domingo, 6 de maio de 2012

AMAZÓNIA: um ícone sem o qual não poderemos viver


.

Toda a gente adora o Brasil! O sol, a música, as danças, o futebol, a natureza - é sem dúvida um país que inspira milhões à volta do Mundo todo. E é por isto que o Brasil vai acolher a próxima Copa do Mundo, os Jogos olímpicos em 2016 e a próxima Cimeira da Terra no próximo ano, um encontro internacional para tomar medidas de modo a parar a morte lenta do nosso planeta.
O nosso amor desmedido pela Amazónia é desmedido: a Amazónia é vital para a vida na Terra - 20% do oxigénio e 60% da água no mundo provém desta magnífica floresta. E é por isso que é tão crucial protegê-la. Ma o Brasil é também um país que está a desenvolver-se economicamente rapidamente, lutando para tirar dezenas de milhões de pessoas da miséria e a pressão para o corte de áreas florestais e extracção mineira é intensa do lado dos líderes políticos, e é por isso que estão estão perto de sabotar (ainda mais) as protecções ambientais e activistas locais estão a ser assassinados, intimidados e silenciados!
Muitos de nós já viram nos seus próprios países como o crescimento desmedido, irresponsável e desmedido pode fazer-se à custa da poluição de águas, terras ar levando à perda do nosso património natural e à morte das nossas florestas.Mas para o Brasil ainda há uma alternativa, os antecessores políticos de Dilma Roussef (como Lula da Silva) reduziram massivamente a desflorestação e cimentaram a reputação internacional como líder ambiental ao mesmo tempo que o conseguiram conciliar um notável crescimento económico.
As mudanças ao Código Florestal têm como objectivo permitir o abate de mais áreas florestais (inclusive as que estavam protegidas como as da área do rio Xingú) o que vai deixar ainda mais vulneráveis as comunidades de índios e a vida selvagem da maior floresta do Mundo que já perdeu 18% da sua área florestal!
Estima-se que 79% dos brasileiros defendem que a presidente devia de vetar a lei e querem que a Floresta continue a ser protegida...então os brasileiros não podem permitir que este crime contra a natureza seja"legalizado".
De referir que para além da extracção mineira a desflorestação tem por base a criação de gado para exportar especialmente para a Europa e China (mais o vegetarianismo surge como forma de ética, de estar na vida e de respeito pelos animais, natureza e ambiente).
Por isso assine a petição da Greenpeace  para pedir à Presidente Dilma Roussef que vete o Código Florestal e também a a petição da Avaaz
Obrigada!
Posts relacionados:

Florestas tropicais: o tesouro do Mundo
Salvar a Amazónia
A Amazónia está à venda?
Xingú Vivo
Barragem de Belo Monte