quarta-feira, 30 de maio de 2012

Goldman Sachs dirige o Mundo




Marc Roche: autor de "O Banco: Como a Goldman Sachs dirige o Mundo", admite que o título mais adequado para o livro seria neste momento: "como os bancos dirigem o Mundo". 
O Banco Goldman Sachs, por exemplo, foi salvo em 2008 pelos contribuintes americanos...
Não é de estranhar personalidades influentes que trabalharam no GS hoje estejam a dirigir a Europa e a impôr draconianas medidas de austeridade e políticas neoliberais. Por exemplo, Mario Draghi, hoje presidente do BCE andou pelos antros de podridão do GS (que segundo uma notícia escandalosa de à pouco tempo chegou a investir em redes de tráfico sexual de menores, ler parar crer:goldman-sachs), Mario Monti tecnocrata primeiro ministro de Itália (que para dar o exemplo não aceita salário de PM), também foi antes conselheiro do Goldman Sachs em 2005 e Peter Shutherland também parceiro do GS teve um papel importante no resgate dos bancos em Irlanda. Irlanda que por sua vez antes da repentina crise era avaliada como um dos países com os bancos mais seguros do mundo!
Mas então porque razão os governos continuam a deixar-se influenciar pelo Goldman Sachs? O lobi bancário é muito forte e uma das razões para esse grande poder é o facto de contratarem políticos como o Tony Blair.
A lista de ex-políticos que passam para quadros da banca é extensa.
(fonte: visão 24-maio-2012)
Assim se percebe o rumo suicida da Europa, ou não? Não podemos confiar nesta gente que rege a Europa, estão a empurrar os europeus para a miséria e a destruir o sonho europeu!

Li numa visão de Novembro, uma entrevista a Greg Smith que escreveu o livro: "Why I left Goldman Sachs?":
"A razão pela qual o Goldman Sachs é tão doentiamnete secreto é muito simples: não querem que as pessoas compreendam como eles ganham tanto dinheiro nem o que está na origem de tais ganhos . As pessoas têm uma ideia de Wall Streetcomo o local em que os ricos jogam com o dinheiro dos ricos  mas essa não é a realidade. Esses ricos representam 5% do mercado americano, tudo o resto são de fundos de pensões, contas poupança reforma individuais, fundos soberanos e organizações filantrópicas.
Wall Street é um casino cujos proprietários podem ver as cartas de toda a gente...é normal que que o banco possa apostar na sua própria conta? É o que se passa em Wall Street!"




Leituras interessantes sobre o tema na internet: