quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

venda da REN à China e Omã




É mais um passo amargo na perda de soberania nacional.
Venderam-se as 40% acções da REN, Redes Energéticas Nacionais (nacionais???): 25% das acções à empresa State Grid (ou seja ao governo chinês) e 15% aos árabes da Oman Oil. O Estado português ficou só com 11% das acções que serão vendidas depois no mercado especulativo da bolsa assim que os mercados "acalmarem".
A venda desta empresa estratégica da maior importância para Portugal foi vendida pela ninharia de 592,21 milhões de euros, mesmo assim representando um prémio de 150 milhões face ao preço de (saldo) de mercado.
Para fazer aqui uma analogia, os dois submarinos inúteis que o Sô Portas do CDS comprou aos alemães custou aos portugueses 1 bilião de euros!!! submarinos
Isto é quase o dobro do que vamos receber com a REN!!! VERGONHA!!!
A State Grid Coroporation of China (SGCC) que comprou a REN é a maior empresa de distribuição de energia eléctrica com activos superiores a 300 mil milhões de euros e um volume de negóciosacima dos 200 mil milhões. Tal como a China Three Gorges (CTG) que comprou a EDP é uma empresa totalmente controlada pelo Estado Chinês.
E assim grande dragão da China não pára de comprar o Mundo todo aos bocados, o que para mim, é bastante preocupante visto serem uma ditadura de soldadinhos chineses obedientes sem o menor respeito pelos direitos das pessoas e animais...e já agora pelo ambiente (embora há que se reconhecer os seus esforços recentes, se calhar mais do que os canadianos e americanos...).
De não esquecer que a China é aliada do Irão e Coreia do Norte, outras ditaduras terríveis.
A China em conjunto com o Irão chumbou este ano na ONU, a moção de censura ao governo sírio pela chacina de cidadãos e devastação do país...o que podemos esperar de um governo desses para além de receio?
E agora cá vêm eles comprar tudo: a EDP, a REN em Portugal, a energia de Portugal!
A energia é um sector estratégico da maior importância para qualquer país, e deve ser mantido sob tutela estatal...a China sabe bem disso.
E assim foi nacionalizamos duas empresas energéticas portuguesas à China (e não privatizámos já que vendemos ao estado chinês).
Mas a China também tem vindo a comprar mais outras instituições públicas  europeias e até negócios de renome como vindimas francesas!!!
Quanto à dívida europeia, como americana, os chineses são o seu maior detentor e credor.
A China neste momento detém cerca de 416 mil milhões da sua dívida!
A China passou da nação que tudo vendia para o que tudo compra.
A China já algum tempo que me tem vindo a aterrorizar com estas medidas expansivas...eu não encaro isto com bons olhos, acho que é no mínimo de temer.
Quanto à venda da REN aos omanenses, só tenho a dizer que é preocupante pois como se sabe os árabes vivem da exportação de petróleo...quanto a mim isto pode pôr em causa o nosso desenvolvimento nas energias renováveis.
Por favor parem de vender o país aos bocados! Especialmente aos chineses!
Apetecia-me ir para a rua gritar, manifestar-me estou mesmo chateada, enervada e revoltada com esta situação.
Estou num curso de Energia e Ambiente mas toda a gente, dos alunos aos professores, é como se fossem como zombies sem opinião e atitude, que não querem saber de nada, sem reacção alguma...não sei como aquelas almas acham que vão encontrar emprego: a energia nacional foi à vida!!!
Acho que já chega de sermos "piegas" e acender o rastilho da revolução para mim isto não mais é que enterrar uma nação e todas as suas potencialidades.
É mais uma privatização antinacional e eu até tenho medo do que aí vem!

Mais:
edp-chinesa
china-megapotencia
made-in-china
china-nao-quer-comprar-europa