quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Favelas



.
██ 0-10%
██ 10-20%
██ 20-30%
██ 30-40%
██ 40-50%
██ 50-60%

Esta imagem foi retirada da wikipedia  e é um mapa-mundi que representa a proproção de população urbana de cada país que vive em favelas e diz que quanto mais tons escuros o país estiver mais população vive em favelas. Conclui-se como já era sabido que a maior parte da população mundial a viver em favelas vive em África (especialmente Sudão, Chade e Etiópia) curiosamente na África do Sul há muitas pessoas a viver em favelas mas a Líbia antes de ser bombardeada pela NATO estava a tons cinzento pois tinha um elevado índice de desenvolvimento humano(IDH), muitas favelas existem também na  Ásia (China, Índia, Paquistão) e claro a América Latina (México, Peru, Equador, Bolívia e em menor grau Brasil e Argentina). Os tons cinzentos são os que têm menos pessoas a viver nessas condições desumanas e isto é na Europa, EUA, Austrália, Rússia mas também Norte de África (Mauritânia, Argélia e LÍBIA).
E a wikipedia diz mais do que toda a gente já sabe:
"De acordo com a agência das Nações UnidasUN-HABITAT, 26,4% da população urbana brasileira vive em favelas.
Entretanto, um relatório da Organização das Nações Unidas, divulgado em 2010, relativo aos dez anos anteriores, apontou que o Brasil reduziu sua população favelizada em 16% nesse período, o que representa que cerca de 10,4 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas.
Apesar de favelas serem menos comuns em países desenvolvidos, existem algumas cidades que sofrem com o aparecimento desse tipo de assentamento humano."

No filme "Tropa de Elite" é dito que só o Rio de Janeiro tem 700 favelas!Anteriormente controladas por gangues mafiosos de cartéis de droga hoje a maioria pacificada vê-se a braços com o controle de milícias (policias corruptos) que continuam a explorar as populações .


Felizmente cada vez mais pessoas no Brasil estão a sair do limiar da pobreza e a classe média intensifica-se. Num país tão grande comparável ao tamanho da Europa nunca percebi porque as pessoas se amontoavam em bairros de lata minúsculos com tanta terra fértil fora e apesar de ter pesquisado sobre os sem-terra continuo sem perceber como isso é possível.


"As favelas no Brasil são consideradas como uma consequência da má distribuição de renda e do défice habitacional no país. A migração da população rural para o espaço urbano em busca de trabalho, nem sempre bem remunerado, aliada à histórica dificuldade do poder público em criar políticas habitacionais adequadas, são fatores que têm levado ao crescimento dos domicílios em favelas."




Não é preciso ser um expert em sociologia o Brasil é o melhor exemplo mediático de como e porquê isto acontece: as pessoas são esquecidas pela sociedade sem direito à saúde, água potável, luz constroem barraquinhas nos morros para viver, não têm emprego ou são exploradas...os morros tornam-se grandes demais, geram cidades controladas pelos donos do morro, os seus habitantes então dedicam-se à principal indústria: tráfico de droga, armas, pessoas ...no fim já não há lei lá porque o país os esqueceu.
É dificílimo lidar com este flagelo social, diversos filmes e documentários já o mostraram e até os políticos mais bem intencionados reconheceram a gravidade da situação.
██ 60-70%
██ 70-80%
██ 80-90%
██ 90-100%
██ Sem dados