segunda-feira, 2 de abril de 2012

Corte de Feriados







Ainda não entendi como é que cortando nos feriados vamos andar com a economia para a frente porque para já vão-se é eliminar mais postos de trabalho, daquelas pessoas que trabalhavam aos feriados.
É de facto ridículo chegarmos ao cúmulo de deixar de festejar feriados durante 2 anos ou talvez para sempre por causa da troika...
E não que concorde com todos os feriados que existam, há de facto feriados que ninguém sabe o que são ou porque existem...especialmente os feriados religiosos que são imensos...e não fazem lá muito sentido como o dia da "Imaculada Conceição" e "Corpo de Deus"...ainda para mais num Estado laico!
Expliquem-me lá como é que num estado laico um bispo diz assim ao Primeiro-Minitro: "só aceitamos cortar dois feriados (religiosos) se vocês cortarem dois feriados civis!"??? Ou como é que o corte desses feriados religiosos pode estar dependente da aprovação papal no vaticano, processo esse que pode levar anos até ser considerado...uma vez que o Vaticano deve estar sempre muito atarefado (em salvar o Mundo e as criancinhas oprimidas e famintas???!).





Bem não sei se isto está correcto mas encontrei na internet o número de feriados dos vários países da União Europeia.


Roménia: 6


Holanda: 10


Itália: 11


Polónia: 11


Bélgica: 12


Dinamarca: 12


Hungria: 12


Irlanda: 12


Luxemburgo: 12


França: 13


Finlândia: 13


República Checa: 13


Suécia: 13


Malta: 14


Portugal: 14


Áustria: 15


Grécia: 15


Eslováquia: 16


Alemanha: 17


Grã-Bretanha: 18


A média dos feriados é 13. Portugal tem 14, apenas 1 a mais do que a média


Só que há ainda outro pormenor interessante. É que de todos os países da União Europeia, Portugal tendo a sua independência em 1143, é um dos mais
antigos. Por isso, é natural que feriados os feriados históricos como o 1 de Dezembro (dia da restauração da Independência em 1640) façam todo o sentido.




Bem eu guardei uma crónica que li há vários meses num jornal (CM), chamada a Crónica da Razão de João Coutinho, sobre os feriados:


"O 25 de Abril marca o fim de uma ditadura; infelizmente, marca também o início de um período de loucura revolucionária que destruiu a economia portuguesa e ameaçou a liberdade dos portugueses ...o 5 de Outubro nem vale a pena falar:as pessoas sérias não festejam regimes de violência e terror. E sobre a Restauração, para quê celebrar a independência de 1 de Dezembro quando a pátria está novamente disponível para trocá-la por um cheque alemão?...não fazem grande falta".

Realmente nem já soberania temos! E o 25 de Abril cada vez se assemelha mais como uma ilusão (mas ainda bem que veio!!!)...

A minha opinião é de que esta discussão em torno dos feriados é absurda...e que um país com quase 1000 anos de História é normal ter tantos feriados...na minha opinião até tínhamos mais (os históricos, claro).



Encontrei uma crítica interessante ao corte de feriados neste blogue: venerandomatos.blogspot.pt