quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Facebook dos políticos

O PM passos Coelho mentiu aos portugueses quando dizia que não cortava nos subsídios de Natal e férias (aliás disse-o no dia das Mentiras, dia 1 de Abril) e aplicou esses cortes que não estavam implícitos no memorando da troika: sendo mais troikista que a troika e depois desejando Bom Natal, o que se pode esperar de um povo traído? revolta...virtual mas sentida




Brutal! Agora ando viciada em ler as páginas de facebook de políticos, especialmente daqueles que fazem de maus da fita (isto é os que estão no poder porque a bem dizer não há bons nem maus há só péssimos naquele grande teatro cujo palco é o parlamento). Já tinha ido cuscar o facebook do Cavaco Silva porque no programa de TV "Estado de Graça" fartam-se de gozar com o Presidente a dizer que ele é um viciado no facebook, e foi engraçado ver os comentários mais frontais, directos e de "bota-abaixo" para com os políticos, confesso que fiquei chocada e até incomodada e contra comentários mais ofensivos.
Mas poça aquilo é um linxamento popular!
Hoje foi a vez de testar o facebook do 1º Ministro Pedro Passos Coelho, até deu para eu comentar sem pôr like na página e tudo!
Acho fantástica esta interacção democrática completamente livre entre o eleitorado e os eleitos...só tenho pena de quando acaba a altura das eleições se virem contra quem os elegeu e por mais liberdade de expressão que haja, e mais coisas erradas que saibamos que se fazem nada mude! 
No entanto Portugal é completamente livre de opiniões e isso é absolutamente fantástico! Que pensariam os governos chineses e norte-coreanos ou até americanos de um povo que fala assim para os políticos? íamos ser todos presos e perseguidos! Por isso para mim Portugal continua a ser fantástico em termos de liberdade.
O Primeiro Ministro, Pedro Passos Coelho, deixou uma mensagem no facebook de boas festas aos portugueses aquando da quadra natalícia (isto depois de ter ido muito além das medidas da troika e ter decidido cortar o subsídio de férias e de Natal aos portugueses...que os usavam para pagar dívidas e não propriamente para ir de férias ou comprar prendas). A sua mensagem de boas festas recebeu centenas de comentários ousados e destemidos e com fundamento mas também alguns muito insultuosos e ofensivos que só espelham uma revolta desmedida (mesmo que tenham razão para se sentirem assim) mas que não mostram nem argumentação alguma (do género chamar nomes como corno,idiota, camelo, filho da p****...e coisas piores), admira-me os assessores ou quem gere a página não apagar algumas citações excessivas e mal-educadas (vá lá até o facebook dos Homens da Luta tem moderação de linguagem). Só posso dizer que isto é liberdade de expressão ao mais alto nível e que por isso acho mal comentários insultuosos sem fundamento.
Mas depois disto tudo como ainda pude achar que estava a passar das marcas quando dizia certas coisas sobre políticos no meu blogue? Nada bate o que li hoje!
Aqui estão alguns exemplos de comentários de cidadãos indignados:


"Palhaço, mas qual Natal?Sabes lá tu o que dizes, tanto estudo tanto diploma e so te vejo é duas orelhas de burro e palas nos olhos, em ti e aos teus bons amigos que se sentam ao teu lado no Parlamento!Ganha vergonha nessa cara e emigra tu, nao fazes ideia do que é não ter Natal, casa, emprego, comida na mesa e tudo por tua causa palhaço!Continua a ajudar os teus amigos, os patrões e os empresários para garantires a tua reforma!Mas a tua sorte é nao haver coragem da parte dos portugueses pra te virarem a casa de pernas pro ar e assumir Portugal!"

"Somos governados por parasitas asquerosos do povo!"

"Neste tempo em que sacaste uma tolerância de ponto aos portugueses no NATAL,os deputados só vão trabalhar dia 3 de Janeiro de 2012 !!!!!!Vai-te lixar pá !!!!!!!!!!!!!!!!!!"

