes que nem fazem greves, aliás nem há sindicatos...já para não falar em liberdade de expressão, e quem diz liberdade de expressão engloba muitas mais liberdades. Para além de que as regulamentações ambientais na China são quase nulas ou mesmo inexistentes...o que sai muito mais barato ao investidor crápula sem escrúpulos.
Por isso mesmo imensas empresas europeias, canadianas e americanas desmobilizaram a sua produção para a China, mas com o objectivo de continuar a vender os seus produtos na Europa e na América. Afinal se um empresário pode dar-se ao luxo de escravizar legalmente um empregado e poluir o ambiente a seu belo prazer economizando imenso dinheiro para quê ficar na América ou na Europa a pagar ordenados justos aos trabalhadores? mais os  impostos, subsídios de férias e natal (como acontece/ia em Portugal) e mais a imposição de cumprir as regulamentações ambientais adequadas?
Por isso é que as empresas mudaram-se para a China e agora as nossas fábricas aqui fecharam e os nossos trabalhadores ficaram no desemprego. Fácil de perceber não?
É incrível como ficou mais rentável para os grandes empresários vender coisas feitas do outro lado do Mundo! Tudo porque a escravidão moderna passou a ser encarada como natural e até um mal necessário ao desenvolvimento de países menos industrializados e pobres como China, Índia, Bangladesh, Indonesia, Vietname etc inclusive escravatura infantil. E nós todos vamos fazendo vista grossa como senão tivéssemos nada a ver com isso e continuamos a pagar somas avultadas pelos ténis e roupa de marca feita nesses países por escravos modernos. Assim o empresário lucrou imensamente mais: mantém o preço do produto mas reduz substancialmente o preço de produção. Às tantas vai-se a ver e o custo de produção é mais o custo de transporte pois aqueles trabalhadores miseráveis (alguns dos quais crianças) só lhes pagam o necessário para não morrer à fome ou então prometem não lhes balear.
Mas também há coisas ridiculamente baratas vendidas aqui produzidas nesses sítios, já cheguei ver malas a 2,5 euros!
Já para não falar que li num jornal a notícia de uma fábrica de telemóveis na China onde os trabalhadores só tinham tempo para dormir e trabalhar, moravam na fábrica, trabalhavam quase todo o dia, sem nenhuma folga nem fins de semana...alguns não aguentavam a pressão e suicidavam-se então puseram grades nas janelas da fábrica para as pessoas não se atirarem mais.
Mas qual será o interesse da China em escravizar o seu povo?
Certamente não será escravizá-los indefinidamente até porque está uma classe média a crescer, por isso creio que isto foi só uma forma de atrair todo o volume de negócios mundial para a China...a partir daqui a China poderá deter todas as patentes de tecnologias industriais mundiais...e aí meus caros, o mundo passará a ser literalmente todo deles.
Neste caso não teremos nada: as nossas tecnologias estarão fora do nosso alcance e seremos nós sim, depois, os escravos dos chineses.
Como se isto não bastasse agora a forma mais descarada de dominar o Mundo pela economia é comprar empresas públicas de outros estados...empresas essas que passam a ser de domínio chinês. Aqui vamos tendo uma amostra do esquema como a venda da EDP em Portugal, Galp no Brasil e interesse na compra da REN em Portugal já para não falar nos bancos portugueses...mais alguma coisa?
Mas não é só Portugal que China anda a comprar aos retalhos, é o mundo todo literalmente.
O exemplo de Angola, país que se diz comunista, houve um acordo entre Angola e a China e o que se viu depois foi que Angola ficou infestada de chineses que construíam cidades em tempo recorde enquanto os angolanos ficavam desempregados a verem outros construírem o seu país...e os angolanos emigrados em Portugal também ficavam a ver navios já que aqui a construção civil já deu o que tinha a dar. Vejam só até empregos às pessoas no próprio país os chineses conseguem abocanhar!
Para além disso a China é um país com ligações diplomáticas à Coreia do Norte e Irão que como sabemos são inimigos do Mundo acima de tudo pelo seu desrespeito pelos direitos humanos e dos animais bem como serem ditaduras...já o Irão e Coreia do Norte são confessos detentores de arsenal nuclear e a sua posse de tal mortífera tecnologia faz literalmente o Mundo tremer.
A partir do momento em que a China anda a comprar dívidas de Estados, bancos de Estados, empresas e patentes tecnológicas...não há dúvida alguma que o seu real interesse é controlar tudo e todos...e eu creio que isso não será benéfico.
Por isso proponho boicote geral a produtos chineses (se bem que é quase impossível) e exigir dos governos que as nossas empresas regressem onde estavam senão vão à falência porque não lhes compramos nada...mas isto precisava de uma aderência brutal e as pessoas continuam a não querer saber...
Ainda me lembro este ano de ouvir dizer nas notícias que " China quer comprar dívida pública portuguesa". De início fiquei em choque perguntei a um conhecido meu a análise que ele fazia disto e ele disse: " basicamente deve significar que são donos de Portugal".
Infelizmente parece não andar longe da verdade...

"A China é um mercado hipócrita que é concorrência desleal, fabricados com mão de obra escrava, que o Ocidente tanto se insurge, mas cinicamente apoia, em nome do lucro."

mais: made-in-china