sábado, 28 de abril de 2012

20 mil estudantes com pedido de bolsa recusado



Cada vez mais gente anda a desistir do ensino superior, mesmo os do ensino público que é tendencialmente gratuito!
O valor anual de propinas numa Universidade pública referente a uma licenciatura é quase mil euros (já os mestrados nas públicas têm um valor anual que depende de faculdade para faculdade e pode oscilar entre 3000 euros a 5000 euros...ou ficar-se pelos 1000 euros como na licenciatura, depende da faculdade).
Já nas privadas a média anula de propinas numa licenciatura é de 6000 euros, cerca de 500 euros por mês...uma renda portanto!
Claro que os mil euros que os alunos das Universidades públicas pagam são mais que insuficientes para garantir o funcionamento de uma instituição como uma Universidade: 1000 euros não são sequer o ordenado de um professor por mês e mesmo as faculdades grandes como a minha (FCUL) com 5000 alunos não conseguiriam ter receitas se sobrevivessem à custa de mil euros anuais de propinas por aluno.
O custo real de cada aluno numa Universidade pública é de 5000 euros (como nas privadas), as Universidades públicas só existem porque têm comparticipação do estado, isto é os impostos das pessoas são usados para poder dar educação superior aos seus jovens. Os mil euros anuais não dão para nada...mas mesmo assim há cada vez mais gente com dificuldades em pagar esses mil euros por ano porque em Portugal as pessoas ganham ordenados miseráveis (tirando os políticos e amigos de políticos em tachos públicos ou público-privados, gerentes e outros tantos como os banqueiros e donos de monopólios como os Pingos Doces e Continentes...esses ganham exorbitantemente bem).
Estudar não são só propinas também há outras despesas: passe, fotocópias, livros, alimentação (enquanto por 1 euro os deputados almoçam um banquete na cantina há alunos que têm de pagar 2,40 euros na cantina por uma mixórdia) e habitação para quem não mora longe.
Pois bem muitos alunos pedem bolsas para ajudar nos estudos, as bolsas são de 1600 euros por ano ou seja pagam as propinas e só sobram 600 euros...uma miséria portanto. E estão a cortar em força nas bolsas só este ano foram rejeitadas 20 000 pedidos de bolsas de estudo!!!(clicar em:economico).
 Claro pouco mais de 1000 euros por ano a estudantes em dificuldades o Estado não pode comportar mas todos os dias o Estado não pára de pingar 1000 euros na conta da Catarina Furtado (sim mil euros...por dia)! E a Catarina Furtado é só um exemplo como ela há muitos a chular.
Já para não falar no tempo que levam a dizer às pessoas se receberam ou não a Bolsa de Estudo, tocou-me especialmente o caso de um rapaz que contava de receber a Bolsa e os pais endividaram-se nesses 5 meses de espera enquanto estava na faculdade para lhe aguentar...no final não recebeu a Bolsa, não pode continuar a estudar e a família endividou-se para nada e não tem como pagar a dívida que contraiu!
O objectivo é claro: exterminar o ensino superior público e substituí-lo pelo ensino superior privado, diminuir a despesa pública e usar mais dinheiro dos impostos para pôr nos bolsos e pagar as dívidas e os juros aos mercados, ao BCE e ao FMI. Por pura coincidência os reitores das Universidade públicas transformadas em Universidades privadas seriam boys dos partidos com a perspectiva de um negócio florescente com a educação privada e criava-se assim mais uma assimetria neste país mais elitista: só estuda quem tem dinheiro, os pobres não têm direito ao curso superior "trabalhem malandros", trabalhem 12 horas por dia, 20 horas por dia, trabalhem para os ricos que vos olham de alto com o ar mais importante do mundo ao dizerem "nós chegámos aqui porque trabalhámos! nós merecemos! senão fossemos nós os ricos que seria de vocês pobres? seriam ainda mais pobres...nem teriam emprego!".
Os pobres com uma situação financeira de baixo risco podem contrair empréstimos a bancos para financiar os estudos (é o que alguns já estão a fazer mas uns são tão pobres que os bancos nem se atrevem a emprestar dinheiro) e os bancos assim podem fazer dinheiro a partir da sua dívida aproveitando-se.
Por isso beneficiam-se os investidores privados que queiram ser donos de faculdades e os bancos! Uma maravilha!
Mas e se um estudante contrai um empréstimo, tira o curso e depois fica desempregado (que é o que mais acontece), como é que é? vai levar a vida toda até encontrar emprego a acumular juros sobre juros? e se por acaso tiver emprego então viverá só para pagar a dívida e os juros!
E se nunca tiver trabalho o banco vai e retira-lhe tudo o que tiver a ele e aos pais? a casa, o carro, penhora de outros e bens e salários dos pais para saldar a dívida?
Mas afinal para onde é que caminhamos?
Continuem mansos continuem porque a crise aumenta cada vez mais quanto mais vocês estiverem calados!

Um privilégio: ter um emprego
Ver o desemprego por um canudo