terça-feira, 24 de abril de 2012

25 de Abril SEMPRE e para SEMPRE





"SÓ HÁ DUAS FORMAS DE GOVERNO: O QUE TEM POR OBJECTIVO O BEM DA COMUNIDADE E O QUE VISA SOMENTE A VANTAGEM PARA OS GOVERNANTES" ARISTÓTELES A.C 384-322 A.C



Com esta citação antiquíssima mas ao mesmo tempo tão actual de Aristóteles vos pergunto que forma de governo acham que se sucedeu à tirania da ditadura?
O 25 de Abril foi benéfico sem dúvida que sim, finalmente depois de décadas de ditadura e repressão veio a liberdade, as pessoas podiam dizer o que pensassem realmente, aboliu-se a censura, trocaram-se ideias, gerou-se um espírito de cooperativismo e solidariedade muito intenso e conquistaram-se direitos infelizmente hoje em perigo de perecer perante a nova ditadura que assombra o mundo moderno: a ditadura dos mercados e da especulação. Tantos direitos, tantas conquistas: o direito à educação que mudou o paradigma analfabeto dos portugueses (o povo era mantido inculto para não reclamar e desmantelar o sistema), conseguiu-se o direito a habitações muito mais dignas para todos, o acesso gratuito à saúde com a criação do Serviço Nacional de Saúde, o acesso público gratuito à água (que querem privatizar agora), melhoria das condições de trabalho e direitos laborais, a legalização de sindicatos e a legalização das greves como forma de protesto. Entre outras conquistas de chamar a atenção para o direito aos subsídios de natal (existentes até em 1972 durante o Estado Novo de Marcelo Caetano, isto é, numa época fascista!) e atribui-se a seguir também o subsídio de férias que as pessoas de hoje até mesmo conformadas aceitaram ver-lhe retirados e até mesmo sabendo que as elites como por exemplo os banqueiros  e funcionários do
Banco de Portugal e Casa da Moeda os vão receber!
As pessoas estão a sofrer e a ceder cegas por uma chantagem "austeridade ou bancarrota" do país mesmo embora sabendo que os sacrifícios não são para todos. Então que outra forma teríamos como explicar os lucros astronómicos dos banqueiros? Como explicar o crescente número de milionários e ao mesmo tempo de miseráveis? É bem sabido que nunca em toda a História houve tanto dinheiro como hoje...a questão é que está a ser mal distribuído e está a ser usado um novo mecanismo de roubo e enriquecimento desses especuladores: chamam-se crises económicas ou financeiras...ou se quiseram chamar-lhes antes:capitalismo mafioso.
E com a desculpa da crise vende-se o país aos retalhos: Angola e China (são os principais clientes), privatizam-se empresas que dão lucro para ter tostões para pagar os juros aos mercados, ao Banco Central Europeu (que é quase como quem diz à Alemanha agiota) constituindo autênticas privatizações anti-nacionais como a venda da EDP e REN, sectores absolutamente estratégicos entregues assim de mão beijada a Estados estrangeiros e ainda por cima envoltos num autêntico esquema manhoso que premia com
brindesos novos accionistas com dividendos de 2011 (quando só são accionistas desde 2012)...fazem-se assim negócios destes sem se darem sequer à decência de esclarecer os portugueses...mas os portugueses pelos menos por agora não parecem estar muito importados...ainda não acordaram, talvez quando acordarem já o país todo foi vendido e talvez quando a máfia chinesa nos deixar todos às escuras mudem de ideias...mas por enquanto lá temos a máfia da EDP composta pelos boys portugueses a inflaccionar a
conta da luz com taxas disto e daquilo (e com o IVA que subiu de 6% para 23% o que por si só já levou à falência de várias empresas portuguesas).
E ainda querem privatizar a água e pelos vistos com esta letargia popular vão mesmo fazê-lo (de não esquecer que isto aliás era o programa do PSD antes de ser eleito democraticamente...ou seja, os portugueses só podem gostar de levar porrada!!).
Assim a tão desejada democracia foi substituída por uma partidocracia composta por uma cambada de chulos, vigaristas, corruptos e mentirosos que mais não fazem que servir os seus interesses e dos seus amigos e aproveitando-se do facto de terem sido eleitos democraticamente vão para o poleiro fazer favorecimentos aos amigos poderosos para eles também tirarem proveito disso.
