quarta-feira, 21 de março de 2012

Suiça: o paraíso dos offshores



Fiz uma pesquisa apoiada pela wikipedia, mas também pela cultura geral e os noticiários que relatam a actualidade para escrever este post. Mas há várias coisas a esclarecer até explicar porque é que a Suiça é o Paraíso dos Offshoers.
Primeiro: O que são offshores?
Chama-se offshores a empresas e contas abertas em paraísos fiscais.
E o que são parísos fiscais?  são Estados ou regiões autónomas onde a lei facilita a aplicação de capitais estrangeiros cujos bancos garantem o anonimato dos benefeciários do dinheiro depositado protegendo a sua identidade tem também a vantagem de exigir menor tributação, isto é exigem menos impostos.
Esses países ou regiões que são paraísos fiscais são portanto avessos á aplicação de normas de  Direito Internacional que tentam controlar o nojento fenómeno de lavagem de dinheiro e fraude e evasão fiscal.
O que é lavagem de dinheiro? o processo de lavagem de dinheiro, ou branqueamento de capitais é uma prática económico- financeira que tem como finalidade esconder a origem ilícita de determinados activos financeiros (como contrafação, narcotráfico, tráfico de armas, seres humanos, desvio de dinheiros públicos por governantes corruptos, etc) mas também esconder bens patrimoniais de modo a que tais activos aparentem uma origem lícita. Ou seja (como diz a wikipedia, e muito bem): "É dar fachada de dignidade a dinheiro de origem ilegal".
O próprio termo offshore deriva dos corsários, que saqueavam nos mares outros navios e depois depositavam a pilhagem off-shore, isto é, fora da costa. Por isso a própria origem da palavra não é muito abonatória: são uns piratas!
Os offshores ao garantirem sigilo bancário absoluto tornam-se especialmente atractivos para crimonosos que usam assim os offshores para depositar dinheiro dos mais diversos meios ilícitos tais como: corrupção político-admnistrativa, tráfico de droga, armas, orgãos e seres humanos, contrafacção, redes de prostituição (inclusive infantil), terrorismo, pedofilia...
Tudo coisas más claro!
Só um criminoso  e/ ou mafioso queria que a sua identidade estivesse escondida: afinal um traficante de droga, um corrupto, um proxeneta querem viver à grande...sem serem descobertos...infelizmente se o conseguem fazer é muito devido a invenções destas como os offshores.
Portanto a maior parte dos clientes de bancos offshores são: criminosos e mafiosos como traficantes de droga, armas, animais, seres humanos, orgãos, corruptos e ditadores (por exemplo Kadaffi, ditador da Líbia tinha dinheiro nos offshores da Madeira)...mas até o Vaticano (cujo Papa Bento XVI se apregoa contra esta fraude fiscal quando na verdade já foi descoberto que o Sumo Pontífice recorreu a estes esquemas...talvez para guardar os lucros da sua agência pornográfica).
 E também não se admire que o dinheiro do BPN (sim aquele banco que faliu em Portugal sob gerência de altas figuras da política nacional) tenha sido desviado para lá (acho incrível que ainda ache que tenhamos de o repor para pagar esta crise que nos apanhou desprevenidos)...ou até que o Vale Azevedo ande a fazer vida de Lorde em Inglaterra com a "massa falida dos credores" (acho incrível aquele Sr ter aceite ser entrevistado numa área residencial luxuosa de Londres em que reside e fazer de parva a jornalista e nós todos, os espectadores, a dizer que coitadinho dele não tinha dinheiro nenhum, que as aparências iludiam, que bastava uma pessoa vestir uma camisa lavada para já dizerem que está bem na vida, etc).
É óbvio, o dinheiro (cerca de 1 bilião de euros) que "desapareceu" como por magia do BPN está num recatado offshore, em contas anónimas. Já os seus detentores todos devemos ter uma certa ideia de quem sejam...(e mesmo assim há que vote neles).
E isto claro, válido para demais bancos não só o infame BPN.
E não há dúvida nenhuma: é para offshores que vai o dinheiro fruto de desvios públicos de esquemas de corrupção roubado aos contribuintes que agora lá têm que pagar esta tão pesada crise...
Então se os offshores são uma coisa ruim porque não acabar com isso?
Boa pergunta, só pode ser porque há quem esteja a ganhar muito com isso.
Exemplos de países e regiões autónomas com offshores: Andorra, Bahrein, Barbados, Belize, Chipre, Singapura, Bahamas, Djibuti, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Gibraltar, Hong Kong, Líbano,Macau, Maldivas, Malta, Mônaco (!), panamá, Uruguai, Omã, Costa Rica...e Mônaco(!), Liechenstein(!), Luxemburgo(!), Ilha da Madeira (!!!)...e Suiça!!!
Posto isto só podemos concluir que offshores são mecanismos de pirataria financeira, de fraude e evasão fiscal que só favorecem a corrupção, a máfia e demais actividades criminosas...com o apanágio de ainda por cima terem anonimato e viverem uma vida de luxo com dinheiro sujo!
Acho nojento, escandaloso e ultrajante haver países e regiões a abrigarem offshores, especialmente Portugal com a ilha da Madeira! Mas também a desenvolvida e rica Suiça...

Por isso caros suiços, achei ridiculo ficarem muito orgulhosos de o referendo sobre se devem ter mais férias ou não ter referendado "Não", pois vós acrediteis fielmente que a vossa mui nobre economia sairia prejudicada" e vós, legitamente, querem continuar com o vosso alto nível de vida.
Mas não vos enganeis mais: muito do dinheiro que o Estado Suiço provém certamente é dos juros e impostos sobre essas contas offshores super protegidas no vosso desenvolvido país.
Ainda tenhais alguma dúvida? É que só a Suiça detém 30% de todos os offshoers do mundo!
É que a base da economia suiça é liderada por uma indústria especializada de alta tecnologia...e por serviços finaceiros...aliás a Suiça é a principal praça financeira para a gestão de grandes fortunas! (e como é raro e difícil ter-se uma grande fortuna sendo-se honesto e não roubando aos outros...). A Suiça por conservar um elevado sigilo bancário é um porto seguro para investidores interessados em proteger a origem dos seus capitais (mesmo que as origem sejam de dinheiros públicos desviados ou provenientes do narcotráfico e do tráfico de  armas, orgãos e seres humanos como já se referiu).
Não me interessa se são um dos países mais desenvolvidos do Mundo, com maiores salários, com um alto valor de PIB, com os bancos mais estáveis do Mundo, com uma das moedas mais fortes e sólidas, com uma das economias mais prósperas, modernas e estáveis economias do Mundo porque a vossa economia: É PODRE!

ler mais:
wordpress
wikipedia