terça-feira, 15 de maio de 2012

Geração Egoísta

Hoje, a propósito das aulas de economia durante as quais o professor faz questão que metamos na cabeça a frase de Adam Smith "o Homem é um ser egoísta" eu e um colega meu (que antes até tinha relativamente em boa conta) discutimos se seria mesmo verdade a frase do professor (segundo disse o meu colega) "lucro e ética são incompatíveis em economia e dinâmica empresarial".  Para mim ambas as frases anteriores são falsas, para o meu colega são verdadeiras pois só espelham a realidade. Sem dúvida, até podem mostrar a realidade mas há cada vez mais empresas que não estão viradas só para o lucro líquido e sem ética com as empresas de fair trade (comércio justo) que pagam ordenados justos aos trabalhadores e respeitam os seus direitos laborais e são amigas do ambiente permitindo assim um consumo sustentável e mais ecológico permitindo criação de empregos e subsequente melhoria das condições de vida das comunidades como construção de escolas e hospitais (algumas empresas chegam a financiar a sua construção com parte dos lucros). E ainda bem que há empresas, são elas que geram riqueza e permitem desenvolvimento social e humano...isto claro dentro de parâmetros sustentáveis, não meramente capitalistas e consumistas.
A realidade está a mudar, porque cada vez mais pessoas estão a mudar!

Qual a definição de empresa no livro de gestão?
"É um conjunto de actividades humanas, colectivas e organizadas, regidas por um centro regulador com a finalidade de adoptar constantemente os meios disponíveis aos objecticos predeterminados tendo em vista a produção/ comercialização de bens e serviços. A empresa insere-se na sociedade não só como célula base da economia mas também como factor influente na evolução das condições de vida humana e produção do bem comum.
A empresa vai rentabilizar os recursos nela investidos mas os benefícios empresariais não têm de ser exclusivamente financeiros. Todas as empresas têm uma dupla responsabilidade: criação de benefícios económico e social. Ou seja, é preciso saber quanto se ganha (benefício económico) e como se ganha (benefício social)."
A título de exemplo:
Empresas sem ética: McDonalds e KFC
Empresas que ganharam ética devido à pressão dos consumidores (através de organizações ambientais como a Greenpeace): Mattel e Nestlé
Mas para o meu colega todas as palavras do professor são entranhadas...fala a voz da experiência não é? a experiência de toda uma geração egoísta e consumista que está a deixar cicatrizes profundas no planeta Terra? sem dúvida! Mas os tempos têm de mudar, a nossa atitude tem de mudar, esta geração tem de ser diferente da anterior! Senão? senão a vida na Terra está tramada e consequente a continuação da civilização humana...valerá a pena substituir lucros fáceis e imediatos por uma dívida impagável que é a destruição da vida? talvez pensem "já não estou cá (morri)" e assim aproveitem a pilhagem de bens para terem a vida confortável e repleta de luxos que querem mas não levarão para a cova (fica cá tudinho)...egoísmo! Mas a verdade é que a História mostra-nos as coisas de outro modo, o que fez as sociedades avançarem, o que fundou países, culturas, grandes feitos humanos foi a cooperação inter-pessoal...não a competitividade selvagem e egoísta! Mais uma vez só cooperação nos tirará desta situação quase que apocalíptica.
Mas para o meu colega, nada vai mudar e a par de muitos seguirá o rumo da cegueira egoísta: "se não podes vencê-los junta-te a eles" e lá se juntam ao rebanho.
E como senão fosse já suficiente grave as parvoíces que ouvi veio mais ainda: " os melhores gestores do mundo (de empresas e bancos) são assim [egoístas]". Melhores?melhores como? se são esses mesmos gestores que levam bancos à falência e fazem desaparecer as poupanças de milhões de famílias que perdem a sua casa? (como aconteceu nos EUA em 2008) se são esses gestores que causam crises? a resposta do colega "por isso mesmo: eles fazem mal mas é para os outros, eles saem-se bem!", eles como indivíduos...para eles ficar com o dinheiro dos outros é bom negócio...não interessa se a sociedade é mergulhada no caos...para eles é para eles, é bom. São esse tipo de pessoas que estão no poder e são eles que recrutam"os melhores" (isto é pessoas como eles) para cargos de topo...são esse tipo de pessoas que formam os lobies a que a suposta democracia se verga e obedece...são eles que estão a destruir as sociedades, os Estados, famílias, vidas e o meio ambiente ...são eles que têm de ser varridos de lá e não mantidos impunes de modo a recrutarem mais exércitos de cegos gananciosos.
Sobre esta temática perguntei-lhe se tinha visto o documentário "Inside Job" sobre a temática da crise de 2008 que teve como pano de fundo enriquecimento ilícito e especulação...ele disse que viu...sim, os idiotas também são gente informada e não desculpável com mera ignorância...os idiotas reais gostam de ser idiotas.
Egoístas, monstros, cínicos, hipócritas, vigaristas, mentirosos, gananciosos não podem estar no poder, não podem ser tolerados e nós não lhes pudemos obedecer!
Mas a ovelhinha do meu colega diz que não pode mudar o mundo e que tem que se "ajustar à realidade" é uma "questão de sobrevivência". E até "contratava um fulano daqueles para gerir a sua fortuna, caso a tivesse", coitadinho dele o mais provável seria ficar sem a tal fortuna...
Uma questão final definiu então toda a essência idiota daquele ser: " e se te dissessem que ganhavas milhões e milhões com uma multinacional gigante cujo preço de lucro daria na destruição do planeta Terra dentro de 50 anos [valor propositado, ajustado à esperança média de vida do indivíduo], aceitavas?". resposta: "senão tivesse outra opção, alinhava!". Definir o que é opção para o sujeito foi algo como:se toda a gente o estivesse a fazer aquilo ele apanhava boleia...não teria opção (que sujeito mais ovelha!).Pergunto-lhe sobre os filhos e netos que deixaria aqui (puxando do seu egoísmo nato), se ele não teria peso na consciência por lhes deixar um inferno como herança...não percebi a reacção, não houve resposta, talvez tenha sido o "tanto me faz".
Atenção isto tudo de uma pessoa que estuda  Ambiente...está explicado o mistério de não ter amigos na faculdade ...mas antes estar só do que perder mais tempo com estes idiotas...o que me preocupa é haver neste mundo muitos idiotas...o suficiente para provocar estragos.
O meu pai admirado exclama: "será possível acabares o curso sem fazeres um único amigo". Sim é possível e muito provável!

"Há riqueza suficiente no Mundo para as necessidades do Homem, mas não para a sua ganância" Mahatma Gandhi

Posts relacionados:
Vida de Universitário
Que futuro?
argumentacao-do-absurdo