sexta-feira, 11 de maio de 2012

Citações de Fernando Pessoa


"O mito é o nada que é tudo" em Mensagem

"O Universo é o sonho de si mesmo"

"Viver não é necessário, necessário é criar"

" O Homem não sabe mais que os outros animais, sabe menos. Eles sabem o que precisam de saber. Nós não".

"Sinto-me renascido a cada momento para a eterna novidade do Mundo" sob heterónimo de Alberto Caeiro

"Não sou nada, nunca serei nada, não posso querer ser nada; à parte isso, tenho em mim todos os sonhos do Mundo" sob heterónimo de Álvaro de Campos

"A solidão desola-me; a companhia oprime-me" em Livro do desassossego

"Conhece alguém as fronteiras à sua alma para que possa dizer- eu sou eu?" (sob heterónimo de Bernardo Soares)

"O povo português é essencialmente cosmopolita. Nunca um verdadeiro português foi português: foi sempre tudo"

"Com uma tal falta de gente coexistível, como há hoje, que pode um homem de sensibilidade fazer senão inventar os seus amigos, ou, quando menos, os seus companheiros de espírito".

"A liberdade é a possibilidade do isolamento. se te é impossível viver só, nasceste escravo"  em Livro do desassossego

"Amor é cansar-se de estar só: é uma cobardia, portanto, e uma traição a nós próprios (importa soberanamente que não amemos" em Livro do desasssossego