quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Emigração: o último a sair que apague a luz!


Bem mas que incentivo à emigração dos portugueses por parte deste governo!
O secretário de Estado do desporto e juventude já o tinha dito aos jovens para "saírem da sua zona de conforto e emigrarem" mas ouvi-lo do Primeiro Ministro é já outra coisa de mais grave.
Eu percebi o que ambos quiseram dizer, da parte do 1º Ministro referia-se aos professores desempregados em Portugal para procurarem emprego noutros países que falassem português, e até se percebe pois o país tem poucas crianças e jovens, logo não pode haver tantos professores para tão poucos alunos, e isso é um facto. Mas isso vir de um 1º Ministro causa má impressão, parece até que desistiram do país, apontando como única solução a emigração e até já pensaram em criar uma entidade para a emigração.
Mas recentemente, no dia 11 de janeiro, deparei-me com um sr a pedir assinaturas para uma petição contra a eliminação (imediata e a meio do ano) do leccionamento de aulas de português às comunidades portuguesas, a desculpa é de que "essas despesas estão a endividar o país e estamos em crise temos de poupar". Eu nem tenho forças para comentar, é que o que nos está a endividar muito até são as reformas múltiplas e douradas e vitalícias de vários políticos, secretários de estado, gestores públicos ou público-privada, etc. Decisão esta que foi tomada tal e qual como numa ditadura, sem sequer falarem com os professores, tomaram esta decisão e pronto. Portanto isto mostra diversas coisas: abuso de poder pelo desprezo dado aos professores, desrespeito e desprezo pelo ensino da língua portuguesa, mais uma desculpa esfarrapada da crise, e um grande contra-senso: então dizem aos professores para emigrarem e procurarem emprego lá fora e aqueles que já emigraram querem tirá-los de lá?
Eu acho que as pessoas devem emigrar se quiserem, mas a maior parte das pessoas fá-lo por necessidade, mas isso é uma opção pessoal e ouvir apelos destes por parte de quem devia de estar empenhado em solucionar os problemas do país é no mínimo polémico.
No entanto faço uma advertência a todos os políticos no activo e os reformados com múltiplas reformas chorudas, de que, se muitos  de nós emigrarem quem vai cá estar para sustentar o vosso modo de vida e pagar-vos todas as regalias a que vocês têm direito? Quem é que o Governo irá vampirizar? E quem irá pagar esta dívida e os seus juros astronómicos? eu pelo menos tenciono não pagar nada e estou a preparar a minha emigração...mas volto em Agosto!
Os apelos frequentes das figuras de Estado à emigração, o estado calamitoso a que o país chegou, as desigualdades sociais cada vez mais acentuadas, o aumento do custo de vida, a fuga aos impostos dos ricos,a corrupção e crimes de colarinho branco que são passados ao lado pela justiça portuguesa que é lenta e ineficiente, as mentiras dos governantes, os maus gestores que levam o país à ruína, as burocracias...sim olhando para o país assim dá vontade de só cá vir passar férias porque viver aqui é impossível!
Faz-me pensar: o último a sair que apague a luz!
No entanto perante tudo isto quem acho que deveria mesmo emigrar são os incompetentes dos políticos que nos levaram a esta situação.
Srs políticos façam um favor ao país e EMIGREM VOCÊS!
Post relacionado: porque quero emigrar
Ler mais sobre a situação dos emigrantes portugueses:
suiços-queixam-se-da-imigracao-portuguesa
portugueses sem-abrigo na Suiça
portugueses sem-abrigo no Reino unido
portugueses imigram para França mas os tempos são outros (França onde hoje há 8 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza)

Sigam o exemplo deste ilustres portugueses: TOCA A EMIGRAR!