terça-feira, 3 de janeiro de 2012

A ajuda do FMI



Portugal está endividado como sabemos, por isso a Comissão Europeia (pelos agentes de Fundo de Estabilização Financeira e do Mecanismo Europeu de Estabilidade, os amigalhaços europeus portanto) na personificação da troika do FMI (Fundo Monetário Internacional cuja sede é em Washington, EUA) ajudou-nos concedendo-nos um empréstimo de 12 anos a uma taxa de juro média de 4%, empréstimo esse de vários milhões de euros, mais precisamente são 78 mil milhões de euros que vamos receber de "ajuda" externa. Mas em juros vamos pagar 34.400 milhões de euros que é cerca de 44% da nossa dívida ou seja, vamos pagar aproximadamente só em juros metade da nossa dívida. Já para não falar de que em comissões da troika vamos pagar 665 milhões de euros ( comissão troika),  isto é o preço que a troika exige pelo seu árduo trabalho, valor esse que como foi dito nas notícias pode aumentar devido à instabilidade dos mercados.
Mas que grande ajuda!
Para onde irá todo esse dinheiro excedente? possivelmente irá para os bancos alemães.
Não deixa de ser espantoso então o facto de o Banco Central Europeu (sediado na Alemanha) estar a bater recordes de dinheiro depositado enquanto os outros países estão à rasca de dinheiro (BCE com depósitos recorde) e é espantoso o BCE emprestar dinheiro a uma taxa de juro baixíssima de cerca de 3% aos seus conterrâneos bancos alemães e emprestar a outros bancos da UE, nomeadamente a bancos de países periféricos e em dificuldades como Portugal, Grécia e Espanha dinheiro a taxas de juro a 7%! Já para não falar da impossibilidade de podermos recorrer directamente ao BCE e termos de entrar neste negócio agiota dos bancos nos quais temos de pagar juros a bancos portugueses que pagaram juros ao Banco Europeu para simplesmente ter acesso ao dinheiro que todos os europeus têm no banco principal e que em boa verdade deveria ser único...mas o que então seria um péssimo negócio para os Bancos e não haveriam milionários banqueiros, ficando assim o nosso mundo mais triste e pobre não é? (ler:BCE explicado).
Não sei mais o que dizer desta União Europeia na qual cada vez tenho menos confiança, especialmente no que diz respeito ao estado alemão!
Ainda para mais quando temos políticos na poder como o Passos Coelho que para mostrar como é bom aluno vai além das medidas da troika (como corte nos subsídios de férias e natal, que não era parte do acordo) e que diz para os portugueses emigrarem e que só conseguiremos sair desta situação empobrecendo.
Não os vejo a aplicar medidas de crescimento económico e de criação de emprego, em vez disso aumentam impostos de imensos produtos serviços até ao máximo (IVA de 23%) e impostos sobre estradas já pagas (as SCUT, já para não falarmos das portagens na Ponte 25 de Abril!). O aumento de IVA só nos restaurantes levará à falência de milhares de empresas e consequente despedimento de milhares de pessoas, o aumento dos dias de trabalho também é uma medida que vai tirar emprego ás pessoas que trabalhavam nesses dias, e portanto criará mais desemprego.
Ainda não os ouvi falar: vamos apostar na nossa agricultura e deixar de comprar tudo ao estrangeiro, vamos passar a pescar na nossa costa que é um direito nosso, etc, etc.
Sabem o que andam a fazer? a cavar-nos a sepultura e eu não vejo as pessoas conscientes disso!
O que faz falta é uma revolução, mas desta vez a sério, para correr com todos os oportunistas que estão a falir o nosso país e a nós mesmos.

fonte: jornaldenegocios

Ler mais:
FMI: o novo carrasco da Europa
Um ano de troika