sexta-feira, 20 de abril de 2012

Os submarinos alemães...


imagem retirada do blogue we have kaos in the garden

Lê-se no público online:
"A justiça alemã condenou hoje dois ex-executivos da Ferrostaal a dois anos de prisão, com pena suspensa, e ao pagamento de coimas por suborno de funcionários públicos estrangeiros, na venda de submarinos a Portugal e à Grécia."
ler: ferrostaal
Mas também um ex-ministro da defesa grego foi preso por suspeita de corrupção na compra de submarinos à mesma empresa alemã (e a Grécia então comprou 4 submarinos!).
ler: caso dos submarinos na Grécia
E nós por cá? lembram-se daqueles dois submarinos inúteis que o Durão Barroso e Paulo Portas quiseram comprar à Alemanha? Pois é a mesma empresa bávara que nos vendeu os submarinos foi indiciada por corrupção e dois dos seus ex-gestores vão ser julgados por tráfico de influências, suborno e corrupção...e os próprios ex-gerentes alemães presos admitiram terem feito subornos a Portugal e à Grécia para conseguirem fazer com que os dois países decidissem comprar os submarinos ao German Submarine Consortium (GSC).
Mas a queixa-crime é omissa quanto a eventuais reuniões que terão conseguir organizar com membros do executivo português, na altura chefiado por Durão Barroso, e em que Paulo Portas era ministro da Defesa.
(ler em: tvi 24).
Os dois submarinos custaram-nos 800 milhões de euros e como é sabido não podem sair do Alfeite e são completamente inúteis...para quê comprar mesmo? claro que só por favorecimento...assim paguem lá portugueses enquanto os outros ficam a ganhar com mais um negócio ruinoso...e depois vão votar CDS-PP! Isso continuem a votar...ou a não votar...ou a votar noutros palhaços em vez de exigirem uma real mudança e revolução...epá já não chega?
Enfim e pensar que na Grécia (na rebaldaria da Grécia!!) conseguiram arranjar provas para incriminar o ex-ministro da defesa grego (ó tem graça por essa altura o Sr Paulo Portas também era ministro da defesa...agora os portugueses premiaram-no ao votarem nele e agora foi promovido a ministro dos negócios estrangeiros, ui ui que mais negócios ruinosos irá trazer para Portugal?). E Portugal é a maior vergonha que se vê com uma justiça incompetente, lenta, ineficaz só para não dizer podre de corrupta...só no caso da Casa Pia demoram tanto tempo a começar processos que os miúdos abusados já são bem crescidos, alguns com 40 anos...já para não falar do que se lê nos jornais como o caso do Rui Pedro...12 anos para começar um julgamento? e muitos mais outros casos como o de uma jovem assassinada e só 10 anos depois começa o julgamento! E isto é mesmo a regra e não a excepção!
E estes submarinos são mesmo inúteis não fazem nada até estão parados para poupar gasolina (ler in: publico).
E já agora falemos do novo atentado à democracia e liberdade com a recente polémica da partidarização da política: isto é assim os partidos agora elegem os seus camaradas para o tribunal Constitucional!
A comentadora Constança Cunha e Sá afirmou :«Quando se pensa que chegámos ao fundo, há sempre qualquer coisa que mostra que é possível bater ainda mais no fundo. E este é um caso desses: a forma como PS e PSD se entenderam, o arranjinho que fizeram para colocar os seus boys no Tribunal Constitucional é absolutamente escandaloso» 
E ainda acrescenta, e bem que isto põe em causa o Estado de Direito!
(in: agencia financeira)
E pensar que por ano entram 500 alunos só para a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa...juntem isto a todas as faculdades de direito públicas e privadas só em Portugal e terão um número astronómico de Srs advogados, juízes, juristas que não servem para nada, só se for para tratar de divórcios...para quê tanto advogado e tanto doutor? para quê tantos anos a estudarem leis? para quê? sim para quê se a justiça aqui não funciona! Afinal o que estudam aquelas almas...e afinal o que é os advogados e os juízes (não) andam a fazer?
Como é que há toneladas de gente a estudar direito e dezenas e dezenas de universidades de direito e isto anda tudo torto????
Para terem uma ideia deste descalabro os dois submarinos custaram-nos 800 milhões de euros...o BPN também (e foi vendido aos angolanos por 40 milhões de euros) e a REN foi vendida por 500 milhões de euros!
Que vergonha de país e que vergonha de povo...você só podem gostar de enganar e ser enganados!
Mas a novela dos submarinos continua, agora a empresa alemã que nos vendeu os submarinos e nos deixou com um buraco de 700 milhões de euros quer comprar os estaleiros de Viana em vias de serem privatizados!
(ler: Ferrostal)


Ler também no blogue Acontece em Portugal
E já agora ler este post no blogue apodrecetuga (onde se diz que gastámos 296,7 milhões de euros em armas e equipamentos militares)

mais posts relacionado:
Portugal no top de compradores de armas
REN