É engraçado que sempre que chegam ao poder todos os políticos se mostrem surpreendidos com o estado que o outro partido (sim porque em Portugal só votam em 2: PS e PSD com ou sem CDS consoante o que seja menos mau)  deixou o país para depois continuarem a aplicar as medidas que lhes mais dão jeito repetindo "a culpa disto não foi nossa, foi do anterior governo"...e assim em Portugal ficou a ser natural "Eles" irem "para lá e fazerem tudo ao contrário do que prometeram"...e como "são todos iguais" os cidadãos divorciaram-se da democracia, estão enojados e não querem que o seu voto se vire contra si...a verdade é que não acreditam mais naquela cambada e resignam-se em vez de combaterem tão vil parasitismo!
E assim com um povo mansinho e resignado a elite política sabe que está protegida...aliás sente-se até premiada visto por mais porcaria que façam nada lhes acontece e são sempre reeleitos...veja-se o exemplo do Cavaco SIlva
E assim o 25 de Abril que se regia por ideias de igualdade foi talvez Sol de pouca dura, de facto ao longo dos anos Portugal foi-se tornando um país gritantemente desigual com os salários mínimos mais baixos da União Europeia e um dos países paradoxalmente com custo de vida mais altos também, e com os ordenados de cargos de topo mais bem remunerados também. Portugal tornou-se num país em que os reformados honestos de uma vida inteira ganham uma miséria de reforma e os Srs Catrogas ganham milhares de euros em reformas estando no activo sendo que até só neste ano as ditas reformas douradas duplicaram e os subsídios de desemprego se diminuem e extinguem. Portugal tornou-se um país com a taxa de desemprego mais alta na história da sua democracia, pudera liquidaram a sua capacidade produtiva nomeadamente a agricultura, pescas, minas produtivas ao abandono...torná-mo-nos mais e mais dependentes do exterior e agora estamos à rasca.
Portugal tornou-se num país de oportunistas, num país de cunhas, poleiros e inúmeras ramificações públicas ou semi-públicas a extorquir o Estado tais como as 900 fundações (que nem sequer pagam impostos, recebem dinheiro do Estado e ainda podem empregar familiares, amigos e conhecidos)  que deixaram de respeitar o conceito tradicional de fundações como meio de delegar à sociedade determinados bens privados mas antes adoptar o novo conceito contemporâneo e usar as fundações como uma estratégia para furtar à sociedade determinados bens públicos, ou como as milhares de juntas de freguesia completamente inúteis que só servem para dar tacho ao pessoal das terrinhas, passando pela vergonha dos ordenados obscenos de jornalistas e apresentadores da televisão estatal RTP estendendo-se até às empresas público ou público-privadas que empregam os boys dos partidos (são os chamados jobs for the boys), empresas essas que constituem um autêntico saque ao Estado nas quais o lucro é dos accionistas mas o prejuízo é do Estado, ou seja, do contribuinte.
Transformaram o país num emaranhado de teias de interesses e favores ao serviço do grande capital e da corrupção desmedida.
Em Portugal pessoas de alto gabarito são recorrentemente envolvidas em escândalosde corrupção, tráfico de influências, favorecimento e enriquecimento ilícito, fazem o dinheiro desaparecer e descobre-se a seguir que possuem contas em  offshores...e o que o povinho faz a seguir? vota neles ou deixa-os ganhar renunciando ao seu direito de voto conquistado com o 25 de Abril (embora concorde que nenhum daqueles 5 seja competente mas desistir não é a solução). E assim essas tais importantes pessoas, nomeadamente políticos vão-se aproveitando do sistema judicial lento e corrupto e fazem-se assim autênticas novelas que fazem correr tinta nos jornais ..recorrem sempre, declaram-se sempre inocentes e no fim safam-se sempre...claro! os maus da fita devem de ser os jornalistas. E depois essa gente sem escrúpulos ainda é premiada ao ser reeleita ou caso percam as eleições arranjam um bom tacho numa empresa pela mão dos amigos poderosos a quem estiveram a favorecer.
Sim, este é um país em que o crime compensa!
