quinta-feira, 17 de maio de 2012

Um ano de troika


"A taxa de desemprego continua a subir a um ritmo dramático e consolidou-se como o principal problema da sociedade portuguesa. Não só pelo que representa em termos de exclusão e sofrimento a centenas de milhares de portugueses; também pelos custos que impõe ao já de si pressionado sistema social [..]Mesmo que a economia portuguesa esteja a revelar uma resilência impressionante, é uma obrigação colectiva discutir até que ponto os custos do desemprego são toleráveis . O crescimento de uma geração de jovens condenada à subactividade ou ao desemprego e a uma óbvia fonte de protesto e ressentimento e o afastamento do trabalho de milhares de pessoas com 45 ou 50 anos é uma injustiça e um desperdício. Mais grave ainda, a austeridade punitiva a que a troika sujeitou Portugal não deixa antever a recuperação do emprego. Depois, acreditar que numa conjuntura em que todos os dias encerram empresas o desemprego pode ser uma oportunidade não passa de uma visão ficcionada de um pais que não existe"

in Público 17-Maio-2012

"O FMI é o fundo para o qual contribuem vários países (EUA lideram) e que empresta dinheiro e receitas económicas durasa países que perdem acesso ao financiamento. A preocupação principal é assegurar que o país paga aos seus credores (e ao FMI que nunca ficou a arder num empréstimo). Para isso o FMI dietas orçamentais e reformas duras para relançar o crescimento [???]." li no jornal i (post:lições de economês).

Num só ano de troika Portugal perdeu 203 mil empregos nos 12 meses de resgate, então onde está o relançar do crescimento? onde estão as oportunidades?

Desemprego é Oportunidade!
Um privilégio: ter um emprego!
Desemprego: 15%
subida alarmante do desemprego em Portugal
Um país que (a)paga!