sábado, 21 de janeiro de 2012

Cavaco Silva está falido: as suas reformas nem chegam para pagar as suas despesas!!!




E não é que quando penso que já ouvi os políticos dizerem as maiores barbaridades eles me surpreendem?
Pois é Cavaco Silva em princípio vai receber os subsídios de férias e de natal do Banco Portugal (organismo público???) como os restantes funcionários e ex-funcionários, apesar de isto roçar a tal inconstitucionalidade que muitas vezes Cavaco apregoa visto que quem ganha 600 euros ou mais e é funcionário público verá os seus subsídios roubados. No entanto, a explicação de hoje aos jornalistas que Cavaco deu foi a de que ainda não sabia bem quanto ia receber, mas  que ia ser coisa pouca...nem dá para as despesas. Ora bem, Cavaco Silva recebe 10 mil euros de pensões (1300 euros da reforma de professor e 8700 euros de reforma do Banco de Portugal) mais 2900 euros de despesas de representação!!!!  Não dá para pagar as suas despesas? então aplique as medidas de austeridade necessárias nos seus orçamentos privados...medidas de austeridade como dizem aos portugueses para fazerem: para apertarem o cinto, que temos de empobrecer para o país andar para a frente...então custa ou não custa? se vive acima das suas possibilidades trate de aplicar os tais cortes que o Governo impinge aos portugueses! E já agora que raio de despesas é que você tem se ainda por cima lhe pagam 2900 euros só para despesas ao serviço!
Mas depois não é que o senhor ainda veio dizer que é muito poupadinho!!! Já para não falar de que a Presidência do Sr. Cavaco Silva nos custa mais do que alimentar a corja da corte espanhola (Presidência portuguesa: 16 milhões de euros anuais, corte espanhola: 12 milhões).
Haja limites para a indecência! Num país cada vez mais minado por desigualdades sociais em que cerca de um milhão de pensionistas recebe à volta de 300 euros, 400 euros de reforma por mês, como é que este senhor, nosso Presidente da República, vem por este meio lamentar-se da sua reforma miserável???! Haja limites para a indecência!
Claro que a revolta se fez sentir de imediato: o facebook do PR foi invadido por mensagens de cidadãos indignados, muitos até recorreram à ironia perguntando-lhe o seu NIB para poderem ajudá-lo a pagar as dívidas, há uma petição pública a pedir a demissão do PR( demissão do PR)e hoje de manhã TODOS os jornais caiam impiedosamente sob declarações do PR.
O PR pareceu, quanto a mim, estar-se a fazer de coitadinho e aquela justificação acho-a completamente ofensiva. Mas ele até tem razão afinal de todos os cavaquistas, isto é amiguinhos de partido que ele benefeciou, ele se calhar foi o que menos benefeciou tadinho. Cavaco argumenta que não ganha ordenado como presidente da República (cerca de 6000 euros por mês), na verdade ele teve de decidir entre ter o ordenado como PR ou receber dinheiro das pensões: uma de professor e outra de ministro.
Eu comprei um jornal, o i e os jornalistas seguiram o conselho de Cavaco e foram investigar os seus rendimentos.
Agora pasmem-se:
-Cavaco ganha de pensões 1300 euros anuais da CGDA por ter sido professor e 8700 euros de pensão por 30 anos de serviço técnico no Banco de Portugal...o que prefaz 10 000euros mensais ou seja 140 000 euros anuais.
-2900 euros mensais para despesas de representação.
-Na declaração de rendimentos entregue ao Tribunal Constitucional em 2009 e 2010, Cavaco inscreveu
também depósitos a prazo e aplicações financeiras no valor de meio milhão de euros (500 000  euros!!!!!!!!!!).
-Os rendimentos obtidos com investimento em bolsa valeram ao chefe de Estado a quantia de 280 mil euros, com acções do BPI, do BCP, do Jerónimo Martins e da Brisa entre outros!!!


Deixo-vos com uma crónica de  António Ribeiro Ferreira no editorial do i de 21 de Janeiro:

Obviamente Senhor Presidente

"as crises servem para muitas coisas, até para descobrir as pessoas, o seu carácter e a forma como estão na vida. A natureza humana revela-se sempre nestas alturas, no pior e no melhor.
Um comandante medíocre, cobarde, nunca é o último a abandonar o navio[..].
Portugal está a afundar-se. Por erros e crimes praticados por muitos políticos e pelas suas atitudes políticas erradas e nada transparentes. E por opções ideológicas ultrapassadas baseadas num Estado obeso, no investimento público e na presença fortíssima do Estado nos negócios e na economia. E por empresários que só sobrevivem num mercado condicionado, sem concorrência a sério, encostados ao Estado e aos políticos do poder. [...]
A economia está e estará em recessão, centenas de milhares de portugueses sem trabalho e metade dos desempregados não recebem qualquer subsídio do Estado. A fome é uma realidade para muitas famílias e já nem as câmaras nem as instituições de solidariedade social têm meios suficientes para ajudar quem caiu, de um momento para o outro, na miséria.
Muitos cidadãos sem trabalho, qualificado ou sem formação, optam pela emigração para África, o Brasil e a Europa ou mesmo o golfo Pérsico. Os salários de quem ainda trabalha estão a ser cortados, os horários aumentam e muitas famílias, mesmo com empregos, têm dificuldades em honrar os seus compromissos mensais. Pois bem. É por isso que as pessoas se revoltam legitimamente quando ouvem falar em salários de 45 mil euros por mês na EDP. É por isso que as pessoas não compreendem que os sacrifícios nunca atinjam a sério os mais privilegiados. E é por isso também que não se pode aceitar que o Presidente da República diga aos portugueses que não consegue viver com 10 mil euros por mês. As afirmações de Cavaco Silva são um insulto a milhões de portugueses. As queixas do chefe de Estado são indignas do cargo que ocupa e devem merecer o repúdio de quem tem um pingo de vergonha na cara e conhece a forma como muitas famílias estão a lutar pela sobrevivência com pensões miseráveis e salários do terceiro mundo. O Presidente da República tem repetido vezes sem fim que há limites para os sacrifícios. Mas também é verdade que há limites para a indecência. E neste mês de Janeiro de 2012, um dos piores anos na história do Portugal democrático, importa lembrar a Cavaco Silva que as suas palavras deixaram de ter qualquer significado e que as suas funções, para as quais foi legitimamente eleito por sufrágio directo e universal dos cidadãos, estão gravemente prejudicadas, mesmo feridas de morte, a partir de hoje."

