segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Mensagem de Ano Novo do Presidente da República





Ler: chegamos-a-uma-situacao-explosiva
O sr presidente da República fez uma comunicação ao país aquando do Ano Novo. Eu ouvi umas partes do que ele disse na TV e não é que ele diz que "todos somos responsáveis!". 
Que lata que ele tem! Que vergonha de presidente da República!
Ele que foi amigo dos trafulhas que faliram o BPN e transferiram o banco para o Estado estando agora a ser pago por dinheiros públicos todo o dinheiro que foi saqueado por aqueles trafulhas que estão em casa confortáveis de pulseira electrónica ou então fugiram. E o que o povo fez? elegeu o Sr. Cavaco outra vez o ano passado!
Portugal é um dos países mais desiguais do mundo, com pessoas a viverem com ordenados de miséria de 400 euros, e é tudo caríssimo! Até na Alemanha as coisas são mais baratas.
Outra questão, não é só de agora, os portugueses sempre pagaram muitos impostos, comparáveis quase como a países nórdicos onde todos os cidadãos têm acesso a educação e saúde pública e de qualidade.
Conheci uma pessoa que fez Erasmus na Finlândia e disse que comentou com os colegas finlandeses: "Vocês aqui têm muito mais benefícios que nós!", ao que os finlandeses perguntaram quanto pagávamos de impostos e o português respondeu: "à volta de 30% , 40%" e os finlandeses surpresos exclamaram: "nós também!". Ah pois é então onde está a diferença? é que o dinheiro dos contribuintes nos países nórdicos é usado para melhorar a vida dos contribuintes e aqui o dinheiro dos contribuintes é para pagar a chulos (e falo assim sem pejo nenhum). Sim, só chulos acumulam reformas múltiplas por sucessivos cargos públicos, reformas essas milionárias cada uma...e claro tudo pago pelo povo que andou a viver acima das suas possibilidades e agora esta situação é toda inevitável não é?
Os governantes estão a saquear o país: há anos que liquidaram a nossa capacidade produtiva a mando da UE, e agora até vendem empresas que davam lucro a Estados estrangeiros como o estado chinês (refiro-me à venda da EDP) e continuam a saquear tudo o que podem e nós calmamente nos deixamos levar.
Eu pessoalmente, não consigo acreditar nos políticos portugueses, e acho que fazem-nos muita falta pessoas decentes e com princípios porque há muita gente que para subir na vida se mete na política e passam a vida a fazer favorzinhos uns aos outros.
Dá-me nojo ver esta gente a (des)governar o meu país.
Mas que moral tem o Sr Cavaco Silva para dizer isto?
O jornal Diário de Notícias fez uma investigação sobre as contas do Palácio de Belém e descobriu que por dia a presidência da República custa 45 mil euros ao Estado, ou seja 16 milhões de euros por ano (163 vezes mais do que custava a presidência de Ramalho Eanes), isto é, 1,5 euros a cada português. 
Esse dinheiro é usado para pagar o ordenado do Cavaco mas para sustentar também os seus 12 assessores e 24 consultores, bem como do restante pessoal.
A juntar a todas estas despesas, há ainda cerca de 1 milhão de euros de dinheiro dos contribuintes que todos os anos serve para pagar pensões e benefícios a antigos presidentes.
Os 16 milhões de euros que são gastos anualmente pela Presidência da República colocam assim cavaco Silva entre os chefes de Estado que gastam mais em toda a Europa gastando o dobro do Rei Juan Carlos de Espanha (8 milhões de euros por ano) sendo apenas ultrapassado pelo presidente francês, Nicolas Sarkozy /(112 milhões de euros) e pela Rainha de Inglaterra Isabel II que custa 46,6 milhões de euros anuais.


Todos sabemos que o sr presidente tem uma página do facebook e lá ele também escreveu a sua mensagem de boas festas e os comentários das pessoas foram ousados adorei ler coisas como: "demita-se", "emigre","bom ano novo só se for para si", "A certeza que eu tenho, é que fomos todos (mais uma vez)enganados, se não traídos, por politiqueiros que só querem protagonismo. ", "Pela minha parte não sei como é que o Sr. presidente teve o favor de se dirigir ao povo PORTUGUÊS dessa maneira, com (boas festas) se os sacrifícios são sempre para os mesmos."

Fiquei contente por as pessoas todas se revoltarem assim publicamente e cara a cara com o Governo. Ainda me lembro de o meu tio, que se diz de esquerda mas não o é de certeza, me ter dito que se eu dissesse o que penso cara a cara ao presidente ia presa...ena pá então as pessoas que não tinham de ir presas...milhões de portugueses!


Por isso como é o Sr Aníbal cavaco Silva tem a cara podre de dizer que "os sacrifícios são para ser 'distribuídos' por todos os portugueses"????


É de facto vergonhoso!


Para concluir termino com um excerto da crónica de Ricardo Araújo pereira na Revista Visão (uma de Janeiro de 2012) na crónica "A boca do inferno":
As dificuldades difíceis de 2012
"Cavaco Silva pode ser um robot...todos os anos o presidente da república revela os resultados da análise exaustiva que fez a portugal e comunica a todos que, na sua opinião, estes são tempos difíceis. Numa altura em que se fala tanto de corte de custos , Cavaco sugere, com o seu discurso, que a figura do presidente pode ser substiutída por um gravador: de 5 em 5 anos os cidadãos votariam na marca de pilhas a colocar no aparelho  e no primeiro dia de cada ano a maquineta anunciava as dificuldades difíceis , sem cobrar salário nem auferir reforma. E ainda dizem que Cavaco não aponta caminhos  e soluçõess"


Mais peripécias de Cavaco: