sábado, 21 de abril de 2012

suicídios superam sinistralidade


Nas notícias de TV desta semana fiquei a saber que número de mortes por suicídio (o ano passado?) em Portugal superaram pela primeira vez as mortes por sinistralidade em Portugal!
E tenhamos atenção à elevada sinistralidade em Portugal, pois infelizmente os portugueses são péssimos cidadãos e bastantes não cumprem as regras mais básicas de condução quer seja cumprir os limites de velocidade (temos o exemplo do exemplar Mário Soares que mandou o motorista andar a 199km/h na auto-estrada e não quis pagar a multa e ainda disse que quem havia de pagar a tal multa era o Estado português, e o motorista ficou sem carta ler:cm ), quer seja parar nos sinais STOP (coisa que ninguém faz), parar nas passadeiras (muitos até já ultrapassaram outros carros que pararam quando estava a passar na passadeira) ou diminuir a velocidade quando se aproximam de escolas ou passadeiras (muitos até aumentam a velocidade), respeitar os sinais de tráfego e não passar com sinal vermelho , não conduzir depois de beber álcool ou até mesmo aplicar medidas preventivas como deixar uma distância de segurança de outros carros para evitar acidentes...ah já agora refiro o facto de vários portugueses malvados elegerem as auto-estradas para abandonarem os seus animais de estimação quando vão de férias...o que em si só é absolutamente bárbaro (abandonar um animal) mas com o propósito malvado de que ele morra atropelado sem hipótese nenhuma...por um condutor coitado que ia lá na sua vida e pode-se vir obrigado a passar por cima do animal para evitar acidentes em cadeia na auto-estrada da qual possam até resultar várias mortes humanas inocentes! Felizmente nunca vi ninguém abandonar animais...mas o apresentador de TV, Manuel Luís Goucha disse o ano passado que viu atirarem um cão pela janela em plena auto-estrada e ficou tão chocado que nem tirou a matrícula do carro!
Portanto as pessoas em Portugal não respeitam nada nem ninguém: não se respeitam a elas, não respeitam os outros e não respeitam os animais.
Estudam o código de estrada só para passar no exame ter carta de condução e depois não cumprem o que deviam. O resultado? uma guerra civil nas sangrenta nas estradas portuguesas! É que a um condutor cívico não basta cumprir as suas regras, tem de contar com os erros de muitos portugueses não cívicos e estar atento à sua condução e à dos outros! Eu até estou a tirar a carta mas até tenho receio de conduzir aqui.
Mas agora voltando aos suicídios: são mesmo muitos (mais de mil)e são mesmo precisos serem muitos para superar as mortes na estrada em Portugal.
Acredita-se que esse aumento de mortes por suicídio esteja relacionado com a crise económica e financeira.
Aliás vários casos têm-se acontecido por toda a Europa, o mártir mais relevante desta crise talvez seja um idoso grego que se suicidou em frente ao parlamento em Atenas porque estava na miséria e recusava-se a procurar comida no lixo. A taxa de suicídio na Grécia aumentou 40% e a Grécia era dos países com as taxas de suicídio mais baixas da Europa e do Mundo! (ler: suicídio na Grécia).
Ainda esta semana, em Roma, centenas de protestantes em silêncio manifestaram-se contra os suicídios causados pela crise económica (ler em: expresso e deve haver algum lugar ecrise x suicídio ).
E tristemente Portugal também tem visto aumentar o número de suicídios muito provavelmente devido ao desemprego, endividamento e consequente miséria que põe em causa a sobrevivência e dignidade das pessoas.
Artigo no blogue crimedigoeu.wordpress.com