"Olhe, sr 1º ministro, você e os seus amigos Srs ladrões, ao aprovarem esta lei, é isto que acontece : 2 meses de renda em atraso ? - rua.
Mas: 2 meses de ordenados em atraso ? Não conta??
Onde devia cortar, carros, ordenados de políticos, subsídios, tudo mais, não corta. Quem trabalha, paga e ainda trabalha mais. Pudera, se no fundo de desemprego muitas vezes se ganha mais do que a trabalhar...
E agora, gostava de saber: dizer às pessoas para emigrar é digno de um PM?"

"Tenha coragem, seja justo e tome medidas não basedas em interesses judiciais, empresariais, jobbs for de boys agora laranjas.. Dê o exemplo começnado por cima, corte em deputados, em assessores, ministérios, carros topos de gama, viagens ao estrangeiro, despesas de representação entre outras. "

"gostava de lhe perguntar se não sentiu um pouco de vergonha com as conclusões do relatorio europeu que diz ser Portugal o pais que tomou as medidas mais drasticas para os pobres em defesa dos ricos"

"O Povo esta desiludido consigo, muito mesmo. faço-lhe uma APELO: SEJA UM POLITICO DIFERENTE DE TUDO O QUE CONHECEMOS."

"OS POLÍTICOS NÃO TEM ÉTICA, VERGONHA, DECÊNCIA, MORAL, SÃO UM BANDO DE ESCUMALHA CORRUPTOS DE PREDADORES COMO AVES DE RAPINA SEMPRE A VOAR SOBRE OS POVO DEBILITADO PELOS ABUSOS DELES ESPERANDO OS MAIS DÉBEIS PARA DEVORAR SUA CARNE E OSSOS. POLÍTICOS SÃO AS PIORES ESPÉCIES DE SERES HUMANOS, ISSO DANDO A ELES DEMASIADO CREDITO PORQUE NEM ACHO QUE ESTAS COISAS SEJAM HUMANAS!!!!!!!!!!!!"

"É doloroso ouvir um parasita como você pedir ainda mais sangue,suor e lágrimas ao povo para engordar a sua corja. Você é um nojo."

"Ainda vem desejar bom natal e ano novo!! só pode estar a gozar com a nossa cara. Não tem pingo de vergonha... o sr sabe por acaso o que significa a palavra solidariedade? de certeza que para si significa encher o saco com uma mesa farta á nossa custa. Sr 1º ministro poupe-nos das suas agressões"

"deixa o pais na merda nao ten algum respeito por nada ainda bem que nao esta ai por mim seu maldito"

"Sr primeiro ministro ,uma treta este filho da pppppp "
"cuspir-te na cara é pouco seu chulo!"

"CAMELO"

"DEMITA-SE"

"EMIGRE"

mas a mensagem que mais tocou foi:
"por favor senhor Ministro, eu amo o meu país, a cultura, as pessoas, etc... não me obrigue a emigrar, eu quero ajudar o país em que nasci e não fugir daqui... O meu lugar é aqui em Portugal. "

O melhor comentário que li na página do Sr. Primeiro Ministro aquando da sua mensagem de boas festas foi esta adaptação de um verso dos Lusíadas:

"As sarnas de barões todos inchados
Eleitos pela plebe lusitana
Que agora se encontram instalados
Fazendo aquilo que lhes dá na gana
Nos seus poleiros bem engalanados,
Mais do que permite a decência humana,
Olvidam-se de quanto proclamaram
Em campanhas com que nos enganaram!

E também as jogadas habilidosas
Daqueles tais que foram dilatando
Contas bancárias ignominiosas,
Do Minho ao Algarve tudo devastando,
Guardam para si as coisas valiosas.
Desprezam quem de fome vai chorando!
Gritando levarei, se tiver arte,
Esta falta de vergonha a toda a parte!

Falem da crise grega todo o ano!
E das aflições que à Europa deram;
Calem-se aqueles que por engano.
Votaram no refugo que elegeram!
Que a mim mete-me nojo o peito ufano
De crápulas que só enriqueceram
Com a prática de trafulhice tanta
Que andarem à solta só me espanta.

E vós, ninfas do Douro onde eu nado
Por quem sempre senti carinho ardente
Não me deixeis agora abandonado
E concedei engenho à minha mente,
De modo a que possa, convosco ao lado,
Desmascarar de forma eloquente
Aqueles que já têm no seu gene
A besta horrível do poder perene!"