sábia citação de Ricardo Araújo Pereira que elegeu Cavaco Silva como pior político português:
Fica aqui a declaração do presidente, ver para crer:
Mais sobre o caso: na revista Sábado de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro em:
 "Tudo sobre o fabuloso património de Cavaco"
"Ao longo dos anos, juntou mais de 760 mil euros e possui um património imobiliário valioso. Mas queixa-se que o dinheiro não chega para todas as suas despesas.
[..]Depois de fazer os cálculos, percebe-se que afinal o Presidente queixou-se que 8 mil euros líquidos não lhe chegavam para fazer face às despesas mensais. Sem saber se perderia o subsídio de férias e de Natal da sua reforma do Banco de Portugal (os subsídios totalizaram cerca de 16 mil euros anuais...), teria, talvez de recorrer às poupanças[..]O Presidente da República também não o disse, mas esses aforros representam mais de 760 mil euros, que estão declarados no Tribunal Constitucional em contas à ordem, depósitos a prazo, planos poupança reforma e obrigações - isto fora o valor investido em 101.970 acções em 10 empresas portuguesas cotadas. Se ainda assim precisasse de dinheiro, Cavaco Silva poderia ainda recorre ao seu património imobiliário [..]No Algarve, a sua casa de Verão...tem um valor patrimonial de 199.460 euros...a nova casa tem três pisos, seis quartos, seis casas de banho, piscina e um terreno com 1.600 m^2...e acesso restrito.
[..]Cavaco até abdicou do vencimento bruto de 6.523 euros fixado para o PR - mas apenas porque, tendo de optar entre salário e reformas, preferiu as pensões, que têm um valor superior. 
Desde o início da carreira política, o professor de Finanças Públicas construiu a imagem com base no mito do homem austero do povo, filho modesto de Boliqueime, que subiu na vida a pulso.A narrativa funcionou. Até agora. Amigos e ex-colaboradores de Cavaco, que conhecem o estilo de vida da família, têm alguma dificuldade em perceber como lhe faltará a verba para o fim do mês. O PR declarou no Tribunal Constitucional ter recebido 141,5 mil euros em pensões em 2010. A este montante acrescem os 2.900 euros mensais que continua a receber por despesas de representação da Presidência. Assim, no fim de cada mês, Cavaco Silva ganha um pouco mais de 8000 euros líquidos, segundo os cálculos do fiscalista Paulino Brilhante Santos para a SÁBADO - um salário que multiplica por 10 o valor médio em Portugal.
Os Presidentes da República têm tudo pago: carro oficial, alimentação no palácio, deslocações, comunicações e saúde."

Se a declaração sobre as reformas foi polémica, talvez pior ainda tenha sido a justificação que o PR deu tentando explicar o que quis mesmo dizer: 
"Apenas quis ilustrar, com o meu exemplo, que acompanho a situação a que chegam ao meu conhecimento de cidadãos que atravessam dificuldades e para as quais tenho chamado a atenção em diversas intervenções públicas".

O QUÊ??? Com isto o PR quis mostrar-se preocupado com os portugueses e dizer-lhes que também já está a sentir dificuldades???? O meu avô trabalhou a vida inteira e ganha 400 euros por mês, e ainda há quem ganhe menos, muito menos como 300 euros, 250 euros por mês...e este Sr com tudo pago e ricas pensões múltiplas vem dizer que sabe o que os portugueses estão a passar porque também já sente a austeridade???
O mínimo que seria exigível era um pedido de desculpas...mas saiu isto!


Mas a revista SÁBADO no editorial de 26 de Janeiro a 1 de Fevereiro faz uma aguçada crítica  às desculpas de Cavaco, não diria melhor:

"Cavaco Silva quer convencer os portugueses de uma ideia peregrina e bastante conveniente: as lamúrias do Presidente da República que toda a gente ouviu nos últimos dias sobre os cortes nas suas pensões foram deturpadas - na verdade, percebemos mal, Cavaco não queria lamuriar-se, queria solidarizar-se com os mais pobres". [figura de estilo: ironia].

Mais peripécias deste senhor:
mensagem-de-ano-novo-do-presidente
foge-foge-cavaco