domingo, 13 de maio de 2012

Exportações: a luz ao fim do túnel?



Em 2011, Portugal subiu no ranking das economias mais exportadoras do mundo: colocado na 54ª posição, no sector das mercadorias e na 33ª no sector dos serviços.
E as exportações portuguesas continuam a crescer a bom ritmo, contrariando todas as previsões anteriormente feitas pelo Governo (previsão de 2,1%), Banco de Portugal (previsão de 2,7%), OCDE, FMI e até pela troika. A verdade é que no último trimestre (dezembro de 2011 e fevereiro de 2012) as vendas ao exterior subiram 10,2%. Este comportamento das exportações conjugado com uma descida de 6% das importações permite a Portugal reduzir substancialmente em 3 meses o défice da balança comercial em 1,8 mil milhões de euros, uma das principais causas do endividamento do país.
Muitas empresas deixaram os mercados europeus tradicionais com baixo crescimento económico e viraram-se para países em desenvolvimento como Brasil, Angola, Médio Oriente e China.
As empresas estão a atingir o seu limite máximo de produção, necessitando de investir em meios produtivos para manter esta pujança de vendas ao exterior mas sem acesso ao crédito, muitas delas não poderão manter este ritmo de crescimento.
(fonte: Visão nr 998)
Ler: Jornal de Negócios