Este é o país europeu com a maior orla costeira, o país que a mando da UE liquidou as suas frotas pesqueiras fiando-se na promessa de que viriam novas frotas pesqueiras novinhas em folha. Este é o mesmo país que vende cotas de pesca aos espanhóis, franceses e japoneses...e que compra dois submarinos alemães sendo assim catapultado para o topo da lista de países compradores de armas.
Este é um país de queixinhas, de ovelhas mansas, um país de gente letárgica, de gatunagem, de oportunistas e incompetentes, um país de lamúrias vãs de gente que já se resignou à podridão em que transformou o seu país. É um país de aldrabões que enganam tudo e todos: os próprios portugueses se enganam mutuamente e enganam os europeus. Este é um país que alimenta uma elite de parasitas sem sentir um pingo de revolta por isso...aqueles que se sentem desconfortáveis a corroer-se de raiva (como eu) são é uns invejosos! Sim, como a Catarina Furtado dizia "somos um país de invejosos". claro que só a inveja poderia explicar a indignação de todos os dias pingarem 1000 euros por dia à dita apresentadora da RTP!
Mas qual foi a grande conquista? O que resta ainda? a liberdade de se puder dizer o que se quer e como se quer sem que haja nenhuma mudança? a liberdade de puder ir ao facebook dos politicos insultá-los? Não! Liberdade é ter opções e oportunidades iguais a todos, é ter direitos básicos como o direito à habitação, ao emprego, à educação, à saúde, à água potável, à segurança, ter a liberdade de viver no seu país sem ser assaltado, roubado ou molestado...e já esses direitos começam a ser hipotecados. Expliquem-me qual é a liberdade de eleger quem vai contra quem os elege!
Portugal é mesmo um país com gente muito condescendente com todos os que o transformaram e transformam o país nesta podridão ...os portugueses aceitam tudo, TUDO mesmo! Os portugueses são seres místicos que acreditam em magia, senão que outra razão explicaria o facto de aceitaram pôr do seu bolso o dinheiro que desapareceu inexplicavelmente do BPN?
E os ideias de Abril vão perecendo numa névoa de memórias idas, diziam que "O Povo é quem mais ordena", mas hoje esse mesmo povo resigna-se a não ordenar nada: "achas que vai mudar alguma coisa?", "ELES querem lá saber de nós, ELES têm a faca e queijo na mão fazem o que querem!", "ó e achas que vai mudar alguma coisa? Não vai!", "ELES são todos iguais!"...e encaram com naturalidade ser (des)governados por coveiros. Ideias de Abril de igualdade? tempos idos, tempos esquecidos a tal ponto de Portugal ser o único país em que a austeridade exigiu comparativamente mais aos pobres que aos ricos e tendo Portugal tornado-se no campeão da desigualdade social sendo já o 6º país mais desigual do Mundo desenvolvido!
E assim cortem-se direitos, cortem-se feriados, reduzam-se indemnizações, assinem-se acordos históricos de "fazer inveja" para despedir com mais facilidade e de modo mais barato ao patronato. E ainda se luta contra os direitos adquiridos!
Em qualquer outro país do mundo talvez um povo tão obediente e condescendente com tamanhos ataques a si e aos seus direitos só poderia ser inculto, analfabeto e viver em censura como na Coreia do Norte...mas em Portugal nada disso, os casos mediáticos são conhecidos e imensos livros que espelham a vergonha que a escumalha política transformou Portugal são bestsellers, assim por aqui sabe-se perfeitamente como o Estado gasta o nosso dinheiro e como os políticos enriquecem em Portugal, os jornais espalham factos, os comentadores dizem verdades inconvenientes...sabe-se de tudo...e incrivelmente ninguém se importa e acha que nada pode fazer para mudar!
É engraçado como os portugueses quando não podiam fazer nada e não sabiam de nada fizeram alguma coisa e agora que podem fazer tudo e sabem de tudo não fazem nada.
Mas ainda bem que houve o 25 de Abril, isso é incontestável, mas a essência do 25 de Abril jamais se poderá perder: estará a própria democracia em risco? bem a Associação 25 de Abril defende que sim e pela primeira vez recusou-se a participar nas comemorações oficiais porque considera estas medidas anti-democráticas.
O resto desta história subsequente ao 25 de Abril de 1974 é bem conhecida: findou a Guerra Colonial (e ainda bem!), mas em vez de esses países ficarem em paz e puderem-se desenvolver como Angola, sucederam-se décadas de guerras civis instigadas por entidades externas como a CIA e o governo russo no fornecimento de armamento aos guerrilheiros angolanos para repartir os direitos da rica terra...em Angola foram 30 anos de guerra civil.
