quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher



Pois é, ontem, 8 de Março foi o dia internacional da mulher.
Pessoalmente acho esse dia ridículo, como se as mulheres precisassem de um dia só para elas para que nos relembremos que são seres humanos com direitos e deveres iguais aos homens que merecem respeito e as mesmas oportunidades...há algum dia do homem por acaso???
Bem a verdade é que eu  sempre tive tendência a ver homens e mulheres da mesma maneira, não sei é muito o meu espírito de igualdade, da mesma forma que para mim não há hierarquias, nem mandões e paus mandados...e sei de antemão que isso me dará vários problemas, nomeadamente num possível, hipotético trabalho futuro...
E é mesmo isso que me preocupa: o trabalho!! Eu não tenho feitio para aturar gente parva e idiota e aguentar calada alguém que pensa poder exercer algum tipo de controlo ou chantagem sobre mim só porque trabalho para ela...isso na minha cabeça não faz sentido. Acho que me recusaria a submeter-me a esse tipo de autoritarismo que dizem inundar no tenebroso mercado de trabalho.
Ora bem por isso mesmo hoje fiquei chocada com o jornal metro de hoje, que em vez de dar os habituais "parabêns mulheres, é o vosso dia", a enfatizar os feitos das mulheres, o feminismo, etc o que vinha lá escrito na 1ª página:
"Porque é que são más umas para as outras?
Têm mais formação que os homens e continuam a quebrar barreiras originadas pela dificuldade de género mas continuam a precisar de ultrapassar um obstáculo: as outras mulheres.
80% dos "bullies" femininos num local de trabalho têm como alvo mulheres."
Então a reportagem era :" Mulheres e a Guerra no Trabalho" e dizia coisas interessantes como:
"Hoje, mais de 50% dos licenciados do mundo desenvolvido são mulheres mas em termos de trabalhar em conjunto as mulheres não ficam atrás dos homens: pelo contrário o "bullying", entre colegas do sexo feminino está a tornar-se num grande problema para as empresas."

Para quem não sabe o bullying é o acto de maltratar e rebaixar o outro...e eu pensava que isso só existia na escola primária, básica e secundária...afinal parece que as pessoas não crescem. Daí se explica o meu espanto em ler isto hoje...
As técnicas preferidas de bullying entre mulheres são os mexericos, invenção de boatos para denegrir a imagem das colegas...o que causa um ambiente pesado e péssimo para trabalhar como é óbvio...

"Se as mulheres, mandassem no mundo, o mesmo seria pacífico e harmonioso, certo? Engane-se. No local de trabalho, as mulheres que trabalham juntas não mostram uma melhor colaboração que as equipas de homens. Na realidade, é frequente as mulheres terem dificuldade em se darem bem[..] Tendo em conta que as mulheres representam hoje quase metade da força laboral em muitos países, este um problema grave...as mulheres são muito competitivas no local de trabalho".

A psicóloga Erika Holiday quanto à questão do porquê dos "bullies" escolherem alvos do sexo feminino em 80% das vezes responde que:
"As mulheres não têm as mesmas vantagens que os homens, ganham menos dinheiro que eles. Assim, é mais difícil para elas subir na carreira e tornar-se CEO. A sua "solução" é espezinhar outras mulheres. As mulheres precisam de compreender que, quanto mais espezinharem outras, mais se vão prejudicar. Se todas as mulheres se ajudassem mutuamente, seríamos capazes de mudar a forma como a sociedade as trata".

Ora aí nem mais: quer-se dizer as mulheres queixam-se de haver preconceito e exclusão no mercado de trabalho por serem mulheres quando na verdade são elas próprias quem mais problemas causam a elas mesmas.
Não é de admirar que as empresas evitem ter muitas mulheres empregadas especialmente em cargos de alta chefia...estou a ver as tertúlias e os dramas que viriam daí sim...
Sinceramente achava que este tipo de cenas só se via nos filmes americanos de liceu.
Mas talvez seja esta uma das razões principais para decidir afastar-me das minhas "amizades", quase todas elas femininas, o factor "gaja" foi decisivo, e desde que tomei esta opção tenho tido menos chatices. Os próximos amigos que tiver faço mesmo toda a questão que não sejam raparigas, ao menos os rapazes são muito mais francos e têm espírito de aventura, são mais divertidos e menos conflituosos.
Companhia de mulheres? fora de questão!

Ler também:  http://j-myuniverse.blogspot.pt/2011/12/futilidade-feminina.html