segunda-feira, 5 de março de 2012

O Sal da Terra



 Partindo da reportagem TVI 27-2-2012: "O Sal da Terra", apontei os seguintes dados:

-2/3 do terreno agrícola português está abandonado ao Deus de Ará são mais de 2000 hectares com potencial produtivo desertos.
-3 mil milhões de euros de exportações
-6 mil milhões de euros de importações de bens agrícolas
-Agricultura em Portugal corresponde só a 3% a 4% do PIB.
-Em 10 anos, perderam-se 120 mil produções agrícolas desapareceram
- 400 mil agricultores abandonaram a actividade.


Do que li no site da embaixada de Portugal na Suécia: "Em 2011, agricultura, silvicultura e pescas representaram apenas 2,1% do VAB (contra 24% em 1960)" !! (ler: portugal).


Durante estes tempos, tivemos políticos que apregoaram a deixar de cultivar a terra e apostar na agricultura são os mesmos que agora dizem que o futuro está na terra (Cavaco Silva).
Durante todo este tempo, Portugal que tem um clima excelente propício à produção agrícola  desertificou o seu interior e negligenciou a sua capacidade produtiva.
 Os amigos europeus deram-nos fundos para construir estradas com contrapartidas de se fecharem indústrias e explorações agrícolas. Disseram-nos de Bruxelas para destruirmos a nossa frota pesqueira que "depois davam-nos uma nova, mais evoluída e moderna". Qual quê? escavacaram com as frotas pesqueiras e deram quotas de pesca mínimas aos pescadores portugueses, resultado? quem vem para cá pescar são grandes frotas espanholas, francesas e até japonesas que pegam tudo por arrasto e destroem o habitat marítimo!!! Isto em Portugal, o país europeu com maior costa marítima!!! E eu que sou vegetariana não só a favor da pesca, mas isto realmente revolta-me os outros países andarem-nos a enganar e agora usufruírem do espaço marítimo que é nosso por direito enquanto os nossos pescadores ficam em terra a queixarem-se para o noticiário que não lhes deixam pescar e estão a passar muitas dificuldades...
Na agricultura é igualmente mau: os "amigos" europeus para nos ajudarem lá nos pagaram para não produzirmos nada, abandonar-mos as terras e estarmos quietinhos, assim o fizeram: os portugueses recebiam fundos europeus, compravam bons carros, jantavam e almoçavam fora, faziam viagens ao estrangeiro...grandes vidas, ao mesmo tempo que os produtores nacionais que queriam continuar a produzir lidavam com graves problemas de liquidez tendo de abandonar a área, quem nunca viu produtores de leite na TV a protestar contra a falta de apoio do governo?
Posto isto era nítido que era bem apetecível ajudar a tal ajuda de Bruxelas, que nos diziam "estejam quietinhos, não se dêm ao trabalho de fazer nada!!! Comprem-nos a nós", e assim foi, foi-se comprando muitos produtos agrícolas de fora para suprimir o que não se fazia cá dentro...não é preciso ser economista para saber que exportações fazem dinheiro entrar no país e importações fazem o dinheiro sair...e assim o dinheiro foi saindo, saindo, a liquidação produtiva liquidando-se e agora estamos totalmente dependentes do exterior!!! Bonito serviço!
Já agora falava-se das directivas europeias que impõem limite à produção: Portugal fica com uma fatia pequena de capacidade produtiva...não pode produzir mais que X quantidade de vinho, X quantidade de vegetais, X quantidade de fruta...
Assim o que nos faltar aqui podemos comprar aos nossos amigos europeus que gostam tanto de nós que nem querem que a gente trabalhe e produza (engraçado os mesmos que agora nos chamam de preguiçosos!!!).
Agora se sairmos do Euro não temos como responder ao nosso consumo interno e se comprarmos ao exterior os preços de importações tornam-se incomportáveis!!!

Mas esses milhões de euros de“fundos europeus" para além de terem sido usados para "não produzirmos", foram em grande parte, desviados para os bolsos de uma casta de dirigentes políticos e autárquicos corruptos: não serviram para mecanizar e modernizar a nossa agricultura e proceder a uma verdadeira reforma agrária, mas sim para arrancar vinhas e árvores e para estimular o abandono dos campos, para facilitar a entrada de produtos agrícolas importados.

O resultado está à vista! 

Mas termino com uma reportagem da SIC sobre a agricultura em Portugal:




Ler mais: Porque é que Portugal está à rasca?