segunda-feira, 30 de abril de 2012

Boicote ao Lidl


Mais uma vez o meu pai foi ao Lidl fazer as compras "os produtos são muito mais baratos", e lá trouxe um cabaz de produtos importados made in Germany. 
Eu já lhe expliquei isto, e ele sabe bem que ao comprarmos produtos estrangeiros em vez de nacionais estamos a favorecer a economia desses países exportadores e a degradar a nossa, o resultado mais óbvio aqui é o défice externo.
Gera-se um défice externo quando as receitas que se obtém com a exportação de bens e serviços num país são insuficientes para compensar o que o país gasta em importações de bens e serviços. Por isso quando mais importarmos é mais dinheiro que sai do país...o meu pai e muitos outros não querem saber disso só querem poupar uns trocos (mesmo não tendo muitas dificuldades como é o caso da minha família). E assim Portugal mirra na ausência de um nacionalismo saudável: compra tudo aos de fora porque sai mais barato (pudera o Euro arrebentou com a nossa competitividade), os nossos agricultores são atacados e não conseguem fazer face à concorrência, a capacidade produtiva do país é liquidada e o país endivida-se...claro que nenhum de nós teve culpa alguma disso!
Somos um país de  babacas, basta ir aos outros países e ver que o que têm nas prateleiras é quase tudo da terra deles, só importam o que precisam ...e as próprias pessoas compram produtos nacionais: os espanhóis tentam comprar produtos espanhóis, os franceses produtos franceses, etc.
Perante isto sinto-me sem grande moral para vir mandar bitaites no meu blogue contra o Lidl e a política económica expansionista alemã que cresceu enchendo as prateleiras dos outros países de produtos made in Germany.
Resta-me boicotar aqui em casa esses produtos e não os consumir, não é difícil os nomes escritos em alemã para mim são já um ponto a favor.
Por isso portugueses continuem a comprar no Lidl e a encherem a despensa de produtos estrangeiros só porque é mais barato...no fim vem a factura e o velho ditado popular: "o barato sai caro".Um país a quem não deixam produzir nada, um país que não consome o que produz é um país que acaba por nada produzir e um país que produz zero por isso mesmo não tem grande saída senão a bancarrota.
Mas estejam descansados o Lidl é amigo e podemos sempre contar com campanhas solidárias como o arredonde no Lidl para ajudar as famílias endividadas.

Post relacionados:
Vá ao LIDL arredondar o défice externo

Mais razões para boicotar o Lidl: