sexta-feira, 20 de abril de 2012

Um privilégio: ter um emprego


Antes era um direito constitucional escrita na tão aclamada Declaração Universal dos Direitos Humanos...agora cada vez mais é um privilégio de alguns...talvez um dia tenhamos até de pagar para trabalhar!
A figura acima ilustra o extremo da situação do desemprego, embora nos dê alguma vontade de rir do cartoon a verdade é que mesmo rir para não chorar, pois corresponde em parte à realidade cada vez mais patente e de graça nada tem:
 Quando somos pequenos, naturalmente não podemos trabalhar temos de estudar até pelo menos aos 16 anos, isto porque após as vitórias de Abril e do pós Guerra o trabalho infantil foi banido...hã..pelo menos em alguns países...os ditos desenvolvidos...os países que agora nos fazem a roupa e sapatos "empregam" criancinhas escravas da China, Bangladesh, China, Vietname, Indonésia...e toda a gente sabe isso mas finge não saber, depois as fábricas que empregavam os nossos pais e avós vão lá para esses países em que podem escravizar os trabalhadores, lá não há direitos nem sindicatos...uma maravilha para o lucro cego do capitalismo hein?e aqui esqueçam o trabalho...quem iria pagar subsídios, ordenados decentes a funcionários e respeitar normas ambientais e direitos dos trabalhadores quando pode ir para o outro lado do mundo escravizar os trabalhadores e poluir tudo quanto puder???! Só um louco que quer ter prejuízo...ou então muito menos lucro não é?
Então aos 20 anos você quer trabalhar...mas não tem curso ainda...e quem não tem canudo hoje em dia não é ninguém! Aí você tira o curso com sorte nos anos certinhos...se tirar um curso de 5 anos aos 25 anos vai--se candidatar a empregos...mas ó você andou 5 anos a aprender coisas sem aplicação nenhuma, afinal você não sabe fazer nada...não tem experiência nenhuma...as empresas não vão perder tempo consigo não acha?
Aí 15 anos passam num instante enquanto procura emprego...chega aos 40 e vai procurar emprego...mas você tem 40 anos!!! 40 anos!!! Você é um velho incapaz!! Tem muita idade para trabalhar...quer reforma mas para reformado você é novo demais...só pode pedir reforma daqui a uns longos 25 anos!!! Aí você pede a reforma...mas não terá direito a ela: VOCÊ NUNCA TRABALHOU!
Infelizmente é para este rumo que vamos: destruição das condições de trabalho e direitos do trabalhador e miséria!
É o cúmulo deveras! Como é possível? há trabalhos que pedem um máximo de idade de 35 anos! Então porque não nos reformamos aos 35 anos logo?
E a quantidade de fábricas que saíram de toda a Europa para irem para a Índia, China e demais países ditos emergentes onde a escravatura é uma ferramenta de modernismo e alavanca económica?
Claro que as crianças escravas e os seus pais assalariados trabalham, os governos ficam com lucros e engordam a elite do seu país...as multinacionais essas então multiplicam lucros...e os países ditos desenvolvidos ficam sem emprego!
Foi o caminho que nos levou a capitalismo cego!

"os nossos sectores exportadores, salvo raras e honrosas excepções ao competirem directamente com países onde os direitos dos trabalhadores são poucos ou nenhuns fazem com que os sectores de "dumping social" coloquem os portugueses na opção entre ter trabalho e não ter direitos ou ir para o desemprego" in o Estado Crítico: A Ideologia do Dinheiro, Paulo Pinho (jornal de Negócios) (in: citacoes-de-economia)


revolta-contra-o-sistema
Capitalismo
desemprego recorde
desemprego 15%
ver o desemprego por um canudo
Porque é que o Zé Povinho não arranja emprego em Portugal?
deterioracao-da-economia-portuguesa
Porque é que Portugal está à rasca?