quarta-feira, 2 de maio de 2012

Um país que (A)PAGA!

*Só durante o ano de 2011, fecharam 39 mil empresas em Portugal.Em 2012, a tendência manteve-se e, até Abril, estavam a abrir falência 17 empresas por dia, em média.
*O desemprego passou de 12,4% para 15% (dados do Eurostat), só desde que o memorando da troika foi assinado. Estima-se que por dia 900 portugueses fiquem sem emprego.
*Prevê-se o encerramento de mais de 400 estabelecimentos de ensino durante de 2012. Desde 2001, já fecharam as portas mais de 2 300 escolas.
*A revolução nos impostos estendeu-se ao IVA: alguns produtos como a electricidade, passaram d euma taxa de 6% para 23%.
*As taxas moderadoras na saúde duplicaram: uma consulta no centro de saúde custa agora 5 euros e 20 euros nas urgências de um hospital.
*Novo mapa judiciário com menos tribunais (espera-se conseguir a extinção de pelos menos 45 tribunais).
*Fim das passagens gratuitas na ponte 25 de Abril em Agosto, isenção essa que estava em vigor desde 1996. Ponte essa que era do tempo do fascismo, aliás até se chamava ponte Oliveira Salazar em honra do ditador, quando se deu o 25 de Abril chamaram à ponte 25 de Abril mas continuam a pagá-la há décadas...uma obra que já está mais que paga e agora é detida por um consórcio privado a Lusoponte que faz lucros astronómicos com as portagens. No entanto recentemente o país percebeu que as portagens foram pagas a dobrar, já que o Estado continuou a compensar a Lusoponte pelas isenções num total de 4,4 milhões de euros.