sábado, 14 de abril de 2012

Máfia da EDP



Vi isto no blogue democracia em portugal, parece ser de um jornal.
Já tinha ouvido no programa de TV (Eixo do Mal) referirem-se à EDP como a máfia das energias, temos da energia mais cara da Europa (embora um professor meu tenha dito numa aula que, passo a citar, " a energia está estupidamente barata"...ao mesmo tempo que empresas fecham por ela estar cara e famílias terem a luz e electricidade cortada em casa), para além disso a factura da electricidade é um roubo com uma data de taxas para a RTP (audiovisuais), para a EDP renováveis, etc, etc.
Agora venderam a EDP aos chineses e eu oponho-me, mas continuam lá empregos os boys que certamente estiveram muito interessados na privatização para ganharem tais nobres lugares, tendo sido alegadamente, segundo essa malta toda diz, como os Catrogas, escolhidos pela admnistração chinesa...
Agora a EDP é privada, ou melhor pública...na China e da China, mas a chulice continua porque as tarifas estão mais caras, querem pô-las mais caras e lá andam a viver à grande à custa dos tugas...isto enquanto os chineses não tirarem esses mamões todos...eu pessoalmente cheguei a pensar que os chineses nos iam deixar às ecuras até porque até máfia chinesa vem cá roubar cobre (ler: máfia chinesa) mas agora entre os portugueses oportunistas corruptos e os chineses totalitários que estão a engolir o mundo não sei qual é o pior...venha o diabo e escolha!

"[..]Quando foi da privatização de parte da EDP, fui dos poucos a pôr reservas ao festim de elogios que por todo o lado se ouviam. Tinha, infelizmente, razão, e cada vez se vão sabendo pormenores que revelam compromissos do Governo, que alteram objectivamente o valor do negócio com os chineses e que foram mantidos em segredo [...] muito do que é decisivo é decidido sem nada sabermos de tradeoffs que há entre privatizações.Aliás, o ambiente é tão obscuro que dificilmente se pode afirmar que os resultados finais correspondem a um razoável negócio para o Estado, mesmo nas condições de desespero por cash que atravessamos. E depois há outro problema que vai ficar muito além deste processo: quando se fazem entorses institucionais, seja com a CGD, seja com o Tribunal de Contas, seja com reguladores e "comissões de acompanhamento"que têm a peculiar característica de serem escolhidas quando já tudo está decidido e vão lá assinar a cruz. Foi o que aconteceu com a EDP, a mais apetecida das privatizações, com a REN, e agora com todas as manobras à volta da CGD e Cimpor.
Na verdade, há muitosmais cornos mansos do que a administração da CGD, e é para isso que serve a concentração de poder em homens de confiança, que estão dispostos, por exemplo, a assumir cargos de fachada, sem poder de decisão, para carimbar por baixo as decisões do Governo em vez de exercerem as funções correspondentes aos títulos que têm. O dilema da regulação em Portugal é este: não existe como regulação, existe como carimbo."

José Pacheco Pereira, na Crónica "Quem nasceu lagartixa nunca chega a jacaré", da revista Sábado de 2 a 11 de Abril de 2012

Já para nem falar do "erro" da EDP que rendeu à empresa 3 milhões de euros lesando os portugueses.
E tinha eu medo dos chineses! Os portugueses são a pior raça, os mais incompetentes e gatunos de todos, metam mas é chineses à frente da EDP!
Ler: Erro da EDP


Posts relacionados:
A factura da EDP
Anúncio da EDP
O tacho do Catroga na EDP
Venda da EDP: o negócio da China
Venda da REN à China e Omã
só brindes