Depois a liberdade foi substituída pela libertinagem e agora são os alunos a bater nos professores e os criminosos a bater nos polícias.
O que sentimos agora? sem dúvida que valeu a pena mas estamos desiludidos. A tal ponto de Otelo Saraiva de Carvalho, um dos heróis de Abril se dizer arrependido de ter feito o 25 de Abril se soubesse que isto fosse dar somente numa forma de enganar e iludir o povo! E o Zeca Afonso e o Salgueiro Maia talvez andem a dar voltas nos túmulos!
E já agora o que dizer da geração pré 25 de Abril? Muitos parecem ainda estar a viver nos tempos da outra senhora. Um exemplo? o meu pai que quando estava em Lisboa à espera do autocarro para ir a Universidade e viu formar-se uma grande confusão fugiu com medo..."pai onde estavas no 25 de Abril?", "a fugir da confusão e a regressar a casa a correr com medo!", já para não falar de que durante muito tempo o ouvia dia sim dia não a exaltar as nobres virtudes do salazarismo na condição de achar que era o mal menor perante o estado do país...para além disso comprou a bibliografia toda do Salazar que vinha com jornais...uma data de livros...aquele senhor tem mesmo assim tanta vida para se contar? Ah e não se esqueçam que os portugueses estão tão desiludidos tão desiludidos que chegaram a votarem massa num programa de RTP sobre nobres portugueses em que o grande vencedor, o maior português de sempre eleito foi nada menos que...o Salazar.
Já para não falar do facto de ao se indagarem sobre o que fazia ao escrever tanto no computador os meus pais descobrirem que tinha este blogue que partilho com o mundo e que é sobre tudo o que me apetece falar, mas talvez acima de tudo seja um blogue de intervenção, me tenham dito que ia presa por estar a falar mal das pessoas e que nunca havia de ter emprego em Portugal por escrever estas coisas. O meu pai também já me disse que se eu fosse para a política "não ia mudar nada porque levava com um balázio na cabeça". Portanto não hei-de ter emprego em Portugal por causa dos meus ideais, do meu perfil anti gente oportunista, hipócrita, cínica e parasita (basicamente quem está a frente deste país), por ter princípios e ter a convicção que não iria compactuar com trafulhices? Lição aprendida, decisão tomada, nada me resta mais senão emigrar. Em Portugal pelos vistos não há lugar para mim nem para os que são como eu...não parece haver grande futuro ou perspectiva de carreira para os rectos, os que demandam pela aplicação da justiça e pela transparência...afinal Portugal só é bom para os reformados ingleses e suecos ricos, para os golfistas e para a escumalha corrupta. Como tal vou-me embora, é o mais certo, tenho de ir não é? bem ao menos a porcaria que tiver de aturar noutro país não é da minha conta...não é o meu país!
Assim aqui que fique a escumalha toda aqui os oportunistas e as ovelhas mansas a balir desconsoladamente encarando este destino ruinoso como o seu fado porque "nunca vai mudar nada" e a continuar a alimentar a parasitagem. Diga-se de passagem que as ovelhas têm mais personalidade que talvez os portugueses no seu conjunto! Já não tenho mais paciência para defender os portugueses e os pintar de vítimas...quando quiserem mudar isto chamem-me!
Mas pergunto de novo: e no fim o que ficou? em cerca de 30 anos após o 25 de Abril é já a 3ª vez que Portugal sofre a intervenção do FMI e hoje somos de novo um país resgatado e sem soberania.
Deixá-mo-nos levar a este estado calamitoso com uma dívida colossal que se deve à corrupção, mais as
promessas esquecidas e a pura doce ilusão da democracia.
Fez-se a revolução dos cravos e agora desiludidos constatamos que continuamos encravados!
Os culpados? somos todos nós!

"ENTRE UM GOVERNO QUE FAZ MAL E O POVO QUE O CONSENTE, HÁ UMA CERTA CUMPLICIDADE VERGONHOSA" VICTOR HUGO (1802-1885)


O 25 de Abril trouxe-nos liberdade de expressão mas aos políticos trouxe liberdade de extorsão...